No âmbito da Extensão Universitária, a Faculdade de Gestão de Recursos Naturais e Mineralogia da Universidade Católica de Moçambique, realizou no dia 10 de Abril do ano em curso, uma palestra sobre a prática da reciclagem, reutilização e uso de material de fácil acesso para a valorização dos resíduos sólidos descartados de forma inadequada. Esta actividade decorreu na Escola Secundária Miniarte, cidade de Tete e envolveu estudantes da 11ª e 12ª classes.

Esta acção levada a cabo pelos estudantes do 4º ano do curso de licenciatura em Gestão Ambiental, é parte do plano curricular da cadeira de Práticas ambientais e a mesma foi desenvolvida com o acompanhamento do docente da cadeira, o Eng. Hélio Andicene.

Durante a actividade o docente explicou aos participantes que os problemas socioambientais nos remetem a pensar nas melhores formas de exploração dos recursos naturais, com o objetivo de ter um aproveitamento contínuo passado de geração em geração, e que as práticas ambientais centram-se nas tecnologias limpas, invocando os 3R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) como uma das medidas de redução dos impactos causados pelos resíduos sólidos no ambiente.

Para alem da aquisição de conhecimentos sobre a matéria, espera-se que os estudantes façam réplica não apenas no ambiente escolar, mas também nas comunidades.

Refira-se que as palestras com actividades práticas sobre a reciclagem fazem parte de um leque de acções planificadas para este ano e serão desenvolvidas em diferentes Escolas Secundárias da cidade de Tete.

Por: Ana Paula Meque – RP

Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo