- Cursos de Licenciatura
- Cursos de Mestrado
- Cursos de Doutoramneto
- Aconselhar a qualquer cidadão ou entidade no cumprimento dos ditames legais, criando situações hipotéticas que elucidem o ouvinte, quanto às consequências jurídico-legais do incumprimento do estipulado na lei;
- Defender e promover os direitos humanos e os direitos fundamentais preconizados pelo legislador constituinte;
- Descrever correctamente os processos de aplicação das normas, tendo em conta a sua estrutura de previsão e estatuição;
- Descrever e analisar os fins das penas e das medidas de segurança, tendo em conta a proporcionalidade e a ressocialização dos infractores;
- Desenvolver uma forte capacidade de argumentação;
- Enquadrar o sistema jurídico moçambicano dentro da família romano-germânica, sem obliterar o seu enquadramento regional;
- Fazer o enquadramento jurídico-legal de qualquer situação fáctica ao mundo do Direito;
- Incutir e promover os valores da Justiça, ética e bem-estar social;
- Promover o respeito pela legalidade e pelas instituições;
- Solucionar os litígios que se lhe apresentam, tendo em conta os interesses protegidos e acolhidos pelo legislador.
- Advogados;
- Chefes de departamento jurídicos de empresas privadas;
- Conservadores de Registo;
- Consultor jurídico de empresas ou instituições do Estado;
- Consultores jurídicos;
- Diplomatas (Relações Internacionais);
- Magistratura do Ministério Público (Procuradores da República);
- Magistratura Judicial (Juízes);
- Municípios, Governos e Assembleias Provinciais;
- Notários;
- ONG´s que trabalham no âmbito dos Direitos Humanos;
- Organizações internacionais, incluindo as regionais;
- Recursos Humanos.
- Licenciatura em Direito de Estado e Democracia (trienal)
- Licenciatura em Direito Económico e Social (trienal)
Grau académico:
Licenciatura
Título Profissional:
Licenciado em Contabilidade e Auditoria
Duração
4 Anos
O curso de Licenciatura em Contabilidade e Auditoria foi introduzido em 2010 pela Universidade Católica de Moçambique - Faculdade de Economia e Gestão (FEG), na Beira. É leccionado em regime presencial e tem a duração de quatro anos. Este curso revela-se um instrumento metodológico indispensável à garantia da conformidade de interpretação dos registos financeiros, bem como à fiabilidade dos respectivos conteúdos, desempenhando uma função imprescindível na facilitação da globalização dos negócios.
Actualmente, o Mercado identifica a necessidade de acolher profissionais com estas competências, que permitam responder às vicissitudes e características apresentadas pelas exigências crescentes do mundo dos negócios. O sector público também necessita de profissionais com este perfil, habilitados para aplicar os princípios contabilísticos patentes no Plano Geral de Contabilidade (PGC) e respectivos planos sectoriais.
Atendendo à procura do mercado, o curso de Licenciatura em Contabilidade e Auditoria responde ao desafio da formação moderna que requer quadros competentes, capazes de lidar com o actual ambiente de negócios. A Licenciatura também prepara os estudantes para dois importantes tipos de Auditoria: Interna e Financeira, fornecendo as competências necessárias para que os futuros licenciados possam ser reconhecidos pelo organismo Internacional - Institute of Internal Auditing.
Perfil
O graduado em Contabilidade e Auditoria tem um conhecimento global do funcionamento de uma organização e dos seus ambientes. Possui conhecimentos práticos e teóricos, universalmente aceites, e está habilitado a desenvolver as suas actividades em instituições que operam nos mercados monetário e financeiro, bancos, seguradoras, organizações empresariais privadas e públicas, empresas de Auditoria e Consultoria, ONG’s, entre outras.
O graduado tem facilidade em trabalhar em equipa, conceber soluções para problemas concretos, desempenhar tarefas que exigem uma dedicação elevada e, muitas vezes, com grande autonomia.
