- Cursos de Licenciatura
- Cursos de Mestrado
- Cursos de Doutoramneto
Grau académico:
Licenciatura
Título Profissional:
Licenciado em Direito
Duração:
4 Anos
Perfil
O licenciado em Direito é um jurista que pode aplicar o seu saber e os seus conhecimentos no aconselhamento a toda e qualquer situação da vida social e, ao contrário do que se possa pensar, a sua actividade não é apenas litigiosa, sendo mais eficaz e mais plena quando a sua actuação se desenvolve naquilo a que hoje chamamos de “advocacia preventiva”.
Como profissional, o licenciado em Direito mostra uma polivalência e interdisciplinaridade muito fortes, no actual contexto da globalização e da “febre legislativa” a que assistimos.
Quase nada queda exterior ao mundo do Direito, e é esse mundo de possibilidades que pretendemos oferecer aos nossos estudantes, com qualidade e inovação.
No âmbito da missão da Universidade, pretendemos desenvolver, nos nossos estudantes, uma consciência crítica positiva e capaz de solucionar com sucesso os conflitos que possam surgir, trazendo soluções justas e preconizadas na ratio e no espírito do legislador.
Competências
O licenciado em Direito deve reunir no final da sua formação, além da capacidade de interpretação e aplicação de qualquer solução legislativa, as seguintes competências:
- Aconselhar a qualquer cidadão ou entidade no cumprimento dos ditames legais, criando situações hipotéticas que elucidem o ouvinte, quanto às consequências jurídico-legais do incumprimento do estipulado na lei;
- Defender e promover os direitos humanos e os direitos fundamentais preconizados pelo legislador constituinte;
- Descrever correctamente os processos de aplicação das normas, tendo em conta a sua estrutura de previsão e estatuição;
- Descrever e analisar os fins das penas e das medidas de segurança, tendo em conta a proporcionalidade e a ressocialização dos infractores;
- Desenvolver uma forte capacidade de argumentação;
- Enquadrar o sistema jurídico moçambicano dentro da família romano-germânica, sem obliterar o seu enquadramento regional;
- Fazer o enquadramento jurídico-legal de qualquer situação fáctica ao mundo do Direito;
- Incutir e promover os valores da Justiça, ética e bem-estar social;
- Promover o respeito pela legalidade e pelas instituições;
- Solucionar os litígios que se lhe apresentam, tendo em conta os interesses protegidos e acolhidos pelo legislador.
Saídas Profissioanais
As oportunidades que se apresentam ao licenciado em Direito constituem um leque vasto em que podemos citar, de entre outros:
- Advogados;
- Chefes de departamento jurídicos de empresas privadas;
- Conservadores de Registo;
- Consultor jurídico de empresas ou instituições do Estado;
- Consultores jurídicos;
- Diplomatas (Relações Internacionais);
- Magistratura do Ministério Público (Procuradores da República);
- Magistratura Judicial (Juízes);
- Municípios, Governos e Assembleias Provinciais;
- Notários;
- ONG´s que trabalham no âmbito dos Direitos Humanos;
- Organizações internacionais, incluindo as regionais;
- Recursos Humanos.
Plano Curricular
Um percurso trienal de orientação jurídico-especializado, centrada em duas áreas que caracterizam o ordenamento didáctico da Faculdade, privilegiando o estudo dos diversos sistemas e institutos jurídicos numa perspectiva histórica, comparada e internacional. A divisão do plano de estudos em dois ciclos permite a obtenção de:
- Licenciatura em Direito de Estado e Democracia (trienal)
- Licenciatura em Direito Económico e Social (trienal)
Grau académico:
Licenciatura
Título Profissional:
Licenciado em Contabilidade e Auditoria
Duração
4 Anos
O curso de Licenciatura em Contabilidade e Auditoria foi introduzido em 2010 pela Universidade Católica de Moçambique – Faculdade de Economia e Gestão (FEG), na Beira. É leccionado em regime presencial e tem a duração de quatro anos. Este curso revela-se um instrumento metodológico indispensável à garantia da conformidade de interpretação dos registos financeiros, bem como à fiabilidade dos respectivos conteúdos, desempenhando uma função imprescindível na facilitação da globalização dos negócios.
Actualmente, o Mercado identifica a necessidade de acolher profissionais com estas competências, que permitam responder às vicissitudes e características apresentadas pelas exigências crescentes do mundo dos negócios. O sector público também necessita de profissionais com este perfil, habilitados para aplicar os princípios contabilísticos patentes no Plano Geral de Contabilidade (PGC) e respectivos planos sectoriais.
Atendendo à procura do mercado, o curso de Licenciatura em Contabilidade e Auditoria responde ao desafio da formação moderna que requer quadros competentes, capazes de lidar com o actual ambiente de negócios. A Licenciatura também prepara os estudantes para dois importantes tipos de Auditoria: Interna e Financeira, fornecendo as competências necessárias para que os futuros licenciados possam ser reconhecidos pelo organismo Internacional – Institute of Internal Auditing.
Perfil
O graduado em Contabilidade e Auditoria tem um conhecimento global do funcionamento de uma organização e dos seus ambientes. Possui conhecimentos práticos e teóricos, universalmente aceites, e está habilitado a desenvolver as suas actividades em instituições que operam nos mercados monetário e financeiro, bancos, seguradoras, organizações empresariais privadas e públicas, empresas de Auditoria e Consultoria, ONG’s, entre outras.
O graduado tem facilidade em trabalhar em equipa, conceber soluções para problemas concretos, desempenhar tarefas que exigem uma dedicação elevada e, muitas vezes, com grande autonomia.
Competências
O licenciado em Contabilidade e Auditoria deve adquirir, ao longo do curso, as seguintes competências básicas de formação profissional:
- Capacidade para aprender e desenvolver a teoria e a prática contabilística, bem como o meio envolvente em que se desenvolveu e vai aplicar;
- Capacidade para processar e compilar a informação contabilística e iniciar a sua interpretação/ análise;
- Saber utilizar o Software informático apropriado para processamento da informação contabilística;
- Capacidade para proceder à análise e relevação contabilística das diferentes operações empresariais;
- Diferenciar entre os fins da contabilidade e da fiscalidade e seus efeitos;
- Encerrar as contas e apurar os resultados do exercício;
- Elaborar o balanço, a demonstração de resultados líquidos, a demonstração dos fluxos de caixa e o anexo;
- Preparar e elaborar demonstrações financeiras consolidadas;
- Capacidade para preparar relatórios e contas intercalares, anuais e por segmentos;
- Aprender a noção e importância dos investimentos financeiros;
- Dominar o tratamento contabilístico legal/fiscal das operações especiais e das imobilizações;
- Aplicar as normas internacionais de contabilidade no registo das transacções e na apresentação das demonstrações financeiras;
- Conhecer os conceitos e aspectos fundamentais inerentes à profissão e ao processo de auditoria, incluindo as funções dos auditores, os princípios e normas por que se regem e respectiva responsabilidade;
- Abordar os princípios éticos e deontológicos.
