- Cursos de Licenciatura
- Cursos de Mestrado
- Cursos de Doutoramneto
Grau académico:
Licenciatura
Título Profissional:
Licenciado em Contabilidade e Auditoria
Duração
4 Anos
O curso de Licenciatura em Contabilidade e Auditoria foi introduzido em 2010 pela Universidade Católica de Moçambique - Faculdade de Economia e Gestão (FEG), na Beira. É leccionado em regime presencial e tem a duração de quatro anos. Este curso revela-se um instrumento metodológico indispensável à garantia da conformidade de interpretação dos registos financeiros, bem como à fiabilidade dos respectivos conteúdos, desempenhando uma função imprescindível na facilitação da globalização dos negócios.
Actualmente, o Mercado identifica a necessidade de acolher profissionais com estas competências, que permitam responder às vicissitudes e características apresentadas pelas exigências crescentes do mundo dos negócios. O sector público também necessita de profissionais com este perfil, habilitados para aplicar os princípios contabilísticos patentes no Plano Geral de Contabilidade (PGC) e respectivos planos sectoriais.
Atendendo à procura do mercado, o curso de Licenciatura em Contabilidade e Auditoria responde ao desafio da formação moderna que requer quadros competentes, capazes de lidar com o actual ambiente de negócios. A Licenciatura também prepara os estudantes para dois importantes tipos de Auditoria: Interna e Financeira, fornecendo as competências necessárias para que os futuros licenciados possam ser reconhecidos pelo organismo Internacional - Institute of Internal Auditing.
Perfil
O graduado em Contabilidade e Auditoria tem um conhecimento global do funcionamento de uma organização e dos seus ambientes. Possui conhecimentos práticos e teóricos, universalmente aceites, e está habilitado a desenvolver as suas actividades em instituições que operam nos mercados monetário e financeiro, bancos, seguradoras, organizações empresariais privadas e públicas, empresas de Auditoria e Consultoria, ONG’s, entre outras.
O graduado tem facilidade em trabalhar em equipa, conceber soluções para problemas concretos, desempenhar tarefas que exigem uma dedicação elevada e, muitas vezes, com grande autonomia.
Competências
O licenciado em Contabilidade e Auditoria deve adquirir, ao longo do curso, as seguintes competências básicas de formação profissional:
- Capacidade para aprender e desenvolver a teoria e a prática contabilística, bem como o meio envolvente em que se desenvolveu e vai aplicar;
- Capacidade para processar e compilar a informação contabilística e iniciar a sua interpretação/ análise;
- Saber utilizar o Software informático apropriado para processamento da informação contabilística;
- Capacidade para proceder à análise e relevação contabilística das diferentes operações empresariais;
- Diferenciar entre os fins da contabilidade e da fiscalidade e seus efeitos;
- Encerrar as contas e apurar os resultados do exercício;
- Elaborar o balanço, a demonstração de resultados líquidos, a demonstração dos fluxos de caixa e o anexo;
- Preparar e elaborar demonstrações financeiras consolidadas;
- Capacidade para preparar relatórios e contas intercalares, anuais e por segmentos;
- Aprender a noção e importância dos investimentos financeiros;
- Dominar o tratamento contabilístico legal/fiscal das operações especiais e das imobilizações;
- Aplicar as normas internacionais de contabilidade no registo das transacções e na apresentação das demonstrações financeiras;
- Conhecer os conceitos e aspectos fundamentais inerentes à profissão e ao processo de auditoria, incluindo as funções dos auditores, os princípios e normas por que se regem e respectiva responsabilidade;
- Abordar os princípios éticos e deontológicos.
Saídas Profissionais
A Licenciatura em Contabilidade em Auditoria tem por objectivo formar profissionais com competências nas áreas de Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria.
Estes profissionais estão preparados para assumir as seguintes funções:
- Responsáveis de contabilidade em empresas,
- Responsáveis pela gestão fiscal nas empresas,
- Auditores,
- Gestores financeiros,
- Consultores na área de Contabilidade e Fiscalidade em empresas privadas, empresas e serviços do Estado, bem como em empresas do ramo de consultoria contabilística e fiscal e firmas de auditoria. Para além disso, este curso satisfaz os requisitos académicos para inscrição como Técnico Oficial de Contas.
Plano Curricular
Número de vagas : 120 alunos( duas turmas de 30 alunos no periodo laboral e duas turmas de 30 alunos no periodo pós laboral).
Para completar a parte académica do 1.º ciclo de 4 anos (Licenciatura), somando um total de 240 créditos.