Competências
O licenciado em Contabilidade e Auditoria deve adquirir, ao longo do curso, as seguintes competências básicas de formação profissional:
- Capacidade para aprender e desenvolver a teoria e a prática contabilística, bem como o meio envolvente em que se desenvolveu e vai aplicar;
- Capacidade para processar e compilar a informação contabilística e iniciar a sua interpretação/ análise;
- Saber utilizar o Software informático apropriado para processamento da informação contabilística;
- Capacidade para proceder à análise e relevação contabilística das diferentes operações empresariais;
- Diferenciar entre os fins da contabilidade e da fiscalidade e seus efeitos;
- Encerrar as contas e apurar os resultados do exercício;
- Elaborar o balanço, a demonstração de resultados líquidos, a demonstração dos fluxos de caixa e o anexo;
- Preparar e elaborar demonstrações financeiras consolidadas;
- Capacidade para preparar relatórios e contas intercalares, anuais e por segmentos;
- Aprender a noção e importância dos investimentos financeiros;
- Dominar o tratamento contabilístico legal/fiscal das operações especiais e das imobilizações;
- Aplicar as normas internacionais de contabilidade no registo das transacções e na apresentação das demonstrações financeiras;
- Conhecer os conceitos e aspectos fundamentais inerentes à profissão e ao processo de auditoria, incluindo as funções dos auditores, os princípios e normas por que se regem e respectiva responsabilidade;
- Abordar os princípios éticos e deontológicos.
Saídas Profissionais
A Licenciatura em Contabilidade em Auditoria tem por objectivo formar profissionais com competências nas áreas de Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria.
Estes profissionais estão preparados para assumir as seguintes funções:
- Responsáveis de contabilidade em empresas,
- Responsáveis pela gestão fiscal nas empresas,
- Auditores,
- Gestores financeiros,
- Consultores na área de Contabilidade e Fiscalidade em empresas privadas, empresas e serviços do Estado, bem como em empresas do ramo de consultoria contabilística e fiscal e firmas de auditoria. Para além disso, este curso satisfaz os requisitos académicos para inscrição como Técnico Oficial de Contas.
Plano Curricular
Número de vagas : 120 alunos( duas turmas de 30 alunos no periodo laboral e duas turmas de 30 alunos no periodo pós laboral).
Para completar a parte académica do 1.º ciclo de 4 anos (Licenciatura), somando um total de 240 créditos.
Grau académico:
Licenciatura
Título Profissional:
Licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais
Duração
4 Anos
O Curso de Licenciatura em Ciência Politica e Relações Internacionais que vai funcionar na Universidade Católica de Moçambique, é um curso superior formatado em consonância com as directrizes da Declaração de Bolonha, isto é, concebido para um primeiro ciclo de 4 anos lectivos e visa contribuir para o desenvolvimento sócio-politico, da abertura para a promoção de valores da justiça, paz e reconciliação dentro da tradição do espírito de liberdade.
O plano de estudo encerra um conjunto de disciplinas sobre a teoria e prática política e de relações internacionais, completando com outras em humanidades que oferecem o essencial suporte para a compreensão da tradição da liberdade. As cadeiras oferecidas em seminários impactarão sobretudo na relação entre a faculdade e o meio politico nacional, regional e internacional para que seja um contributo necessário para a cientificidade da prática política e das relações internacionais.
A formação combinada com qualidade parece ser ajustada aos interesses actuais da nova realidade nacional e internacional, que requer especialmente funções de elaboração de políticas públicas, assessoria e execução de políticas adequadas em instituições do estado, de organizações não governamentais e da sociedade civil tanto ao nível central como local.
Esta Licenciatura tem início em 2012 nas cidades de Quelimane e Beira.
Perfil
O graduado em Ciência Politica e Relações Internacionais, é lhe conferido uma formação académica fundamental na área científica da Ciência Política e das Relações Internacionais, com a possibilidade de os seus licenciados adquirirem competências distintas na sequência da frequência de disciplinas nucleares com enfoque em domínios mais específicos. Para além de permitir uma participação mais esclarecida na comunidade política, a formação obtida no âmbito deste curso superior habilitará os licenciados a exercerem funções no quadro de instituições e organizações políticas, meios de comunicação social, universidades, centros de estudo e prospectiva, entre outros.