Saídas Profissionais
A Licenciatura em Contabilidade em Auditoria tem por objectivo formar profissionais com competências nas áreas de Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria.
Estes profissionais estão preparados para assumir as seguintes funções:
- Responsáveis de contabilidade em empresas,
- Responsáveis pela gestão fiscal nas empresas,
- Auditores,
- Gestores financeiros,
- Consultores na área de Contabilidade e Fiscalidade em empresas privadas, empresas e serviços do Estado, bem como em empresas do ramo de consultoria contabilística e fiscal e firmas de auditoria. Para além disso, este curso satisfaz os requisitos académicos para inscrição como Técnico Oficial de Contas.
Plano Curricular
Número de vagas : 120 alunos( duas turmas de 30 alunos no periodo laboral e duas turmas de 30 alunos no periodo pós laboral).
Para completar a parte académica do 1.º ciclo de 4 anos (Licenciatura), somando um total de 240 créditos.
Grau académico:
Licencuatura
Título Profissional:Licenciado em Economia e Gestão
Duração
4 Anos
O curso de Licenciatura de Economia e Gestão está organizado de acordo com a Reforma de Bolonha, pelo sistema de unidades de crédito e disciplinas semestrais, e tem a duração de 4 anos. O plano de estudo inclui um conjunto de disciplinas de grande qualidade de Teoria Económica e de Economia Aplicada, entre outras, como Contabilidade e Gestão. As cadeiras e o estágio que oferecemos, assim como a relação entre a faculdade e o meio, permitem, por um lado, uma adaptação adequada ao mercado de trabalho, e por outro, uma constante atenção aos contributos recentes da aplicação da Teoria Económica.
A Licenciatura tem-se revelado apropriada ao mercado de trabalho que requer principalmente funções técnicas e executivas em instituições financeiras e em pequenas e médias empresas de diversos sectores de actividades. De facto, os empregadores têm, ao longo dos anos, recrutado de forma muito favorável os licenciados em Economia e Gestão pela Faculdade de Economia e Gestão (FEG).
Perfil
O graduado em Economia e Gestão está capacitado para enfrentar os desafios que surgem como resultado da transformação da sociedade actual, com mais destaque para os aspectos ligados ao mercado de emprego dinâmico.
O graduado deve ser capaz de fazer análises macro-económicas, aplicar os modelos económicos, actualizar conhecimentos teóricos e analisar as novas interpretações da teoria económica, ajustado aos fundamentos éticos.
Competências
O graduado em Economia e Gestão deve desenvolver as seguintes actividades:
- Elaboração e coordenação de projectos e programas socio-económicos ao nível do território, ramo ou sector;
- Elaboração e controlo de aplicação de princípios e procedimentos na gestão económica nacional, do ramo ou sector;
- Participação e contribuição na definição , aperfeiçoamento e funcionamento do sistema nacional de estatística;
- Participação na elaboração, desenvolvimento e aperfeiçoamento dos métodos económicos da economia nacional (sistema de preços, política salarial, política fiscal e monetária, política creditaria, política de investimentos);
- Participação na planificação e organização das relações internacionais, ao nível económico e de cooperação, das relações monetárias e financeiras e do comércio externo;
- Concepção, execução e avaliação da política de investimento no âmbito sectorial e nacional;
- Formulação, implementação e controlo de programas e projectos no âmbito industrial e de investimento ao nível interno e externo;
- Análise de gestão cambial, de créditos e seguros, bem como de outros produtos financeiros;
- Investigação de problemas socio-económicos dos ramos da economia nacional e/ou regional.
Saídas Profissionais
O licenciado em Economia e Gestão tem um enorme leque de saídas profissionais em diversas áreas, algumas das quais são:
- Economista
- Auditor Financeiro
- Assessor económico, financeiro e bancário
- Gestor Administrativo-Financeiro
- Gestor Comercial de Vendas;
- Contabilista
Plano Curricular
Número de vagas : 60 ( uma turma de 30 alunos no pediodo laboral e uma turma de 30 no periodo pós laboral).
Para completar a parte académica do 1º ciclo de 4 anos (Licenciatura), cada estudante terá de aprovar às 39 disciplinas, somando um total de 240 créditos.
Grau académico:
Licenciatura
Título Profissional:
Licenciado
Duração
4 Anos
O curso de Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos, introduzido pela Universidade Católica de Moçambique, Faculdade de Economia e Gestão (UCM-FEG), tem regime presencial e a duração de quatro anos. Surge como um instrumento metodológico de formação de técnicos superiores em gestão de recursos humanos, para dar resposta à rápida evolução da função de recursos humanos no contexto actual da função pública e económica, e às exigências que se verificam na gestão do capital humano nas organizações.
O curso configura-se de maneira a que os alunos atinjam níveis de excelência no conhecimento e domínio da utilização dos instrumentos profissionais estudados, no quadro do processo de Bolonha, no que concerne a aquisição de conhecimentos, competências e saberes estabelecidos pelo respectivo nível académico. Pode, posteriormente, tirar o mestrado.
O curso de Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos requer, sobretudo, potenciar a formação de técnicos qualificados, cuja prática se guie pelo rigor do pensamento, pela abertura de espírito, pela ética e por critérios de elevada qualidade na acção profissional.
Perfil
O perfil profissional do licenciado em Gestão de Recursos Humanos é o de um gestor de pessoas no seio das organizações, capaz de planear e gerir os recursos humanos, nomeadamente no recrutamento e selecção, treino e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, gestão de carreiras, entre outros.
É também um consultor ou analista na área de recursos humanos, bem como um profissional que promove o desenvolvimento de competências relacionadas com o comportamento individual e organizacional, catalizando os processos de elaboração de planeamento estratégico, programas de qualidade de vida no trabalho e avaliação do clima organizacional.
