- Cursos de Licenciatura
- Cursos de Mestrado
Grau académico:
Licenciatura
Título Profissional:
Licenciado em Direito
Duração:
4 Anos
Perfil
O licenciado em Direito é um jurista que pode aplicar o seu saber e os seus conhecimentos no aconselhamento a toda e qualquer situação da vida social e, ao contrário do que se possa pensar, a sua actividade não é apenas litigiosa, sendo mais eficaz e mais plena quando a sua actuação se desenvolve naquilo a que hoje chamamos de “advocacia preventiva”.
Como profissional, o licenciado em Direito mostra uma polivalência e interdisciplinaridade muito fortes, no actual contexto da globalização e da “febre legislativa” a que assistimos.
Quase nada queda exterior ao mundo do Direito, e é esse mundo de possibilidades que pretendemos oferecer aos nossos estudantes, com qualidade e inovação.
No âmbito da missão da Universidade, pretendemos desenvolver, nos nossos estudantes, uma consciência crítica positiva e capaz de solucionar com sucesso os conflitos que possam surgir, trazendo soluções justas e preconizadas na ratio e no espírito do legislador.
Competências
O licenciado em Direito deve reunir no final da sua formação, além da capacidade de interpretação e aplicação de qualquer solução legislativa, as seguintes competências:
- Aconselhar a qualquer cidadão ou entidade no cumprimento dos ditames legais, criando situações hipotéticas que elucidem o ouvinte, quanto às consequências jurídico-legais do incumprimento do estipulado na lei;
- Defender e promover os direitos humanos e os direitos fundamentais preconizados pelo legislador constituinte;
- Descrever correctamente os processos de aplicação das normas, tendo em conta a sua estrutura de previsão e estatuição;
- Descrever e analisar os fins das penas e das medidas de segurança, tendo em conta a proporcionalidade e a ressocialização dos infractores;
- Desenvolver uma forte capacidade de argumentação;
- Enquadrar o sistema jurídico moçambicano dentro da família romano-germânica, sem obliterar o seu enquadramento regional;
- Fazer o enquadramento jurídico-legal de qualquer situação fáctica ao mundo do Direito;
- Incutir e promover os valores da Justiça, ética e bem-estar social;
- Promover o respeito pela legalidade e pelas instituições;
- Solucionar os litígios que se lhe apresentam, tendo em conta os interesses protegidos e acolhidos pelo legislador.
Saídas Profissioanais
As oportunidades que se apresentam ao licenciado em Direito constituem um leque vasto em que podemos citar, de entre outros:
- Advogados;
- Chefes de departamento jurídicos de empresas privadas;
- Conservadores de Registo;
- Consultor jurídico de empresas ou instituições do Estado;
- Consultores jurídicos;
- Diplomatas (Relações Internacionais);
- Magistratura do Ministério Público (Procuradores da República);
- Magistratura Judicial (Juízes);
- Municípios, Governos e Assembleias Provinciais;
- Notários;
- ONG´s que trabalham no âmbito dos Direitos Humanos;
- Organizações internacionais, incluindo as regionais;
- Recursos Humanos.
Plano Curricular
Um percurso trienal de orientação jurídico-especializado, centrada em duas áreas que caracterizam o ordenamento didáctico da Faculdade, privilegiando o estudo dos diversos sistemas e institutos jurídicos numa perspectiva histórica, comparada e internacional. A divisão do plano de estudos em dois ciclos permite a obtenção de:
- Licenciatura em Direito de Estado e Democracia (trienal)
- Licenciatura em Direito Económico e Social (trienal)
Grau académico:
Licenciatura
Título Profissional:
Licenciado em Agronomia
Duração:
4 Anos
Perfil
Conteúdo não disponível - Em manutenção.
Competencias
Conteúdo não disponível - Em manutenção.
Saídas Profissioanais
Conteúdo não disponível - Em manutenção.
Plano Curricular
Conteúdo não disponível - Em manutenção.
Grau académico:
Licenciatura
Título Profissional:
Conteúdo não disponível - Em Manutenção
Duração:
4 Anos
Perfil
Conteúdo não disponível - Em Manutenção
Competências
Conteúdo não disponível - Em Manutenção
Saídas Profissionais
Conteúdo não disponível - Em Manutenção
Plano Curricular
Conteúdo não disponível - Em Manutenção
Grau académico:
Mestrado
Título Profissional:
Mestre em Solos e Agricultura Sustentável
Duração:
1 Ano e Meio
Perfil
Conteúdo não disponível. Queira voltar a visitar-nos em breve!
Competências
Conteúdo não disponível. Queira voltar a visitar-nos em breve!Conteúdo não disponível. Queira voltar a visitar-nos em breve!
Plano Curricular
Conteúdo não disponível. Queira voltar a visitar-nos em breve!
.
Grau académico:
Mestrado
Título Profissional:
Mestre
Faculdade:
Faculdade de Gestão de Turismo e Informática
Duração:
2 Anos
O curso de Mestrado Profissionalizante em Desenvolvimento Sustentável e Gestão de Turismo rege-se pela Lei n.27/2009 de 29 de Setembro, sobre o ensino superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38, pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique, e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Gestão de Turismo e Informática.