Grau académico:
Licencuatura
Título Profissional:Licenciado em Economia e Gestão
Duração
4 Anos
O curso de Licenciatura de Economia e Gestão está organizado de acordo com a Reforma de Bolonha, pelo sistema de unidades de crédito e disciplinas semestrais, e tem a duração de 4 anos. O plano de estudo inclui um conjunto de disciplinas de grande qualidade de Teoria Económica e de Economia Aplicada, entre outras, como Contabilidade e Gestão. As cadeiras e o estágio que oferecemos, assim como a relação entre a faculdade e o meio, permitem, por um lado, uma adaptação adequada ao mercado de trabalho, e por outro, uma constante atenção aos contributos recentes da aplicação da Teoria Económica.
A Licenciatura tem-se revelado apropriada ao mercado de trabalho que requer principalmente funções técnicas e executivas em instituições financeiras e em pequenas e médias empresas de diversos sectores de actividades. De facto, os empregadores têm, ao longo dos anos, recrutado de forma muito favorável os licenciados em Economia e Gestão pela Faculdade de Economia e Gestão (FEG).
Perfil
O graduado em Economia e Gestão está capacitado para enfrentar os desafios que surgem como resultado da transformação da sociedade actual, com mais destaque para os aspectos ligados ao mercado de emprego dinâmico.
O graduado deve ser capaz de fazer análises macro-económicas, aplicar os modelos económicos, actualizar conhecimentos teóricos e analisar as novas interpretações da teoria económica, ajustado aos fundamentos éticos.
Competências
O graduado em Economia e Gestão deve desenvolver as seguintes actividades:
- Elaboração e coordenação de projectos e programas socio-económicos ao nível do território, ramo ou sector;
- Elaboração e controlo de aplicação de princípios e procedimentos na gestão económica nacional, do ramo ou sector;
- Participação e contribuição na definição , aperfeiçoamento e funcionamento do sistema nacional de estatística;
- Participação na elaboração, desenvolvimento e aperfeiçoamento dos métodos económicos da economia nacional (sistema de preços, política salarial, política fiscal e monetária, política creditaria, política de investimentos);
- Participação na planificação e organização das relações internacionais, ao nível económico e de cooperação, das relações monetárias e financeiras e do comércio externo;
- Concepção, execução e avaliação da política de investimento no âmbito sectorial e nacional;
- Formulação, implementação e controlo de programas e projectos no âmbito industrial e de investimento ao nível interno e externo;
- Análise de gestão cambial, de créditos e seguros, bem como de outros produtos financeiros;
- Investigação de problemas socio-económicos dos ramos da economia nacional e/ou regional.
Saídas Profissionais
O licenciado em Economia e Gestão tem um enorme leque de saídas profissionais em diversas áreas, algumas das quais são:
- Economista
- Auditor Financeiro
- Assessor económico, financeiro e bancário
- Gestor Administrativo-Financeiro
- Gestor Comercial de Vendas;
- Contabilista
Plano Curricular
Número de vagas : 60 ( uma turma de 30 alunos no pediodo laboral e uma turma de 30 no periodo pós laboral).
Para completar a parte académica do 1º ciclo de 4 anos (Licenciatura), cada estudante terá de aprovar às 39 disciplinas, somando um total de 240 créditos.
Grau académico:
Mestrado
Título Profissional:
Mestre em Gestão e Administração de Negócios
Duração:
1 Ano e Meio
O curso de Mestrado em Gestão e Administração de Negócios (MBA) tem como objectivo desenvolver e reforçar as competências dos gestores de Moçambique e produzir analistas de negócios e administradores, tanto no sector público, como privado, altamente qualificados.
O programa incentiva o desenvolvimento de competências empresariais e de prática de gestão, abordando os desafios de uma economia regional e global, a partir de uma perspectiva internacional.
O curso incorpora a teoria e a prática das funções da empresa (contabilidade, finanças, gestão e comercialização), bem como temas mais especializados, com foco empresarial e interface das políticas públicas.
Perfil
O Mestre em Gestão e Administração de Negócios da Universidade Católica de Moçambique posiciona-se como um profissional capaz de desempenhar funções nas mais diversas áreas, de uma entidade pública ou privada.
Os amplos conhecimentos de gestão e administração de empresas, adquiridos durante o curso, permitem ao graduado ter uma elevada capacidade de análise, segurança na tomada de decisões em ambientes incertos, flexibilidade para a mudança estratégica e desenvolvimento de competências directivas.
O programa destina-se a preparar os estudantes para assumir um papel preponderante na criação, gestão e direcção de empresas privadas, organizações governamentais e não governamentais.
Competências
Após terminar o MBA, o graduado terá as seguintes competências:
- Conceber e desenvolver os seus próprios empreendimentos com sucesso;
- Saber analisar os problemas de marketing e aplicar os conceitos do marketing mix;
- Saber aplicar as teorias gerenciais nas organizações públicas e privadas;
- Saber aplicar fundamentos económicos e de gestão no processo de tomada de decisões;
- Saber clarificar e quantificar os elementos de incerteza que podem existir no processo de tomada de decisões;
- Saber formular estratégias de marketing e desenvolver programas de marketing;
- Saber interpretar e analisar os documentos financeiros da organização e usá-los para tomar decisões financeiras sustentáveis;
- Saber tomar decisões estratégicas a todos os níveis funcionais da organização;
- Ter conhecimentos dos desafios complexos que envolvem a gestão de pessoas.