Competêncais
Ao terminar o seu primeiro ciclo de estudos em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Católica de Moçambique o graduado deverá estar habilitado das seguintes competências:
- Disseminar e ancorar, nos meios académicos e profissionais envolvidos, a matriz científica dos estudos sobre a Ciência Politica e Relações Internacionais;
- Qualificação e modernização da actividade política;
- Eficiência na gestão da coisa pública;
- Interpretar o Estado Moderno do ponto de vista orgânico e funcional e as dinâmicas do poder político, assim como os seus principais intervenientes;
- Identificar e explicar o papel e o estatuto dos actores políticos na vida política nacional;
- Avaliar as estratégias dos actores políticos, no sentido de utilizar os médias para influenciar a agenda política e o enquadramento dos acontecimentos políticos;
- Identificar e interpretar o funcionamento do sistema internacional: actores, dinâmicas e problemáticas;
- Exercer funções de análise, implementação e avaliação de políticas e programas públicos;
- Desempenhar a avaliação formal, programática e de impactos sociais das intervenções públicas;
- Perceber a influência do fenómeno da globalização na política nacional, regional e internacional;
- Possuir o domínio sobre as ideias, as teorias e o debate sobre o decurso e os despiques sobre a afirmação da democracia no mundo, em África, em exclusivo, Moçambique;
- Aplicar e relacionar os conceitos-chave dos conteúdos programáticos relacionados com a tradição da liberdade na acção política e na conjuntura internacional.
Saídas Profissionais
O licenciado em Ciência Politica e Relações Internacionais tem uma enorme possibilidade de saídas profissionais em diversas áreas e instituições tais como:
- Analistas Sociais, Políticos e de Opinião Publica
- Responsáveis e funcionários da Administração Pública Local, Nacional e Regional
- Jornalistas Políticos, Assessores Políticos (Governo, Embaixadas e ONG's)
- Líderes partidários, membros de Assembleias Municipais, Provinciais e Nacionais
- Programas de Governação – colaboradores de programas nacionais e internacionais de apoio à boa governação
- Formação complementar à carreira diplomata.
Plano Curricular
Para a conclusão da parte académica do 1º ciclo de 4 anos (Licenciatura), cada estudante terá de aprovar a todas 36 disciplinas, somando um total de 240 créditos.
Grau académico:
Licenciatura
Título Profissional:
Licenciado em Economia e Gestão
Duração
4 Anos
O curso de Licenciatura de Economia e Gestão está organizado de acordo com a Reforma de Bolonha, pelo sistema de unidades de crédito e disciplinas semestrais, e tem a duração de 4 anos. O plano de estudo inclui um conjunto de disciplinas de grande qualidade de Teoria Económica e de Economia Aplicada, entre outras, como Contabilidade e Gestão. As cadeiras e o estágio que oferecemos, assim como a relação entre a faculdade e o meio, permitem, por um lado, uma adaptação adequada ao mercado de trabalho, e por outro, uma constante atenção aos contributos recentes da aplicação da Teoria Económica.
A Licenciatura tem-se revelado apropriada ao mercado de trabalho que requer principalmente funções técnicas e executivas em instituições financeiras e em pequenas e médias empresas de diversos sectores de actividades. De facto, os empregadores têm, ao longo dos anos, recrutado de forma muito favorável os licenciados em Economia e Gestão pela Faculdade de Economia e Gestão (FEG).
Perfil
O graduado em Economia e Gestão está capacitado para enfrentar os desafios que surgem como resultado da transformação da sociedade actual, com mais destaque para os aspectos ligados ao mercado de emprego dinâmico.
O graduado deve ser capaz de fazer análises macro-económicas, aplicar os modelos económicos, actualizar conhecimentos teóricos e analisar as novas interpretações da teoria económica, ajustado aos fundamentos éticos.
