O retiro por ocasião da quaresma, teve lugar no sábado, 23 de Março, na Faculdade de Ciências de Saúde e envolveu colaboradores e estudantes da Universidade Católica de Moçambique – Região 01, na sua maioria agentes da Pastoral universitária e do departamento de assuntos sociais.

Para reflexão, a Capelania nesta Região propôs como tema: “A Páscoa de Cristo, fundamento da Fé”, e o Pregador foi o Reverendo Padre Bonifácio Conde, Capelão da Região.

Antes do desenvolvimento do tema reservado para o dia, os participantes tiveram a oportunidade de rezar as Laudes e meditar a palavra de Deus através do método  Scrutatio.

Para melhor compreensão e tratamento do tema o Pregador recordou que a Fé faz parte das três virtudes teologais, onde também encontramos a Esperança e Caridade.

Ao falar da Fé, apresentou de forma breve alguns conceitos relacionados com esta virtude, onde destacou que a fé é a esperança das coisas que não vemos e a garantia das coisas futuras. Esta que também pode se manifestar quando se pratica acções de caridade.

O Reverendo Padre Bonifácio, falou ainda sobre a necessidade de trabalhar ou desenvolver acções que melhor sustentam e fundamentam a nossa fé, pois quando a fé não tem bases, facilmente nos perdemos. Uma fé fundamentada nos milagres sempre oferece problemas, alertou o Sacerdote, acrescentando que não existem milagres para tudo, por isso que o fundamento da nossa FÉ deve ser Cristo.

Na continuidade da sua pregação, o Capelão da Região 1 partilhou de forma breve a origem da páscoa, que actualmente pode ser entendida como a passagem de um estado espiritual para outro.

Na recta final da pregação sobre o tema, o Padre Bonifácio, também explicou sobre o significado do Triduo Pascal, onde deixou algumas questões para reflexão individual, relacionada com a paixão do Senhor, onde somos chamados a contemplar a Cruz de Jesus, mas de modo concreto contemplar os crucificados de hoje (os irmãos de Cano Delgado) e pensarmos no seu sofrimento, sem ignorar.

Após a pregação, houve momentos de adoração ao Santíssimo, confissões e no final a celebração eucarística.

Durante a celebração eucarística, o Capelão disse que a união só é possível quando entendemos os mandamentos. Mas lembrou que aquele que se propõe a viver os dez mandamentos, encontrará obstáculos no seu caminho. Dando como exemplo a figura de Jesus Cristo, questionou “se Jesus era bom, porquê tinha pessoas que colocavam obstáculos no seu caminho?”

Respondendo a questão, falou sobre a dureza do coração, como a principal razão que leva à actitudes como estas, e lançou um apelo “nós não devemos ser estas pessoas de coração duro, que sempre apresentam motivos para não viver correctamente a sua fé”.

Na conclusão da sua alocução, o Capelão da Região 1, fez votos para que a Semana Santa sirva para a renovação interior, o que passa pela morte com Cristo e ressurreição para uma vida de graça.

O Retiro promovido pela Pastoral Universitária da UCM nesta região, teve a duração de meio-dia.

Por: Rogério Maduca – Assistente Técnico de Comunicação