As actividades turísticas, há longo tempo praticamente esquecidas em Moçambique, supõem, nos nossos dias, um vector fundamental do desenvolvimento económico, atraindo o interesse cada vez maior dos sectores público e privado. À semelhança do que está a acontecer em outros países, o Turismo pode tornar-se, em Moçambique, na primeira indústria e verdadeiro motor da economia e do desenvolvimento. Para responder à necessidade de profissionais criativos, inovadores e competitivos, que o sector está a exigir, a Faculdade de Gestão de Turismo e Informática orgulha-se de apresentar este mestrado.
Pretendemos oferecer uma formação integral, de qualidade, ao nível de exigência, reflexão e pesquisa, próprios de um curso de mestrado. Propomo-nos formar profissionais altamente qualificados no sector de gestão de empresas e actividades turísticas, promoção de destinos e gestão sustentável dos recursos, profissionais capazes de tomar decisões e resolver problemas práticos com sucesso, em prol de um desenvolvimento económico e social harmonioso e sustentável.
A ênfase que este mestrado outorga à componente económica e política do desenvolvimento ampliará a visão dos nossos mestres e brindar- lhes-á novas oportunidades de emprego, nas áreas profissionais afins.
Perfil
O mestre em Desenvolvimento Sustentável e Gestão de Turismo é um profissional capaz de:
- Gerir o Turismo com uma ampla visão; é capaz de intervir a nível local, nacional e internacional; conhecedor dos aspectos envolvidos no desenvolvimento sustentável, é capaz de desenvolver uma pesquisa intensiva para elaborar uma planificação inovadora, na busca de soluções para os desafios que o desenvolvimento socio-económico e o desenvolvimento do Turismo apresentam.
- Usar as suas competências de gestão e seus conhecimentos sobre estratégias de desenvolvimento com uma alta sensibilidade para um desenvolvimento sustentável, o respeito dos direitos humanos, a redução da pobreza, a valorização do património histórico e cultural e da biodiversidade. Tais tópicos estão a tornar-se prioritários em todo o mundo, sobretudo onde os recursos naturais representam uma poderosa potencialidade para a expansão do Turismo, como em Moçambique.
Graças a uma formação personalizada e inovadora, o mestre em Desenvolvimento Sustentável e Gestão de Turismo adquire habilidades específicas de liderança, comunicação e gestão, e o desenvolvimento pessoal e profissional necessário para ocupar uma posição de responsabilidade no desenvolvimento do País e no sector do Turismo em particular.
O público-alvo do Mestrado em Desenvolvimento Sustentável e Gestão de Turismo são profissionais licenciados em várias áreas, interessados no desenvolvimento racional e sustentável do País e convictos da importância do Turismo como motor para esse desenvolvimento.
Competências
O mestre em Desenvolvimento Sustentável e Gestão de Turismo é capaz de trabalhar como perito no sector público assim como no privado, com competência em:
- Conhecer a economia regional da SADC, as principais questões relacionadas com a economia do meio ambiente e os principais problemas económicos contemporâneos, e possuir as ferramentas para dar respostas aos desafios presentes.
- Conhecer as principais metodologias de investigação e saber desenvolver projectos de pesquisa para intervir no desenvolvimento económico local.
- Conhecer as transformações produzidas pelo desenvolvimento a nível internacional e local e ser capaz de analisar potenciais futuras transformações no contexto moçambicano.
- Conhecer o funcionamento de organismos e instituições públicos e privados que trabalham com cooperação e desenvolvimento.
- Conhecer o papel do Turismo no contexto dos países em vias de desenvolvimento.
- Conhecer os principais modelos e teorias de desenvolvimento socio-económico.
- Conhecer os princípios de gestão de actividades empresariais.
- Conhecer os princípios micro e macro-económicos para o desenvolvimento.
- Conhecer os princípios que a doutrina social da Igreja propõe para um desenvolvimento mais justo e humano.
- Saber gerir negócios privados e instituições ligadas ao desenvolvimento.
- Saber identificar oportunidades na arte e cultura local para uma gestão sustentável de actividades turísticas.
- Saber planear e implementar projectos e serviços turísticos.
- Ser capaz de comunicar, efectivamente, com diferentes tipos de interlocutores em diferentes situações, e trabalhar em equipa, desenvolvendo as potencialidades do grupo.
- Ser capaz de desenvolver projectos turísticos integrados no meio físico natural, para colaborar com a sua preservação, e de realizar uma gestão sustentável dos recursos naturais.
- Ser capaz de fazer uma diagnose dos principais problemas associados ao desenvolvimento e aplicar os princípios adequados para o progresso socio-económico.
- Ser capaz de mediar entre os diferentes actores nas actividades turísticas operando a nível local (pessoas singulares e comunidades locais, actores públicos e privados, actores locais e internacionais), e interagir com parceiros locais e internacionais dentro de um desenvolvimento sustentável dos destinos turísticos.
- Ser capaz de promover serviços em geral, e destinos e produtos turísticos em particular, a mercados e consumidores alvo.