Competêncais
O perfil profissional do licenciado em Gestão de Recursos Humanos é o de um gestor de pessoas no seio das organizações, capaz de planear e gerir os recursos humanos, nomeadamente no recrutamento e selecção, treino e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, gestão de carreiras, entre outros.
É também um consultor ou analista na área de recursos humanos, bem como um profissional que promove o desenvolvimento de competências relacionadas com o comportamento individual e organizacional, catalizando os processos de elaboração de planeamento estratégico, programas de qualidade de vida no trabalho e avaliação do clima organizacional.
Saídas Profissionais
O licenciado em Gestão de Recursos Humanos tem um vasto leque de saídas profissionais, podendo trabalhar nas seguintes áreas:
- Consultor de formação profissional;
- Consultoria em recursos humanos e formação profissional;
- Organizações governamentais e não governamentais, a nível do departamento de recursos humanos;
- Empresas de recrutamento e selecção;
- Administrador de cargos e salários, planeamento de recursos humanos e administração de pessoal.
Plano Curricular
Número de vagas : 60 ( uma turma de 30 alunos no pediodo laboral e uma turma de 30 no periodo pós laboral).
O Plano Curricular da Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos apresenta a seguinte estrutura:
Para completar a parte académica do 1º Ciclo de 4 anos (Licenciatura), somando um total de 240 créditos académicos.
Grau académico:
Licenciatura
Título Profissional:
Licenciado em Tecnologias da Informação
Duração:
4 Anos
O curso de licenciatura em Tecnologias da Informação rege-se pela Lei n.27/2009 de 29 de Setembro, sobre o ensino superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38, pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Gestão de Turismo e Informática. O curso visa formar profissionais qualificados para actuar nos vários domínios do uso das tecnologias da informação, desde o hardware, as redes, as bases de dados ou a engenharia de software e programação.
As tecnologias da informação são uma ferramenta imprescindível para qualquer actividade no mundo moderno. Este curso pretende responder à demanda de profissionais que saibam dar respostas adaptadas às várias necessidades que em Moçambique existem e virão a existir nos próximos anos.
O curso responde às exigências de um currículo moderno, que fornece competências técnicas precisas para o uso das tecnologias da informação, com uma componente prática importante, os workshops incluídos na maior parte das disciplinas.
Perfil
O licenciado em Tecnologias da Informação na UCM é um profissional capaz de gerir tecnologias em três áreas principais: programação, administração de sistemas e de redes, e bases de dados. Os graduados deste programa são profissionais com capacidade de promover o uso de tecnologias de informação, preparados para responder e adaptar-se às necessidades tecnológicas de hoje e do futuro, do mundo no geral e de Moçambique em particular. A partir deste perfil geral, os estudantes poderão especializar-se em uma área específica a nível de mestrado.
Competências
O graduado em Tecnologias da Informação terá as seguintes competências:
- Em Programação:
- Compreender os fundamentos básicos de programação, estruturas de dados e algoritmos.
- Conhecer os fundamentos básicos sobre linguagens de programação imperativa e programação orientadas à objectos.
- Conhecer os fundamentos matemáticos que sustentam as tecnologias informáticas.
- Saber identificar, analisar, desenhar e implementar soluções para problemas relacionados com Tecnologias de Informação e comunicação.
- Saber gerir projectos e serviços na área de tecnologias de informação.
- Saber conceber, desenvolver e explorar sistemas, serviços e aplicações informáticas tanto centralizadas como distribuidas integrando hardware, software e redes.
- Em Administração de sistemas e redes:
- Saber desenhar, montar, dimensionar e gerir uma rede de TICs.
- Conhecer os principais conceitos teóricos subjacentes às principais tecnologias de acesso e core, sabendo exemplificar e discutir o uso dessas tecnologias em cenários de redes distintos.
- Saber elaborar e executar projectos e especificações de Cabeamento Estruturado.
- Seleccionar os serviços de rede mais apropriados para suportar uma dada aplicação.
- Identificar e discutir as diferenças e conceito sujacentes aos protocolos Ipv4 e Ipv6 e compreender os princípios e funcionalidades inerentes à mobilidade, concretizando para IPv4 e Ipv6.
- Saber gerir e configurar serviços de internet.
- Em Bases de Dados:
- Saber desenhar e implementar bases de dados.
- Especificar e dimensionar equipamentos para suportar Base de Dados.
- Avaliar Sistemas de Gestão de Base de Dados disponíveis com o objectivo de escolher o mais adequado.
- Saber gerir, administrar e fazer a manutenção de Sistemas de Base de Dados.
Transversais: - Saber comunicar-se na escrita e oralmente tanto na lingua Portuguesa como Inglesa.
- Conhecer a terminologia técnica Inglesa no campo da Informática moderna
- Entender as responsabilidades e desafios profissionais, éticos, legais, de segurança e sociais do uso das tecnologias de informação e comunicação.
- Ter espírito de liderança e de inovação, e capacidade de integrar-se numa equipa de trabalho.
Saídas Profissionais
- Os licenciados neste curso poderão enquadrar-se profissionalmente no sector público ou no sector privado assim como desenvolver a sua actividade profissional de forma liberal. Eis aqui algumas possibilidades:
- Administrador de sistemas e redes.
- Analista de sistemas de informação.
- Consultor de Informática.
- Docente.
- Gestor de Bases de Dados.
- Gestor de Sistemas Informáticos.
- Programador no desenvolvimento de aplicativos.
- Técnico informático.
- Técnico de Gestão de Redes.
- Técnico de Hardware.
- Técnico de Manutenção de Sistemas.
Plano Curricular
Para completar o curso de Licenciatura em Tecnologias da Informação, cada estudante deverá aprovar a todas as disciplinas ou módulos do plano curricular, que perfazem um total de 240 créditos académicos.
Grau académico:
Licenciatura
Título Profissional:
Licenciado em Gestão do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais
Duração:
4 Anos
O curso de licenciatura em Gestão do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais rege-se pela Lei n.27/2009 de 29 de Setembro, sobre o ensino superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Gestão de Turismo e Informática. O curso visa formar profissionais qualificados para actuar nas várias áreas de gestão do meio ambiente urbano, rural e áreas de conservação, assim como na exploração sustentável dos recursos naturais.
A nossa parceria com o Parque Nacional das Quirimbas, vizinho da cidade de Pemba, entre outros parceiros, abre oportunidades especiais para os nossos estudantes, de forma a conhecer na prática os desafios e as necessidades de gestão na área de conservação, como o amor pela natureza e a biodiversidade, tão ricas no nosso país.