Saídas Profissionais
Os mestres em Gestão e Administração de Negócios poderão trabalhar no sector público e/ou privado, assim como usar os conhecimentos adquiridos para se tornar um empreendedor de sucesso.
A pessoa que adquire o grau de mestre em MBA depara-se com as seguintes saídas profissionais:
- Analista de projectos;
- Assessor de Administração de qualquer área funcional;
- Assessor financeiro;
- Assistente de direcção, administrativo;
- Consultor de gestão, de marketing e de recursos humanos;
- Director de marketing, de recursos humanos e financeiro;
- Director geral;
- Gestor de logística;
- Gestor de operações;
- Planificador.
Plano Curricular
Para completar o curso e obter o grau de mestrado em Gestão e Administração de Negócios o estudante deverá concluir com todas as disciplinas curriculares de modo a obter um total de 90 créditos.Grau académico:
Mestrado
Título Profissional:
Mestre em Gestão e Administração Educacional
Duração:
1 Ano e meio
O curso de Mestrado em Gestão e Administração Educacional rege-se pela Lei nº 27/2009, de 29 de Setembro, sobre o Ensino Superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Educação e Comunicação.
O curso visa desenvolver uma consciência analítica e crítica dos sistemas educativos, com vista ao reforço das capacidades de avaliação das dinâmicas organizacionais, das práticas educativas e do funcionamento dos contextos pedagógicos e administrativos do processo de ensino aprendizagem, bem como da optimização dos meios e recursos educativos próprios e da rede comunitária.
Pretende ainda promover e formar gestores que assegurem e dêem continuidade às políticas educacionais em Moçambique.
O Curso visa, igualmente, incentivar a investigação teórica e aplicada à gestão e administração educacional.
Perfil
O graduado em Gestão e Administração Educacional é um profissional capaz de:
- Gerir e administrar as instituições educacionais, nos contextos pedagógicos modernos;
- Facultar o conhecimento, teórico e prático, requerido para o desempenho das funções de gestor e administrador educacional;
- Incrementar uma atitude crítica e ética;
- Identificar e promover o uso das novas tecnologias da informação e comunicação, aplicadas à educação;
- Pesquisar na área da sua especialização.
Competências
Tendo em conta as exigências do mercado no âmbito do saber, do saber fazer e do saber estar, os mestres devem adquirir, ao longo do curso, as seguintes competências profissionais:
- Conhecer a psicossociologia das organizações;
- Conhecer as políticas públicas e a gestão educacional;
- Conhecer as teorias contemporâneas da educação;
- Saber desenhar currículos;
- Saber gerir com qualidade as instituições educativas;
- Saber gerir recursos humanos e administrativos;
- Saber gerir, monitorar e avalia projectos educacionais;
- Saber organizar trabalhos pedagógicos;
- Saber supervisionar e inspeccionar instituições educativas;
- Saber utilizar métodos adequados para uma boa investigação;
- Ser um gestor íntegro e ético.
Saídas Profissionais
O curso de Mestrado em Gestão e Administração Educacional habilita o estudante para as áreas profissionais de:
- Gestão de instituições educacionais públicas e privadas;
- Supervisão e inspecção educacional;
- Gestão de recursos humanos e administrativos;
- Concepção e desenvolvimento de currículos escolares;
- Pesquisa científica.
Plano Curricular
O Plano curricular do Mestrado em Gestão e Administração Educacional apresenta a seguinte estrutura:
Para completar a parte académica do 2.º Ciclo de três semestres (Mestrado), o estudante deve acumular 90 créditos académicos, dos quais 60 créditos em disciplinas curriculares e 30 créditos no trabalho de fim do curso (Seminário: Dissertação).
Grau académico:
Mestrado
Título Profissional:
Mestre em Comunicação para o Desenvolvimento
Duração:
1 Ano e Meio
O curso de Mestrado em Comunicação para o Desenvolvimento rege-se pela Lei nº 27/2009, de 29 de Setembro, sobre o Ensino Superior, publicada no Boletim da República I Série, nº 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Educação e Comunicação.
A Faculdade de Educação e Comunicação oferece, na continuidade da Licenciatura em Comunicação para o Desenvolvimento, o Mestrado em Ciências da Comunicação, numa área de especialização completamente inovadora como é a Comunicação para o Desenvolvimento.
Este Mestrado está concebido a partir do conceito de que a Comunicação para o Desenvolvimento é um processo contínuo de planeamento estratégico de comunicação, capaz de mobilizar, denunciar e mudar comportamentos, serviços e estruturas sociais, e ainda de promover e assumir um compromisso social, seja local, nacional ou internacional.