- Ter uma visão social ética, respeitosa do meio ambiente e da comunidade local, e possuir uma sensibilidade capaz de integrar estes tópicos numa política de planificação e desenvolvimento que unifique os interesses turísticos e os interesses do meio social, para a promoção de um desenvolvimento realmente sustentável.
Saídas Profissionais
O profissional formado neste mestrado poderá trabalhar, entre outras possibilidades, como:
- Consultor para empresas de turismo, na pesquisa, planificação, desenvolvimento e gestão de projectos turísticos.
- Formador de profissionais nas várias áreas relacionadas com o desenvolvimento e o turismo.
- Gestor do património cultural, de parques naturais e recreativos.
- Oficial, gestor e consultor de projectos para ONGs e para organizações internacionais que promovem o turismo sustentável.
- Operador particular com iniciativas de empreendedorismo na área de Turismo.
- Perito em agências e instituições nacionais e internacionais de desenvolvimento.
- Perito em agências nacionais e internacionais, para a planificação e desenvolvimento de projectos turísticos.
- Perito em identificação e promoção de destinos, rotas e produtos turísticos que aproveitem as oportunidades do território, a história, a arte e a cultura local, para empresas turísticas e outras instituições.
- Perito em instituições turísticas públicas, como colaborador e responsável para a planificação e desenvolvimento de políticas de Turismo sustentável.
- Perito nos sectores de marketing e planificação em departamentos e instituições de turismo públicas e privadas.
- Promotor e organizador de atracções e eventos turísticos (festivais, eventos culturais, etc.), assim como exibições e feiras comerciais do sector de Turismo.
- Técnico de infra-estruturas e empresas turísticas.
Plano Curricular
Para completar o curso de Mestrado em Desenvolvimento Sustentável e Gestão de Turismo, cada estudante deverá acumular 90 créditos académicos, dos quais 60 créditos se referem às disciplinas curriculares e os restantes 30 à elaboração do trabalho de fim de curso (dissertação). Quem não concluir a parte da dissertação terá direito a um diploma de pós-graduação.
Grau académico:
Mestrado
Título Profissional:
Mestre em Gestão e Administração de Negócios
Duração:
1 Ano e Meio
O curso de Mestrado em Gestão e Administração de Negócios (MBA) tem como objectivo desenvolver e reforçar as competências dos gestores de Moçambique e produzir analistas de negócios e administradores, tanto no sector público, como privado, altamente qualificados.
O programa incentiva o desenvolvimento de competências empresariais e de prática de gestão, abordando os desafios de uma economia regional e global, a partir de uma perspectiva internacional.
O curso incorpora a teoria e a prática das funções da empresa (contabilidade, finanças, gestão e comercialização), bem como temas mais especializados, com foco empresarial e interface das políticas públicas.
Perfil
O Mestre em Gestão e Administração de Negócios da Universidade Católica de Moçambique posiciona-se como um profissional capaz de desempenhar funções nas mais diversas áreas, de uma entidade pública ou privada.
Os amplos conhecimentos de gestão e administração de empresas, adquiridos durante o curso, permitem ao graduado ter uma elevada capacidade de análise, segurança na tomada de decisões em ambientes incertos, flexibilidade para a mudança estratégica e desenvolvimento de competências directivas.
O programa destina-se a preparar os estudantes para assumir um papel preponderante na criação, gestão e direcção de empresas privadas, organizações governamentais e não governamentais.
Competências
Após terminar o MBA, o graduado terá as seguintes competências:
- Conceber e desenvolver os seus próprios empreendimentos com sucesso;
- Saber analisar os problemas de marketing e aplicar os conceitos do marketing mix;
- Saber aplicar as teorias gerenciais nas organizações públicas e privadas;
- Saber aplicar fundamentos económicos e de gestão no processo de tomada de decisões;
- Saber clarificar e quantificar os elementos de incerteza que podem existir no processo de tomada de decisões;
- Saber formular estratégias de marketing e desenvolver programas de marketing;
- Saber interpretar e analisar os documentos financeiros da organização e usá-los para tomar decisões financeiras sustentáveis;
- Saber tomar decisões estratégicas a todos os níveis funcionais da organização;
- Ter conhecimentos dos desafios complexos que envolvem a gestão de pessoas.
Saídas Profissionais
Os mestres em Gestão e Administração de Negócios poderão trabalhar no sector público e/ou privado, assim como usar os conhecimentos adquiridos para se tornar um empreendedor de sucesso.
A pessoa que adquire o grau de mestre em MBA depara-se com as seguintes saídas profissionais:
- Analista de projectos;
- Assessor de Administração de qualquer área funcional;
- Assessor financeiro;
- Assistente de direcção, administrativo;
- Consultor de gestão, de marketing e de recursos humanos;
- Director de marketing, de recursos humanos e financeiro;
- Director geral;
- Gestor de logística;
- Gestor de operações;
- Planificador.
Plano Curricular
Para completar o curso e obter o grau de mestrado em Gestão e Administração de Negócios o estudante deverá concluir com todas as disciplinas curriculares de modo a obter um total de 90 créditos.