Perfil
O graduado em Gestão do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais é um profissional com uma ampla qualificação em ciências ambientais e na gestão da conservação e do uso sustentável dos recursos naturais. Entre os seus conhecimentos, habilidades e atitudes estão os necessários para dar resposta a um dos grandes desafios do nosso tempo, como é a exploração racional dos recursos, desde o amor à natureza e uma grande consciência social para promover um desenvolvimento humano em harmonia com o meio.
Competências
- O graduado em Gestão do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais terá as seguintes competências: Comunicar correctamente em inglês e em português.
- Conhecer as bases da ecologia e da vida animal e vegetal, assim como os tipos de solos e recursos minerais e energéticos, em especial de Moçambique.
- Conhecer e saber aplicar a legislação do direito ambiental.
- Conhecer os princípios da componente ambiental e da sustentabilidade na exploração dos recursos aquíferos, minerais, energéticos, agrícolas ou pesqueiros.
- Conhecer os princípios da economia e da gestão em geral, assim como da economia e gestão em particular, dos recursos naturais e do meio ambiente rural, florestal, marítimo, protegido ou urbano.
- Conhecer os princípios de um desenvolvimento sustentável e do ordenamento do território.
- Conhecer os problemas mais importantes relacionados com a conservação do meio ambiente, o tratamento de resíduos, combate à poluição e mecanismos para evitar a degradação do meio ambiente.
- Saber aplicar os recursos informáticos e estatísticos ao conhecimento, estudo e gestão de territórios e recursos naturais.
- Saber conceber, planificar, implementar e avaliar projectos de educação ambiental e comunitária, tendo em conta a componente cultural das comunidades.
- Ser sensível aos desafios da conservação natural dos ecossistemas ricos e dignos de protecção que Moçambique tem.
- Ser sensível aos desafios de um desenvolvimento sustentável na exploração dos recursos naturais.
- Ser um profissional íntegro e responsável, de acordo com a deontologia profissional e a reflexão da ética social.
Saídas Profissionais
- Os licenciados neste curso poderão enquadrar-se profissionalmente no sector público e no sector privado, assim como desenvolver a sua actividade profissional de forma liberal. Eis aqui algumas possibilidades: Animador de trabalho de campo ou coordenador de ecoturismo comunitário em parques naturais.
- Consultor independente ou consultor para empresas de consultoria sobre estudos de impacto ambiental, explorações de recursos naturais, etc.
- Empreendedor com iniciativas como reciclagem de resíduos e outras.
- Funcionário dos diferentes serviços públicos de Meio Ambiente, estatais ou municipais.
- Gestor ambiental em zonas urbanas e industriais.
- ONGs que se ocupam da natureza, conservação e recursos naturais, agricultura e desenvolvimento sustentável.
- Participar na gestão de parques naturais e florestas ou em programas de gestão de recursos naturais.
Plano Curricular
Para completar o curso de Licenciatura em Gestão do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais, cada estudante deverá aprovar a todas as disciplinas ou módulos do plano curricular, os quais perfazem um total de 180 créditos académicos.
Grau académico:
Licenciatura
Título Profissional:
Licenciado em Gestão de Turismo e Hotelaria
Duração
4 Anos
O curso de Licenciatura em Gestão de Turismo e Hotelaria rege-se pela Lei n.27/2009 de 29 de Setembro, sobre o ensino superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Gestão de Turismo e Informática. O curso visa formar profissionais qualificados para actuar nas várias áreas do Turismo e da Hotelaria, uma das indústrias de maior crescimento no País e, portanto, com grande necessidade de quadros.
A nossa parceria com o Pemba Beach Hotel, um cinco estrelas de referência na nossa cidade, e outras parcerias, abrem aos estudantes oportunidades ímpares de aprendizagem baseada no trabalho.
O curso responde às exigências de um currículum moderno, que fornece competências técnicas precisas para a gestão turística, mas também abre espaço a uma reflexão sobre o tipo de turismo que se pretende e a forma de responder melhor aos desafios presentes do desenvolvimento desta indústria. Para tal, o curso inspirou-se nos melhores curricula de universidades internacionais com as quais a UCM tem parcerias, mas também passou por uma reflexão na base das necessidades do nosso País.
Perfil
O graduado em Gestão de Turismo e Hotelaria é um profissional com uma ampla qualificação no sector do Turismo, um sector de crescimento acelerado na economia do País, com inúmeras possibilidades. Entre os seus conhecimentos, habilidades e atitudes estão os necessários para dar resposta aos diferentes ramos e instituições ligados ao Turismo, como as organizações de eventos, as agências de viagens, os serviços associados e, com destaque, a gestão de hotelaria e restauração.
Competências
- O graduado em Gestão de Turismo e Hotelaria terá as seguintes competências:
Comunicar correctamente em inglês e em português. - Conhecer as diferentes teorias sobre o Turismo e a sua gestão.
- Conhecer o funcionamento dos diferentes departamentos de uma instituição hoteleira.
- Conhecer os diferentes ramos e serviços relacionados com o Turismo.
- Conhecer os fundamentos económicos, sociológicos e culturais do Turismo e a sua gestão.
- Conhecer os princípios da planificação estratégica de actividades para a indústria do Turismo e os princípios do marketing para a promoção de destinos e actividades turísticas.
- Conhecer os princípios das relações públicas, a etiqueta e o protocolo.
- Saber aplicar os recursos informáticos à gestão de instituições de Turismo e à contabilidade financeira das empresas turísticas.
- Saber elaborar pacotes turísticos, trabalhando com todos os sectores turísticos envolvidos.
- Saber identificar e promover destinos turísticos.
- Saber organizar e gerir eventos, conferências, agências de viagens, e os vários departamentos de instituições de hotelaria e restauração.
- Saber supervisionar e identificar necessidades de treinamento dos recursos humanos numa instituição turística.
- Ser sensível aos desafios de um desenvolvimento sustentável do Turismo, respeitador do meio e das pessoas.
- Ser um profissional íntegro e responsável, de acordo com a deontologia profissional e a reflexão da ética social.
Saídas Profissionais
- Os licenciados neste curso poderão enquadrar-se profissionalmente no sector público e no sector privado, assim como desenvolver negócios próprios de sucesso.
Eis aqui algumas possibilidades:
Animador de trabalho de campo ou coordenador de ecoturismo comunitário em parques naturais. - Consultor independente ou consultor para empresas de consultoria em hotelaria e turismo.