Este Mestrado forma profissionais pós-graduados de alto nível académico do 2º ciclo, capazes de combinar eficiente e estrategicamente a teoria e a prática comunicacional. Além disso, pretende-se, neste Mestrado, integrar de maneira criativa experiências e conhecimentos interdisciplinares (Ciências de Comunicação, Ciências Políticas e Sociais, e Ciências de Gestão e Economia) em formas de acção comunicativa, dirigidos para a mudança do comportamento e para a mudança social no campo do desenvolvimento.
Perfil
O mestre em Comunicação para o Desenvolvimento caracteriza-se por ser:
- Um comunicador estratégico: conhece e desenha, criativa e estrategicamente, intervenções comunicacionais para incrementar e promover o desenvolvimento;
- Um comunicador para o desenvolvimento: conhece e analisa as dimensões comunicacionais e as relações sociais e económicas no campo do desenvolvimento sustentável, justo e ético, orientadas para a mudança social;
- Um técnico: possui habilidades e competências para desenhar intervenções comunicacionais, envolvendo e comprometendo os diversos actores sociais da comunidade, usando as estratégias e as tecnologias mais modernas;
- Um pesquisador na área da especialização.
O público-alvo deste Mestrado em Ciências da Comunicação, com especialização em Comunicação para o Desenvolvimento são graduados nas áreas de Comunicação, Educação, Gestão, Economia, Marketing e ainda profissionais com actividades desenvolvidas na área de Comunicação.
Competências
Tendo em conta as exigências do mercado no âmbito do saber, do saber fazer e do saber estar, os licenciados devem adquirir, ao longo do curso de Gestão Publicitária, as seguintes competências básicas de formação profissional:
- Conhecer as estratégias de Publicidade;
- Conhecer teorias de gestão publicitária;
- Desenvolver e implementar programas de promoção, publicidade e merchandise;
- Desenvolver pesquisas de opinião e de mercado;
- Dirigir uma campanha publicitária completa, desde a concepção até ao fim, incluindo estratégias, direcção de arte e apresentação;
- Planear, elaborar e gerir designs publicitários para marcas, produtos e serviços;
- Posicionar e agregar valor aos produtos, serviços e marcas;
- Ser um comunicador criativo, íntegro e ético capaz de formular estratégias cuidadosamente planeadas e de expressão nos meios de comunicação tradicionais e emergentes da publicidade interactiva;
- Ser um líder capaz de trabalhar em equipa.
O curso de Licenciatura em Gestão Publicitária habilita o estudante a trabalhar em todos os campos do mercado publicitário, que engloba agências de publicidade, produtoras de áudio script e vídeo e de publicidade digital, gráficas e estúdios fotográficos.
Também fazem parte do campo de trabalho do publicitário a assessoria de comunicação, departamentos de marketing e de comunicação de empresas públicas e privadas, institutos de pesquisa e consultorias especializadas em publicidade.
Plano Curricular
Para completar a parte académica do 1.º Ciclo de três anos (Licenciatura), cada estudante terá de aprovar a todas as 36 disciplinas, somando um total de 180 créditos académicos.
Grau académico:
Mestrado
Título Profissional:
Mestre em Gestão de Marketing e Comunicação Empresarial
Duração:
1 Ano e Meio
O curso de Mestrado em Gestão de Marketing e Comunicação Empresarial rege-se pela Lei nº 27/2009, de 29 de Setembro, sobre o Ensino Superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Educação e Comunicação.
O mercado mundial, pela sua natureza dinâmica, clama por reavaliações, correcções e flexibilizações constantes nas estratégias das actividades organizacionais. Para isso, a pesquisa e os recursos da comunicação são essenciais, tanto na consecução dos objectivos institucionais, como na racionalização de custos e obtenção de melhores resultados.
Deste modo, as organizações atentas e pro activas entendem que, entre os vários factores de sucesso, o uso combinado de estratégias de Marketing e de Comunicação Empresarial são decisivos para aumentar a competitividade com benefício da rentabilidade de negócio.
O curso forma profissionais pós-graduados de alto nível académico do 2º ciclo, combinando a teoria e a prática comunicacional.
Perfil
O mestre em Gestão de Marketing e Comunicação Empresarial caracteriza-se por ser:
- Um comunicador e gestor estratégico: adequa-se e decide nas situações mais complexas e imprevisíveis da vida das organizações, transformando fraquezas e ameaças em oportunidades de negócio;
- Um comunicador estratégico de Marketing e de negócios empresariais, com elevada capacidade de argumentação e forte iniciativa na gestão de crises;
- Um técnico: possui habilidades e competências para desenhar estratégias comunicacionais e empresariais, para intervenção no mercado, usando as tecnologias mais modernas;
- Um profissional ético, responsável e preocupado com as implicações que as suas decisões podem ter para a imagem da organização, para o relacionamento com os stakeholders, para os negócios e para a sociedade;
- Um pesquisador na área da especialização.
