- Núcleos de HIV de cada faculdade, compostos por estudantes que se juntam ao núcleo voluntariamente;
- Pontos Focais de HIV de cada faculdade, que coordenam as actividades do Núcleo ao nível da sua faculdade;
- Conselheiros que prestam o serviço de aconselhamento e testes voluntários.
Ao nível da Reitoria o programa é coordenado por uma unidade de gestão do programa composto pela Coordenadora do programa e Assessora do Vice-Reitor para área da Pastoral Universitária e Acção Social, Dr.ª Maria Semedo Nhamaze, pelo Oficial de monitoria e avaliação, Dr. Jonito João Angacheiro, pelo Oficial de comunicação e imagem, Dr. Miguel Natha e pela Oficial de finanças e administração, Dra. Ester Marisa Scoth Gonçalhes.
- Na sua perspectiva de contribuir para uma vida saudável, o programa actua em três níveis:Actuação ao nível pessoal: O programa promove treinamento dos membros dos núcleos, actividades de desenvolvimento pessoal, da criação de auto-estima, relações saudáveis e habilidades de vida.
- Actuação ao nível social e institucional: O programa fornece material informativo e didáctico sobre SSR, HIV/AIDS, ITSs, assédio sexual, violência baseada no género, promove a introdução do módulo básico sobre HIV/SIDA nos cursos da UCM e oferece serviços profissionais de aconselhamento.
- Nível de Advocacia e Política: o programa apoia a implementação das políticas de HIV/SIDA e Assédio Sexual da UCM e realiza campanhas de advocacia sobre direitos sexuais e reprodutivos, igualdade de género, combate à discriminação e defesa dos direitos dos PVHS.