- Empreendedor, com negócios próprios, de iniciativa privada.
- Gestor de agências de viagens e transportes.
- Gestor de stocks de alimentação.
- Gestor de eventos e congressos.
- Gestor em empresas privadas de desenvolvimento de turismo.
- Gestor em instituições públicas de Turismo e ONGs do sector.
- Profissional nos Departamentos de Relações Públicas e Marketing de várias instituições.
Responsável de projectos de desenvolvimento comunitário através do Turismo. - Supervisor ou gestor em hotéis, resorts, cruzeiros marítimos, pousadas, restaurantes, bares, caterings e demais empreendimentos da indústria hoteleira e empresas de entretenimento e animação cultural.
Plano Curricular
Para completar o curso de Licenciatura em Gestão de Turismo e Hotelaria, cada estudante deverá aprovar a todas as disciplinas ou módulos do plano curricular, os quais perfazem um total de 180 créditos académicos.
Grau académico:
Licenciatura
Título Profissional:
Licenciado em Administração Pública
Duração:
4 Anos
O curso de Licenciatura em Administração Pública rege-se pela Lei n.27/2009 de 29 de Setembro, sobre o ensino superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na FENG. O curso visa formar profissionais qualificados para actuar nos vários domínios de Administração Pública:
- Administração Autárquica
- Finanças e Orçamento Público
- Políticas Públicas e Governação
- Relações Públicas.
O curso foi concebido para os regimes à distância e presencial, sendo que para os dois primeiros graus académicos são concedidos licenciatura e pós-graduação. Desta forma, todos os candidatos que tenham o bacharelato em programas relacionados, como Economia, Gestão, Sociologia, Filosofia, Psicologia, Direito, etc., podem adquirir o grau de Licenciatura em Administração Pública.
A intervenção do Estado nos aspectos políticos, económicos, sociais e tecnológicos para a regularização dos problemas surgidos nos mecanismos é imprescindível. Assim, este curso pretende desenvolver um programa que permitirá dar um upgrade aos quadros do Sector Público, para que possam dar respostas adaptadas às várias necessidades que o País apresenta e/ou poderá apresentar no futuro.
Perfil
O licenciado em Administração Pública é um profissional capaz de responder aos desafios colocados nos serviços público e privado: modernização, proximidade e dinamismo. Os graduados deste programa são profissionais com as seguintes capacidades:
- Fazer uma apreciação do sistema governamental, requisitos legais, governação e ética, gestão pública e desenho de políticas, partindo de perspectivas teóricas para métodos práticos;
- Perceber como as instituições públicas são estruturadas, a composição do quadro do pessoal e recursos materiais, bem como o modo de implementação das políticas, incluindo a apreciação de queixas e de recursos de cidadãos e outros clientes do governo Moçambicano.
Competencias
O licenciado em Administração Pública terá, no fim do seu curso, as seguintes aptidões:
- Adquirir competências teóricas em segmentos específicos do saber jurídico e económico, na óptica da Administração Pública;
- Apreender os mais recentes conhecimentos e desenvolvimentos nos domínios da gestão das políticas, regulação e contratação públicas e do seu quadro institucional e organizacional;
- Conhecer as principais teorias e abordagens da área da Administração Pública;
- Conhecer como e porquê as políticas governamentais sociais e económicas são elaboradas e implementadas, como as instituições públicas são estruturadas, a composição do quadro do pessoal e recursos materiais, e como são implementadas as políticas, incluindo a apreciação de queixas e de recursos de cidadãos e outros clientes do Governo;
- Conhecer os fundamentos e conceitos básicos da administração pública;
- Demonstrar uma cultura de investigação e pesquisa em matéria de assuntos sociais.
- Desenvolver competências que permitam uma aprendizagem constante ao longo da vida, com um certo grau de autonomia;
- Reflectir e racionalizar os métodos e práticas de gestão da Administração Pública;
- Saber apreciar o sistema governamental, requisitos legais, governação e ética e gestão pública, e desenhar políticas, partindo da perspectiva teórica para métodos práticos;
- Saber contribuir para a formação permanente, a integração e a adaptabilidade profissionais, com o inerente reforço da empregabilidade local e nacional;
- Saber investigar e inovar, nos domínios das ciências jurídicas, económicas aplicadas e da Administração Pública;
- Ter capacidade de adaptação à modernização e mudança na Administração Pública, em particular no que diz respeito à sociedade do conhecimento.
Saídas Profissionais
Os licenciados deste curso poderão enquadrar-se, especialmente, no sector público; contudo, abre horizontes para a administração no sector privado. O objectivo do curso é a formação e capacitação de profissionais capazes de operar em vários domínios do sector público. Eis algumas possibilidades:
- Administração e Finanças
- Administração e Gestão Pública
- Auditoria e Fiscalidade
- Contabilidade e Administração
- Contabilidade e Finanças Públicas
- Contabilidade e Fiscalidade
- Gestão de Recursos Humanos
- Gestão do Património
- Gestão Pública e Autárquica
- Gestor de Empresas Municipais
- Gestor de Organizações Não Governamentais
- Gestor nas Empresas públicas e privadas
- Gestores em instituições participadas pelo Estado
- Gestores na Administração Pública central e local
- Gestores nas Instituições privadas, em particular as fornecedoras de bens e serviços ao Estado
Plano Curricular
Para completar o curso de Licenciatura em Administração Pública, cada estudante deverá aprovar a todas as disciplinas ou módulos do plano curricular, os quais perfazem um total de 180 créditos académicos.
Grau académico:
Licenciatura
Título Profissional:
Licenciado em Ciências Políticas: Ética e Cidadania
Duração:
4 Anos
PERFIL DO GRADUADO
Os graduados, no âmbito do Curso de Licenciatura em Ciência Política: Ética e Cidadania, serão portadores de um perfil profissional que lhes permite trabalhar e/ou colaborar em diferentes instituições públicas e privadas ao nível nacional e internacional, podendo assumir diversas responsabilidades em diferentes níveis. Igualmente, os graduados do curso em alusão terão um perfil formativo relevante no contexto das necessidades de desenvolvimento do país.