Competências
O graduado em Economia e Gestão deve desenvolver as seguintes actividades:
- Elaboração e coordenação de projectos e programas socio-económicos ao nível do território, ramo ou sector;
- Elaboração e controlo de aplicação de princípios e procedimentos na gestão económica nacional, do ramo ou sector;
- Participação e contribuição na definição , aperfeiçoamento e funcionamento do sistema nacional de estatística;
- Participação na elaboração, desenvolvimento e aperfeiçoamento dos métodos económicos da economia nacional (sistema de preços, política salarial, política fiscal e monetária, política creditaria, política de investimentos);
- Participação na planificação e organização das relações internacionais, ao nível económico e de cooperação, das relações monetárias e financeiras e do comércio externo;
- Concepção, execução e avaliação da política de investimento no âmbito sectorial e nacional;
- Formulação, implementação e controlo de programas e projectos no âmbito industrial e de investimento ao nível interno e externo;
- Análise de gestão cambial, de créditos e seguros, bem como de outros produtos financeiros;
- Investigação de problemas socio-económicos dos ramos da economia nacional e/ou regional.
Saídas Profissionais
O licenciado em Economia e Gestão tem um enorme leque de saídas profissionais em diversas áreas, algumas das quais são:
- Economista
- Auditor Financeiro
- Assessor económico, financeiro e bancário
- Gestor Administrativo-Financeiro
- Gestor Comercial de Vendas;
- Contabilista
Plano Curricular
Número de vagas : 60 ( uma turma de 30 alunos no período laboral e uma turma de 30 no periodo pós laboral).
Para completar a parte académica do 1º ciclo de 4 anos (Licenciatura), cada estudante terá de aprovar às 39 disciplinas, somando um total de 240 créditos.
Grau académico:
Licenciatura
Título Profissional:
Licenciado
Duração
4 Anos
O curso de Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos, introduzido pela Universidade Católica de Moçambique, Faculdade de Economia e Gestão (UCM-FEG), tem regime presencial e a duração de quatro anos. Surge como um instrumento metodológico de formação de técnicos superiores em gestão de recursos humanos, para dar resposta à rápida evolução da função de recursos humanos no contexto actual da função pública e económica, e às exigências que se verificam na gestão do capital humano nas organizações.
O curso configura-se de maneira a que os alunos atinjam níveis de excelência no conhecimento e domínio da utilização dos instrumentos profissionais estudados, no quadro do processo de Bolonha, no que concerne a aquisição de conhecimentos, competências e saberes estabelecidos pelo respectivo nível académico. Pode, posteriormente, tirar o mestrado.
O curso de Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos requer, sobretudo, potenciar a formação de técnicos qualificados, cuja prática se guie pelo rigor do pensamento, pela abertura de espírito, pela ética e por critérios de elevada qualidade na acção profissional.
Perfil
O perfil profissional do licenciado em Gestão de Recursos Humanos é o de um gestor de pessoas no seio das organizações, capaz de planear e gerir os recursos humanos, nomeadamente no recrutamento e selecção, treino e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, gestão de carreiras, entre outros.
É também um consultor ou analista na área de recursos humanos, bem como um profissional que promove o desenvolvimento de competências relacionadas com o comportamento individual e organizacional, catalizando os processos de elaboração de planeamento estratégico, programas de qualidade de vida no trabalho e avaliação do clima organizacional.
Competêncais
O perfil profissional do licenciado em Gestão de Recursos Humanos é o de um gestor de pessoas no seio das organizações, capaz de planear e gerir os recursos humanos, nomeadamente no recrutamento e selecção, treino e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, gestão de carreiras, entre outros.
É também um consultor ou analista na área de recursos humanos, bem como um profissional que promove o desenvolvimento de competências relacionadas com o comportamento individual e organizacional, catalizando os processos de elaboração de planeamento estratégico, programas de qualidade de vida no trabalho e avaliação do clima organizacional.
Saídas Profissionais
O licenciado em Gestão de Recursos Humanos tem um vasto leque de saídas profissionais, podendo trabalhar nas seguintes áreas:
- Consultor de formação profissional;
- Consultoria em recursos humanos e formação profissional;
- Organizações governamentais e não governamentais, a nível do departamento de recursos humanos;
- Empresas de recrutamento e selecção;
- Administrador de cargos e salários, planeamento de recursos humanos e administração de pessoal.