O público-alvo deste Mestrado em Ciências da Comunicação, com especialização em Gestão de Marketing e Comunicação Empresarial são graduados nas áreas de Comunicação, Educação, Gestão, Economia, Marketing e ainda profissionais com actividades desenvolvidas na área de Comunicação.
Competências
Tendo em conta as exigências do mercado no âmbito do saber, do saber fazer e do saber estar, os mestres devem adquirir ao longo do curso as seguintes competências profissionais:
- Avaliar o mercado-alvo;
- Conceber sistemas eficientes de prestação de serviços;
- Conceber, implementar e gerir estratégias de produto, preço, promoção e distribuição no mercado;
- Conhecer as teorias de agenciamento e corporate governance, bem como os seus modelos e características;
- Conhecer em profundidade as áreas do marketing e do comércio internacional;
- Conhecer teorias e estratégias de comunicação;
- Conhecer teorias e modelos de gestão estratégica de marketing;
- Desenhar estratégias de comunicação empresarial e de marketing;
- Desenvolver processos de auditoria, pesquisa de opinião e de mercado;
- Pesquisar seguindo métodos de rigor científico;
- Planear e gerir estrategicamente;
- Posicionar e agregar valor aos negócios;
- Ser um comunicador íntegro e ético;
- Ser um líder capaz de trabalhar em equipa;
- Utilizar as tecnologias da informação e comunicação.
Saídas Profissionais
O curso de Mestrado em Gestão de Marketing e Comunicação Empresarial habilita o estudante para as áreas profissionais de:
- Comunicação estratégica de negócios;
- Planeamento, gestão e consultoria estratégicas de Marketing;
- Pesquisa de opinião e de mercados;
- Pesquisa científica.
Plano Curricular
Para completar a parte académica do 2.º Ciclo de três semestres (Mestrado), o estudante deve acumular 90 créditos académicos, dos quais 60 créditos em disciplinas curriculares e 30 créditos no trabalho de fim do curso (Seminário: Dissertação).
Grau académico:
Mestrado
Título Profissional:
Mestre em Gestão de Recursos Humanos
Duração:
2 Anos
O curso de Mestrado em Gestão de Recursos Humanos rege-se pela Lei nº 27/2009, de 29 de Setembro, sobre o Ensino Superior, publicada no Boletim da República Iº Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na UCM.
Os Recursos Humanos são hoje considerados o activo mais valioso das empresas. Neste contexto, a posição competitiva das empresas passa, em boa parte, pela capacidade dos seus gestores atraírem e manterem as competências estratégicas necessárias e de formarem uma equipa de colaboradores empenhados e comprometidos com o trabalho e a missão da empresa.
As competências exigidas para o reforço da posição competitiva das empresas num quadro de mercado aberto são diversificadas e mutáveis. Nesta perspectiva, para dar resposta há novas solicitações, a Universidade Católica de Moçambique desenhou o Mestrado em Gestão de Recursos Humanos, consciente de que a formação superior dos recursos humanos requer uma sofisticação crescente das técnicas e das metodologias de gestão.
O curso de Mestrado em Gestão de Recursos Humanos tem a duração de quatro (4) semestres correspondendo a acumulação de 120 créditos. Na UCM, uma unidade de crédito académico corresponde a vinte e cinco (25) horas de trabalho do estudante, que inclui frequência às aulas teóricas e práticas, estudo individual e de grupo, realização de provas, trabalho de tutoria, entre outros. A distribuição de créditos por unidade curricular obedece o critério de proporcionalidade entre o número de créditos e o volume do trabalho na unidade curricular.
Perfil
No contexto da adequação ao perfil descrito às unidades curriculares, o curso tem por finalidade proporcionar aos mestres em Gestão de Recursos Humanos conteúdos que podem ser aprimorados com a auto-aprendizagem ao longo da vida:
- O conhecimento e domínio de técnicas de resolução de problemas de gestão de recursos humanos, em situações novas e não familiares, e contribuindo para que, enquanto gestores de recursos humanos, se tornem agentes de mudança e de reforço do desempenho e do bem-estar organizacional, por um lado, e bem-estar dos recursos humanos, por outro lado.
- Conhecimento das literacias formais e não formais e análise crítica das questões de gestão de recursos humanos nos contextos organizacionais em que ocorrem.
- Integração de conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as responsabilidades éticas e sociais que resultem ou condicionem essas soluções e esses juízos.
- Domínio de estratégias no campo do relacionamento interpessoal, no âmbito do trabalho em equipa, motivação e na resolução e gestão de conflitos.