Saídas Profissionais
O Perfil Profissional do graduado é uma imagem de conhecimentos, capacidades e atitudes/ comportamentos adquiridos num curso de graduação. Assim, o perfil orienta a escolha e a organização das actividades curriculares que compõem o plano de estudos e dá uma indicação das áreas de intervenção do futuro graduado. O graduado deste curso de Licenciatura poderá trabalhar na função pública e no âmbito da liderança e no empoderamento das comunidades. O graduado poderá ainda trabalhar como mediador de conflitos, tanto no âmbito local como nacional. O graduado poderá também trabalhar como consultor e assessor em instituições públicas e privadas nas seguintes áreas:
∙ Democracia e Governação;
∙ Liderança;
∙ Direitos Humanos;
∙ Recursos humanos, entre outras.
Perfil Formativo
O Licenciado em Ciência Política: Ética e Cidadania é um profissional qualificado, com elevada consciência crítica, com capacidade de conduzir a pesquisa científica neste domínio de conhecimento com relativa autonomia, bem como elaborar projectos de investigação científica. Para além das habilidades de comunicação científica, o graduado em Ciência Política: Ética e Cidadania deve pesquisar os assuntos da sua especialidade e oferecer o seu saber no aconselhamento às instituições públicas e privadas em matérias ligadas à democracia e à ética governativa, entre outras.
O Licenciado em Ciência Política: Ética e Cidadania será um profissional detentor de conhecimento multidisciplinar e transdisciplinar, propiciando a capacidade de analisar e compreender os fenómenos políticos, sociais e económicos complexos bem como as dinâmicas do mundo contemporâneo. A observância de uma conduta profissional e humana, moral e eticamente recomendáveis e aceitáveis na sociedade Moçambicana, na região e no mundo é outro traço característico dos graduados deste curso de licenciatura. Assim, as competências do Perfil Formativo estão alinhadas com os domínios de conhecimento identificados no perfil de competências.
Grau académico:
Mestrado
Título Profissional:
Mestre em Sistemas de Informação Geográfica e Monitoria dos Recursos Naturais
Duração:
1 Ano e meio
Perfil
O Mestre em SIG e MRN é um profissional especializado, com capacidades para liderar e orientar a concepção dos SIG adaptados a Avaliação e Monitoria dos Recursos Naturais em diferentes contextos Empresariais e Institucionais.
Competências
- Elabora planos e projectos para a gestão e monitoria dos recursos naturais
- Trabalha de forma dinâmica e em equipa
- Sabe estabelecer as relações entre a tecnologia, dados, métodos, e organização no uso de SIG;
- Cria e gerir bases de dados geoespaciais;
- Conhece a natureza dos SIG e dos componentes chaves;
- Sabe apresentar as principais questões relacionadas com o desenho, criação e funcionamento de SIG;
- Domina a modelação e análise tridimensional dos dados geográficos.
Saídas Profissionais
- Especialista em análises e gestão de informação
- Gestor de SIG
- Técnico de gestão de dados de natureza demográfica, social e ambiental
- Avaliação e Gestão dos Recursos Naturais
- Gestor de programas de Monitoria e Gestão Ambiental
- Planificador Territorial
- Analista de informação geográfica
- Carreira académica e de investigação
Plano Curricular
O Plano curricular do Mestrado em Gestão e Administração Educacional apresenta a seguinte estrutura:
Para completar a parte académica do 2.º Ciclo de três semestres (Mestrado), o estudante deve acumular 90 créditos académicos, dos quais 60 créditos em disciplinas curriculares e 30 créditos no trabalho de fim do curso (Seminário: Dissertação).
Grau académico:
Mestrado
Título Profissional:
Mestre em Gestão e Administração de Negócios
Duração:
1 Ano e Meio
O curso de Mestrado em Gestão e Administração de Negócios (MBA) tem como objectivo desenvolver e reforçar as competências dos gestores de Moçambique e produzir analistas de negócios e administradores, tanto no sector público, como privado, altamente qualificados.
O programa incentiva o desenvolvimento de competências empresariais e de prática de gestão, abordando os desafios de uma economia regional e global, a partir de uma perspectiva internacional.
O curso incorpora a teoria e a prática das funções da empresa (contabilidade, finanças, gestão e comercialização), bem como temas mais especializados, com foco empresarial e interface das políticas públicas.
Perfil
O Mestre em Gestão e Administração de Negócios da Universidade Católica de Moçambique posiciona-se como um profissional capaz de desempenhar funções nas mais diversas áreas, de uma entidade pública ou privada.
Os amplos conhecimentos de gestão e administração de empresas, adquiridos durante o curso, permitem ao graduado ter uma elevada capacidade de análise, segurança na tomada de decisões em ambientes incertos, flexibilidade para a mudança estratégica e desenvolvimento de competências directivas.
O programa destina-se a preparar os estudantes para assumir um papel preponderante na criação, gestão e direcção de empresas privadas, organizações governamentais e não governamentais.
Competências
Após terminar o MBA, o graduado terá as seguintes competências:
- Conceber e desenvolver os seus próprios empreendimentos com sucesso;
- Saber analisar os problemas de marketing e aplicar os conceitos do marketing mix;
- Saber aplicar as teorias gerenciais nas organizações públicas e privadas;
- Saber aplicar fundamentos económicos e de gestão no processo de tomada de decisões;
- Saber clarificar e quantificar os elementos de incerteza que podem existir no processo de tomada de decisões;
- Saber formular estratégias de marketing e desenvolver programas de marketing;
- Saber interpretar e analisar os documentos financeiros da organização e usá-los para tomar decisões financeiras sustentáveis;
- Saber tomar decisões estratégicas a todos os níveis funcionais da organização;
- Ter conhecimentos dos desafios complexos que envolvem a gestão de pessoas.
Saídas Profissionais
Os mestres em Gestão e Administração de Negócios poderão trabalhar no sector público e/ou privado, assim como usar os conhecimentos adquiridos para se tornar um empreendedor de sucesso.
A pessoa que adquire o grau de mestre em MBA depara-se com as seguintes saídas profissionais:
- Analista de projectos;
- Assessor de Administração de qualquer área funcional;
- Assessor financeiro;
- Assistente de direcção, administrativo;
- Consultor de gestão, de marketing e de recursos humanos;
- Director de marketing, de recursos humanos e financeiro;
- Director geral;
- Gestor de logística;
- Gestor de operações;
- Planificador.
