Watch video

Decorreu no passado dia 20 de Maio do ano em curso, na Sala Magna da FGTI, o lançamento do livro intitulado “TESTEMUNHAS DE UMA MEMÓRIA VIVA – História da Evangelização da Província de Cabo Delgado”, apresentado pela Diocese de Pemba.

O evento teve inicio as 16h:00 com a apresentação do programa na pessoa do Pe. Valeriano Perezo, de seguida fez-se uma oração de abertura proferida pela sua Excelência Reverendíssima Bispo da Diocese de Pemba, Dom António Juliasse Ferreira Sandramo. Mais adiante, o Pe. Joaquim Cornélio Mwitu fez a apresentação o historial do livro, onde destacou que: “esta obra é o compósito de uma sabedoria de ciência eclesial, de bem guardar a narração da evolução do evento evangelização e a sumula do índex de nomes dos evangelizadores desta igreja, em particular de Pemba”.

Por outro lado, o Dom Luiz Fernando Lisboa procedeu com a apresentação do livro, e destacou que o presente livro foi apresentado pela primeira vez, no dia 16 de maio de 2022 na Arquidiocese de em Braga, em Portugal. E de seguida, enfatizou a Arquidiocese de Braga é irmã de Diocese de Pemba, e estas duas igrejas tem um acordo muito bonito de cooperação, na medida a Arquidiocese de Braga assumiu a Paroquia de Santa Cecília de Ocua a 8 anos atrás depois de ter 541 Paroquias, e mantém lá Missionários, Padres, Leigos e Leigas e em sentido contrário a Arquidiocese de Braga acolheu quatro Seminaristas que actualmente fazem estudos filosóficos e teológicos, e também contribui para a materialização da referida obra, desde a impressão, correção e a revisão textual. Dom Luiz Fernando Lisboa acrescentou ainda que este livro conta a história da evangelização de Cabo Delgado, pois começa a relatar a chegada dos Frades Dominicanos as Ilhas Quirimbas no ano de 1580, assim como a fundação e construção da Igreja da Nossa Senhora do Rosário, a construção da Igreja São João Baptista na Ilha do Ibo, a Missão de Namuno, a Missão do Sagrado Jesus em Nalolo e diversos outros acontecimentos ao longo de todos estes anos.

Portanto, o Dom Luiz Fernando Lisboa realçou que este livro foi coordenado pela Irmã Maria Madalena, mas teve como redatores os Pe. Remígio Pataqui e Pe. Joaquim Cornélio Mwitu e terminou sua intervenção lembrou várias outras figuras locais que contribuíram para evangelização da igreja em Cabo Delgado.

O Pe. Valeriano Perezo fez ainda o rolo e intervenção dos Bispos que fizeram parte da historia da evangelização de Cabo Delgado. Adiante, houve a primeira intervenção através da Excelência Reverendíssima Arcebispo da Diocese de Nampula, Dom Januário Machase Nhangumbe, seguida das intervenções das Excelências Reverendíssimas, Dom Francisco Chimoio e Dom Ernesto Maguenguene que pediram a Deus para iluminar o Dom António Juliasse Ferreira Sandramo para conduzir o povo da Diocese de Pemba e que o Espirito Santo o acompanhe na continuação do plano pastoral que se sintetiza na harmonia entre os Missionários e o Bispo.

A quarta intervenção foi reservado ao Governador da Província de Cabo Delgado, Valige Tauabu que inicialmente saudou às diversas individualidades presentes na sala e de seguida parabenizou a Diocese de Pemba pela iniciativa de promover este evento, que traz consigo a partilha de palavras de amor, valores nobres e fundamentais para construção de uma vida mais digna e humana, onde prevalece o bem de cada um dos cidadãos, da família e comunidade expressas no livro “TESTEMUNHAS DE UMA MEMÓRIA VIVA – História da Evangelização da Província de Cabo Delgado”. O Governador de Cabo Delgado, destacou na sua intervenção que a Província de Cabo Delgado ainda se recente de diversos desafios, que são por todos conhecidos e ainda enalteceu o reconhecimento das confeções religiosas e o seu papel no processo de orientação e formação da conduta social e socialização primária do homem.

Findas as intervenções, o Bispo da Diocese de Pemba, Dom António Juliasse Ferreira Sandramo teceu palavras de agradecimento aos presentes no evento e de seguida procedeu com oração final.

Texto: Arquimedes Caetano

Fotos: Tercílio Natal

Galeria

Noticias Relacionadas