- O domínio e o desenvolvimento de competências éticas/deontológicas e de pesquisa em temáticas ligadas a gestão de recursos humanos, aliada a capacidade de comunicar seus conhecimentos, raciocínios, e as suas conclusões, de uma forma clara e sem ambiguidades
Competências
O graduado mestre em Gestão de Recursos Humanos, para solucionar problemas concretos de gestão dos processos, políticas e práticas dos recursos humanos, deve desenvolver as seguintes capacidades:
- Responder aos problemas concretos da gestão dos processos, políticas e práticas que envolvem as pessoas nas organizações de forma dinâmica, criativa e proactiva aplicando com mestria os instrumentos e técnicas de gestão de recursos humanos, de desenvolvimento organizacional e de facilitação dos processos de mudança.
- Planear, organizar e implementar políticas e práticas sobre qualquer vertente de gestão de recursos humanos e, avaliar a sua eficácia e, cumulativamente, identificar, analisar, interpretar os factores ambientais e avaliar o seu impacto na gestão de recursos humanos.
- Conceber, gerir de forma integrada projectos aplicáveis a um todo coerente e consistente com as políticas de gestão dos recursos humanos das organizações, contribuindo para a que tenham colaboradores motivados, competentes e comprometidos com as suas missões.
- Agir e ter um comportamento ético, autonomia intelectual e capacidade crítica para articular teorias, métodos e práticas sociais e organizacionais, ou seja, analisar, interpretar e criticar comportamentos individuais ou de grupos em contexto de trabalho e avaliar as suas implicações para os indivíduos e para a organização bem como compreender na generalidade a realidade da gestão de recursos humanos.
- Propor, promover e desenvolver autonomamente, de forma rigorosa, sistemática e completa, investigações sobre temáticas de gestão de recursos humanos com o fim de melhorar o desempenho profissional e a qualidade de vida do capital humano dentro das organizações.
Saídas Profissionais
Todas as organizações funcionam com e necessitam de pessoas. E se partimos do pressuposto de que não existe nenhuma organização sem pessoas, pode-se afirmar seguramente que, o mestre em Gestão Recursos Humanos tem um vasto leque de saídas profissionais, podendo exercer a sua actividade profissional em qualquer instituição, empresa ou organização governamental ou não governamental, nas áreas de:
- Gestão de Pessoal;
- Gestão de Relações Laborais;
- Assessoria de Administração;
- Gestão de Recrutamento e Seleção;
- Gestão de Carreiras; Gestão de Desempenho;
- Mediação de Conflitos Laborais;
- Gestão Estratégica de Mudança;
- Formação Profissional e Avaliação de Desempenho.
Plano Curricular
Para completar a parte académica do 2º Ciclo de quatro (4) semestres o estudante deve acumular 120 créditos académicos, dos quais 60 créditos se referem os 10 módulos e os restantes 60 créditos podem ser acumulados tendo em conta a Dissertação para elaboração do Trabalho de Fim de Curso do Mestrado Académico.
Grau académico:
Mestrado
Título Profissional:
Mestre em Psicopedagogia
Duração:
1 Ano e Meio
O curso de Mestrado em Psicopedagogia rege-se pela Lei nº 27/2009, de 29 de Setembro, sobre o Ensino Superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Educação e Comunicação.
A especificidade do curso reside na sua orientação para a intervenção psicopedagógica em diversos contextos socio-institucionais, intervenção baseada no estudo aprofundado do funcionamento psicossocial da pessoa humana.
Perfil
O graduado em Psicopedagogia é um profissional capaz de dar assistência a professores, orientando-os a prevenir e a evitar o fracasso no processo de ensino-aprendizagem.
Ele dedica-se ao assessoramento da instituição escolar, visando assegurar ao profissional as condições necessárias para uma melhor compreensão do complexo processo de ensinar e aprender.
O público alvo do Mestrado em Psicopedagogia são profissionais licenciados em pedagogia, psicologia ou que trabalham em qualquer área da educação.
Competências
Tendo em conta as exigências do mercado no âmbito do saber, do saber fazer e do saber estar, os mestres devem adquirir, ao longo do curso, as seguintes competências profissionais:
- Compreender o processo de aprendizagem em todas as etapas do desenvolvimento humano;
- Conhecer as políticas públicas e a gestão educacional;
- Conhecer os processos de investigação em psicopedagogia;
- Saber analisar os factores do fracasso dos alunos;
- Saber analisar os problemas de aprendizagem com sentido crítico e metodologias adequadas;
- Saber diagnosticar e encaminhar os problemas de aprendizagem;
- Ser capaz de assessorar professores no âmbito do processo de ensino-aprendizagem;
- Ser íntegro e ético.
Saídas Profissionais
O curso de Mestrado em Psicopedagogia habilita o estudante para trabalhar em:
- Áreas de treinamento, educação contínua e assessoria para contratação de pessoal com necessidades especiais (deficientes);
- Consultoras psicopedagógicas;
- Entidades governamentais ou não governamentais, actuando em comissões de planeamento, capacitação e avaliação educativa;
- Instituições educacionais;
- Institutos de formação de professores.