Plano Curricular
Para completar o curso e obter o grau de mestrado em Gestão e Administração de Negócios o estudante deverá concluir com todas as disciplinas curriculares de modo a obter um total de 90 créditos.Grau académico:
Mestrado
Título Profissional:
Mestre em Administração Pública
Duração:
1 Ano e Meio
Perfil
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Competências
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Saídas Profissionais
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Plano Curricular
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Grau académico:
Mestrado
Título Profissional:
Mestre em Tecnologias da Informação
Duração:
2 Anos
O novo curso de Mestrado Profissionalizante em Tecnologias da Informação rege-se pela Lei n.27/2009 de 29 de Setembro, sobre o ensino superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Gestão de Turismo e Informática. Com um elevado nível académico e um corpo docente internacional, a UCM quer trazer a Moçambique um curso especializado para profissionais com uma clara vontade de superação.
Os estudantes poderão realizar, dentro do Mestrado em Tecnologias da Informação, uma especialização em uma das seguintes áreas:
- Database Administration (Administração de Bases de Dados).
- Software Engineering (Engenharia de Software).
- Systems and Network Administration (Administração de Sistemas e Redes).
Os estudantes que não completarem a parte da dissertação, podem receber um diploma de pós-graduação em Tecnologias da Informação, com especialização numa das três áreas citadas.
Cada módulo está desenhado, é ensinado e actualizado por uma equipa de académicos com uma longa experiência de pesquisa e consultoria no seu campo. Isto possibilita que os estudantes fiquem expostos ao pensamento actual e possam estar em contacto com importantes novos desenvolvimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação.
Perfil
O mestre em Tecnologias da Informação é um profissional altamente qualificado, com habilidades de gestão e uma perspectiva ampla sobre os negócios e o mercado, e com um treinamento avançado em Tecnologias da Informação, que lhe permitem dar uma resposta criativa e profissional a problemas concretos, por meio das tecnologias actuais e emergentes.
O público-alvo do Mestrado em Tecnologias da Informação são profissionais licenciados em várias áreas, compreendendo Tecnologias da Informação, Matemática, Física ou Engenharia Electrónica. Candidatos com outros cursos, mas uma experiência profissional no campo das Tecnologias da Informação, podem também ser considerados. Se necessário, o candidato pode ser chamado para uma entrevista inicial.
Competências
O mestre em Tecnologias da Informação possui as seguintes competências:- Conhecer os princípios subjacentes das tecnologias da informação actuais e emergentes.
- Possuir habilidades técnicas e profissionais avançadas para um desenvolvimento profissional contínuo.
- Ser capaz de desenvolver pesquisas que contribuam para o desenvolvimento de novas técnicas e tecnologias.
- Ser capaz de desenvolver um pensamento analítico e crítico.
- Ser capaz de integrar as Tecnologias da Informação com os fundamentos da gestão de empresas.
- Ser capaz de planificar, desenhar e construir, usando as práticas e técnicas mais reconhecidas, soluções de Tecnologias da Informação viáveis e apropriadas para problemas específicos, que compreendam características como confiabilidade, qualidade e segurança.
- Ter habilidades elevadas de comunicação, interpessoais e de trabalho em equipa.
O profissional formado neste mestrado poderá trabalhar no sector privado, no sector público ou criar negócios próprios, para consultoria e gestão de serviços na aplicação das tecnologias da informação, desenvolvimento de software e administração de sistemas e redes. Igualmente, poderá trabalhar como investigador especializado nas tecnologias da informação, e como académico ou docente universitário.
Plano Curricular
Para completar o curso de Mestrado em Tecnologias da Informação, cada estudante deverá acumular 93 créditos académicos, dos quais 63 créditos se referem às disciplinas curriculares e os restantes 30 à elaboração do trabalho de fim de curso (dissertação). Quem não concluir a parte da dissertação, terá direito a um diploma de pós-graduação.
Grau académico:
Mestrado
Título Profissional:
Mestre
Faculdade:
Faculdade de Gestão de Turismo e Informática
Duração:
2 Anos
O curso de Mestrado Profissionalizante em Desenvolvimento Sustentável e Gestão de Turismo rege-se pela Lei n.27/2009 de 29 de Setembro, sobre o ensino superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38, pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique, e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Gestão de Turismo e Informática.
As actividades turísticas, há longo tempo praticamente esquecidas em Moçambique, supõem, nos nossos dias, um vector fundamental do desenvolvimento económico, atraindo o interesse cada vez maior dos sectores público e privado. À semelhança do que está a acontecer em outros países, o Turismo pode tornar-se, em Moçambique, na primeira indústria e verdadeiro motor da economia e do desenvolvimento. Para responder à necessidade de profissionais criativos, inovadores e competitivos, que o sector está a exigir, a Faculdade de Gestão de Turismo e Informática orgulha-se de apresentar este mestrado.
Pretendemos oferecer uma formação integral, de qualidade, ao nível de exigência, reflexão e pesquisa, próprios de um curso de mestrado. Propomo-nos formar profissionais altamente qualificados no sector de gestão de empresas e actividades turísticas, promoção de destinos e gestão sustentável dos recursos, profissionais capazes de tomar decisões e resolver problemas práticos com sucesso, em prol de um desenvolvimento económico e social harmonioso e sustentável.
A ênfase que este mestrado outorga à componente económica e política do desenvolvimento ampliará a visão dos nossos mestres e brindar- lhes-á novas oportunidades de emprego, nas áreas profissionais afins.
Perfil
O mestre em Desenvolvimento Sustentável e Gestão de Turismo é um profissional capaz de:
- Gerir o Turismo com uma ampla visão; é capaz de intervir a nível local, nacional e internacional; conhecedor dos aspectos envolvidos no desenvolvimento sustentável, é capaz de desenvolver uma pesquisa intensiva para elaborar uma planificação inovadora, na busca de soluções para os desafios que o desenvolvimento socio-económico e o desenvolvimento do Turismo apresentam.
- Usar as suas competências de gestão e seus conhecimentos sobre estratégias de desenvolvimento com uma alta sensibilidade para um desenvolvimento sustentável, o respeito dos direitos humanos, a redução da pobreza, a valorização do património histórico e cultural e da biodiversidade. Tais tópicos estão a tornar-se prioritários em todo o mundo, sobretudo onde os recursos naturais representam uma poderosa potencialidade para a expansão do Turismo, como em Moçambique.
Graças a uma formação personalizada e inovadora, o mestre em Desenvolvimento Sustentável e Gestão de Turismo adquire habilidades específicas de liderança, comunicação e gestão, e o desenvolvimento pessoal e profissional necessário para ocupar uma posição de responsabilidade no desenvolvimento do País e no sector do Turismo em particular.
O público-alvo do Mestrado em Desenvolvimento Sustentável e Gestão de Turismo são profissionais licenciados em várias áreas, interessados no desenvolvimento racional e sustentável do País e convictos da importância do Turismo como motor para esse desenvolvimento.
Competências
O mestre em Desenvolvimento Sustentável e Gestão de Turismo é capaz de trabalhar como perito no sector público assim como no privado, com competência em:
- Conhecer a economia regional da SADC, as principais questões relacionadas com a economia do meio ambiente e os principais problemas económicos contemporâneos, e possuir as ferramentas para dar respostas aos desafios presentes.
- Conhecer as principais metodologias de investigação e saber desenvolver projectos de pesquisa para intervir no desenvolvimento económico local.
- Conhecer as transformações produzidas pelo desenvolvimento a nível internacional e local e ser capaz de analisar potenciais futuras transformações no contexto moçambicano.
- Conhecer o funcionamento de organismos e instituições públicos e privados que trabalham com cooperação e desenvolvimento.
- Conhecer o papel do Turismo no contexto dos países em vias de desenvolvimento.
- Conhecer os principais modelos e teorias de desenvolvimento socio-económico.
- Conhecer os princípios de gestão de actividades empresariais.
- Conhecer os princípios micro e macro-económicos para o desenvolvimento.
- Conhecer os princípios que a doutrina social da Igreja propõe para um desenvolvimento mais justo e humano.
- Saber gerir negócios privados e instituições ligadas ao desenvolvimento.
- Saber identificar oportunidades na arte e cultura local para uma gestão sustentável de actividades turísticas.
- Saber planear e implementar projectos e serviços turísticos.
- Ser capaz de comunicar, efectivamente, com diferentes tipos de interlocutores em diferentes situações, e trabalhar em equipa, desenvolvendo as potencialidades do grupo.
- Ser capaz de desenvolver projectos turísticos integrados no meio físico natural, para colaborar com a sua preservação, e de realizar uma gestão sustentável dos recursos naturais.
- Ser capaz de fazer uma diagnose dos principais problemas associados ao desenvolvimento e aplicar os princípios adequados para o progresso socio-económico.
- Ser capaz de mediar entre os diferentes actores nas actividades turísticas operando a nível local (pessoas singulares e comunidades locais, actores públicos e privados, actores locais e internacionais), e interagir com parceiros locais e internacionais dentro de um desenvolvimento sustentável dos destinos turísticos.
- Ser capaz de promover serviços em geral, e destinos e produtos turísticos em particular, a mercados e consumidores alvo.
- Ter uma visão social ética, respeitosa do meio ambiente e da comunidade local, e possuir uma sensibilidade capaz de integrar estes tópicos numa política de planificação e desenvolvimento que unifique os interesses turísticos e os interesses do meio social, para a promoção de um desenvolvimento realmente sustentável.
Saídas Profissionais
O profissional formado neste mestrado poderá trabalhar, entre outras possibilidades, como:
- Consultor para empresas de turismo, na pesquisa, planificação, desenvolvimento e gestão de projectos turísticos.
- Formador de profissionais nas várias áreas relacionadas com o desenvolvimento e o turismo.
- Gestor do património cultural, de parques naturais e recreativos.
- Oficial, gestor e consultor de projectos para ONGs e para organizações internacionais que promovem o turismo sustentável.
- Operador particular com iniciativas de empreendedorismo na área de Turismo.
- Perito em agências e instituições nacionais e internacionais de desenvolvimento.
- Perito em agências nacionais e internacionais, para a planificação e desenvolvimento de projectos turísticos.
- Perito em identificação e promoção de destinos, rotas e produtos turísticos que aproveitem as oportunidades do território, a história, a arte e a cultura local, para empresas turísticas e outras instituições.
- Perito em instituições turísticas públicas, como colaborador e responsável para a planificação e desenvolvimento de políticas de Turismo sustentável.
- Perito nos sectores de marketing e planificação em departamentos e instituições de turismo públicas e privadas.
- Promotor e organizador de atracções e eventos turísticos (festivais, eventos culturais, etc.), assim como exibições e feiras comerciais do sector de Turismo.
- Técnico de infra-estruturas e empresas turísticas.
Plano Curricular
Para completar o curso de Mestrado em Desenvolvimento Sustentável e Gestão de Turismo, cada estudante deverá acumular 90 créditos académicos, dos quais 60 créditos se referem às disciplinas curriculares e os restantes 30 à elaboração do trabalho de fim de curso (dissertação). Quem não concluir a parte da dissertação terá direito a um diploma de pós-graduação.
Grau académico:
Mestrado
Título Profissional:
Mestre em Direito Civil
Duração:
1 ano e meio
Perfil
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Competêncais
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Saídas Profissionais
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Plano Curricular
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PERFIL
O curso nasce com a missão de proporcionar conhecimento e desenvolvimento de habilidades técnicas, conceptuais e humanas ligadas à área de gestão educacional, recorrendo a metodologias de ensino centradas no estudante.
O curso de Mestrado em Gestão e Administração Educacional tem em vista responder a procura, no mercado de trabalho, de profissionais capazes de responder os desafios da educação.
COMPETÊNCIAS
O graduado em Gestão e Administração educacional deve ser capaz de:
- Gerir e administrar instituições de ensino;
- Supervisionar instituições de ensino com vista a apoiar no desenvolvimento das suas actividades;
- Desenhar e desenvolver currículos;
- Elaborar projectos educativos.
SAIDAS PROFISSIONAIS
O mestrado em Gestão e Administração Educacional pode desempenhar as seguintes funções:
- Gestor de instituições educativas;
- Supervisor de instituições de ensino;
- Formador de professores e profissionais da educação;
- Implementador de projectos educativos;
- Assessor de órgãos de administração pública a nível nacional, regional e local.
PLANO CURRICULAR
O plano curricular do curso de mestrado em Gestão e Administração Educacional que corresponde ao 2º ciclo, em consonância com a Lei do Ensino Superior em Moçambique, tem a duração de dois (2) anos e comporta 120 créditos.
O curso é composto por oito (8) unidades curriculares que decorrem em dois semestres. Sendo que os restantes dois semestres são para a elaboração da dissertação.
As unidades curriculares comportam entre sete (7) e oito (8) créditos e decorrem durante 5 semanas, tendo o mínimo de seis (6) aulas presenciais por semana. Para cada unidade curricular, 30 horas são presenciais e 34 horas reservadas para a interacção na plataforma moodle.
Para concluir o Mestrado em Gestão e Administração Educacional, o estudante deve aprovar a todas unidades curriculares incluindo a dissertação.