Plano Curricular
Para completar a parte académica do 2.º Ciclo de três semestres (Mestrado), o estudante deve acumular 90 créditos académicos, dos quais 60 créditos em disciplinas curriculares e 30 créditos no trabalho de fim do curso (Seminário: Dissertação).
Grau académico:
Doutoramento
Título Profissional:
Doutor em Ciências da Educação
Duração:
3 Anos
O curso de Ciências da Educação é leccionado pela Universidade Católica do Porto.
O alargamento das oportunidades de aprendizagem constitui um dos aspectos fulcrais da sociedade do conhecimento a partir do conceito estruturante de aprendizagem ao longo da vida. É neste propósito que se enquadra o Doutoramento em Ciências da Educação protocolado entre a Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa e a Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique, tendo por objectivo geral dotar os profissionais de educação e formação de saberes que lhes permitam o desenvolvimento de competências de investigação em áreas integrantes dos seus contextos profissionais.
O Doutoramento em Ciências da Educação tem os seguintes objectivos específicos:
- Desenvolver capacidades de compreensão dos sistemas de educação e formação;
- Adquirir competências avançadas de investigação no domínio das Ciências da Educação;
- Proceder a uma exploração conceptual de temáticas integrantes das Ciências da Educação, em associação com contextos profissionais e com grupos de pesquisa;
- Suscitar a produção de novos saberes no domínio das Ciências da Educação.
Direcção e Coordenação Científica
Director: Prof. Doutor Joaquim Azevedo
Coordenador: Prof. Doutor José Matias Alves
Condições de Acesso
Podem candidatar-se ao Doutoramento em Ciências da Educação:
- Titulares do grau de mestre ou equivalente legal, obtido em Portugal ou em Moçambique por Universidades reconhecidas pelos respectivos Estados.
- Titulares do grau de licenciado, detentores de um currículo escolar, científico ou profissional especialmente relevante, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto).
Áreas de Aprofundamento
Estudos Curriculares e Supervisão Pedagógica, Psicologia da Aprendizagem, Tecnologias e Educação
Recursos de Apoio à realização do Curso
O curso de doutoramento será apoiado pelo acesso às Bases de Dados da Universidade Católica Portuguesa (Porto) e pelo recurso à plataforma de ensino à distância Blackboard.
Número de Vagas: 15
Critérios de selecção:
- grau de mestre
- relevância da experiência profissional
- publicação de trabalhos académicos
- será privilegiada a experiência em funções de direcção e/ou coordenação na Universidade Católica de Moçambique
Nota: são reservadas 10 vagas para docentes da UCM e 5 vagas para candidatos com vínculo a organizações públicas do Estado Moçambicano.
Perfil
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Competências
O grau de Doutor é conferido no ensino universitário num ramo de conhecimento e numa especialidade após um ciclo de estudos, que engloba a elaboração de uma tese original e a realização de unidades curriculares aos que demonstrem: capacidade de compreensão sistemática de um dado domínio científico; competências, aptidões e métodos de investigação; capacidade para conceber, projectar, adaptar e realizar uma investigação significativa; ter realizado uma quantidade significativa de trabalho de investigação original; ser capaz de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas; ser capaz de comunicar com os seus pares, a comunidade científica e com a sociedade em geral sobre uma área de conhecimento; ser capaz de promover, numa sociedade baseada no conhecimento, em contexto académico /ou profissional, o progresso tecnológico, social ou cultural.
No fim deste ciclo de formação, o detentor do grau de Doutoramento em Ciências da Educação da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa deverá adquirir as seguintes competências:
- Compreender, analisar e produzir novo conhecimento, de forma sistemática, sobre o domínio científico das Ciências da Educação;
- Mobilizar competências de investigação no domínio das Ciências da Educação;
- Adoptar uma atitude de questionamento das práticas educativas através de atitudes permanentes de investigação;
- Realizar um trabalho de investigação original (Tese de Doutoramento) no domínio das Ciências da Educação;
- Divulgar e publicar, através de monografias e de revistas especializadas em Portugal e no estrangeiro, os trabalhos realizados ao longo do doutoramento.
Saídas Profissionais
Conteúdo não disponível - volte em breve.
Plano Curricular
O Doutoramento em Ciências da Educação da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto) organiza-se em regime de blendedlearning em três anos / seis semestres curriculares, compreendendo um total de 180 ECTS. Será, no entanto, assegurada a possibilidade de realização do curso em part-time a partir do 3º semestre, havendo neste cenário a hipótese de elaborar o trabalho empírico ao longo de 4 anos.
O curso será acompanhado em Moçambique pelo Coordenador Científico e pela equipa docente, tanto em termos de presença regular no local durante o tempo de desenvolvimento da tese, como através de correio electrónico.
Grau académico:
Doutoramento
Título Profissional:
Doutor em Inovação Educativa
Duração:
3 Anos
O grau de Doutoramento em Inovação Educativa é atribuído pela Universidade Católica de Moçambique.
O propósito deste curso, no âmbito do 3º Ciclo, visa aprofundar conhecimentos e desenvolver pesquisa em torno das grandes questões que se colocam, hoje, ao ensino, em geral, e ao ensino superior, em particular. Assim, pretende-se realizar pesquisa científica, de nível avançado, no quadro da relação “Tecnologias versus Educação”; no campo da gestão inovadora das instituições do ensino superior; e nos domínios da avaliação da qualidade do serviço educativo prestado pelas instituições de ensino.
O Doutoramento em Inovação Educativa tem os seguintes objectivos específicos:
- Aprofundar as implicações pedagógicas das Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto do ensino presencial e no ensino a distância (e-learning);
- Produzir conhecimento contextualizado sobre o desenvolvimento organizacional das Instituições de Ensino Superior em Moçambique;
- Promover, através de pesquisas na modalidade de investigação-acção, uma cultura de empreendedorismo e de avaliação da qualidade do ensino superior moçambicano.
Direcção e Coordenação Científica
Director: Prof. Doutor Pe. Alberto Ferreira
Coordenadores: Prof. Doutor Fernando Canastra e Prof. Doutor Martins Vilanculos Laita
Condições de Acesso
Podem candidatar-se ao Doutoramento em Inovação Educativa:
- Titulares do grau de mestre ou equivalente legal.
- Titulares do grau de licenciado, detentores de um currículo escolar, científico ou profissional especialmente relevante, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Áreas de Aprofundamento:
- Tecnologias e E-Educação
- Empreendedorismo e Instituições do Ensino Superior
- Avaliação da Qualidade e Sistemas de Educação e Formação
Recursos de Apoio à realização do Curso
O curso de doutoramento será apoiado pelo acesso às Bases de Dados da Universidade Católica de Moçambique e pelo recurso à plataforma de ensino à distância Plataforma Moodle.
Número de Vagas: 25
Critérios de selecção:
- grau de mestre
- relevância da experiência profissional
- publicação de trabalhos académicos
Perfil
O Programa de Doutoramento em Inovação Educativa (PDIE) visa aprofundar algumas linhas de investigação no contexto do ensino superior moçambicano. É sabido que, em Moçambique, a proliferação de Instituições de Ensino Superior (IES) tem tido um impacto significativo na democratização do acesso ao ensino superior. Todavia, este aumento quantitativo nem sempre é acompanhado de mecanismos de supervisão e da avaliação da qualidade do ensino ministrado e da investigação científica produzida. Importa, por isso, investir na capacidade de as IES (neste caso, estamos a referir-nos concretamente às IES moçambicanas) se tornarem “organizações aprendentes”, de modo a aumentarem a qualidade da sua oferta formativa.
É no contexto deste grande desafio que se inscreve a proposta de abertura do PDIE. Partindo de três linhas fundamentais de investigação (Tecnologias e E-Educação; Empreendedorismo e Instituições do Ensino Superior; Avaliação da Qualidade e Sistemas de Educação e Formação), o propósito deste Curso focaliza-se na geração de conhecimento orientado para o desenvolvimento inclusivo das IES moçambicanas.
Assim, com este programa, pretende-se investir numa cultura de investigação marcada pela inovação e qualidade, de modo a alcançarmos a excelência que se exige às IES. O papel das Tecnologias da Informação e Comunicação, a par da promoção de uma cultura de empreendedorismo e de avaliação da qualidade podem tornam-se nos vectores-chave no processo de consolidação e inovação do ensino superior, em Moçambique.
Competências
Com este curso pretende-se desenvolver as seguintes competências:
- Compreender, analisar e produzir novo conhecimento, de forma sistemática, sobre o domínio científico das Ciências da Educação;
- Mobilizar competências de investigação no domínio da educação;
- Adoptar uma atitude de questionamento no quadro das práticas de investigação-acção;
- Produzir pesquisa científica no quadro das linhas de investigação propostas pelo curso;
- Aumentar o portefólio de competências no campo da investigação científica.
Saídas Profissionais
O Curso de Doutoramento em Inovação Educativa destina-se a todos os que procuram contribuir para o desenvolvimento de um ensino superior sustentado por práticas de ensino e investigação de excelência. No caso em apreço, sendo um curso que procura inscrever-se na melhoria do ensino superior moçambicano, os principais destinatários são:
Especialistas em Educação;
Gestores de Instituições do Ensino Superior
Inspectores na área do Ensino
Investigadores na área da Tecnologia Educativa e Inovação
Plano Curricular
O Programa de Doutoramento em Inovação Educativa (PDIE) organiza-se em regime de blendedlearning em três anos / seis semestres curriculares, compreendendo um total de 180 ECTS.