Plano Curricular
Número de vagas : 60 ( uma turma de 30 alunos no pediodo laboral e uma turma de 30 no periodo pós laboral).
O Plano Curricular da Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos apresenta a seguinte estrutura:
Para completar a parte académica do 1º Ciclo de 4 anos (Licenciatura), somando um total de 240 créditos académicos.
Grau académico:
Licenciatura
Título Profissional:
Licenciado em Administração e Gestão de Empresas
Duração
4 Anos
O curso de Licenciatura em Administração e Gestão de Empresas funciona em regime presencial desde 2010 e tem um perfil dotado de novos contextos nacionais e internacionais. Tem uma capacidade excelente de inserção no mercado laboral. Este curso tem a duração de 4 anos, divididos em 8 semestres.
O plano de estudo apresentado está estruturado de forma a cumprir plenamente os objectivos estabelecidos no quadro do processo de Bolonha, nomeadamente no que diz respeito à aquisição de conhecimentos, competências e saberes, que permitem também prosseguir os estudos para o grau de mestrado.
Este curso visa a preparação de profissionais qualificados, capazes de dar resposta às necessidades de organizações em domínios diversos: administrativo, contabilístico, financeiro e comercial.
Perfil
O profissional em Administração e Gestão de Empresas recebe, na sua formação, conhecimentos para seleccionar os mais complexos problemas organizacionais, podendo actuar na gestão de recursos humanos e não humanos.
Competêncais
- Análises de informação quantitativa e financeira sobre o desempenho de mercado, produto, custo e de mais dados, visando apoiar o processo de estudo mercadológico e económico
- Auto-gestão efectiva em termos de tempo, planeamento e comportamento, dinâmica pessoal, iniciativa individual e empreendimento
- Autonomia de pensamento alicerçada em elementos científicos
- Capacidade de análise crítica fundamentada
- Capacidade de tomar decisões e de resolução de problemas numa realidade diversificada em constante mudança
- Conhecimento de princípios contabilísticos e análises de mapas financeiros
- Domínio de altos valores da ética empresarial
- Domínio de habilidades relativas à comunicação e expressão oral e escrita
- Elaboração e interpretação dos relatórios financeiros de fluxos de caixa
- Elaborar, analisar e gerir projectos
- Interpretar planos estratégicos, tácticos e operacionais, que contribuem para estabelecimento de níveis de capitais próprios para o nível de manutenção
- Permanente curiosidade intelectual que o leve a pensar na formação, não como um processo que se esgota com a simples aquisição de um grau académico, mas que se prolonga no tempo, fruto dos processos dinâmicos e concorrenciais que sujeitam e definem as sociedades modernas
- Técnico de fiscalidade empresarial
- Utilizar formulações matemáticas e estatísticas na análise de fenómenos económicos e empresariais
Saídas Profissionais
As competências científicas, técnicas e pessoais, fornecidas durante o curso, habilitam os licenciados em Administração e Gestão de Empresas ao desempenho de funções diversas, em domínios como a organização e gestão, planeamento e estratégia, e ensino e formação:
- Administração Pública ou Privada
- Auditoria e Consultoria
- Auto-emprego
- Controlo de Gestão
- Direcção e Gestão das áreas Comercial e de Marketing
- Direcção e Gestão das áreas Contabilísticas e Financeiras
- Ensino e Investigação
- Gestor de Projectos
- Gestor Financeiro
Plano Curricular
Para completar a parte académica do primeiro ciclo de 4 anos em licenciatura, somando um total de 240 créditos.
Grau académico:
Licenciatura
Título Profissional:
Licenciado em Tecnologias da Informação
Duração:
4 Anos
O curso de licenciatura em Tecnologias da Informação rege-se pela Lei n.27/2009 de 29 de Setembro, sobre o ensino superior, publicada no Boletim da República I Série, Número 38, pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na Faculdade de Gestão de Turismo e Informática. O curso visa formar profissionais qualificados para actuar nos vários domínios do uso das tecnologias da informação, desde o hardware, as redes, as bases de dados ou a engenharia de software e programação.
As tecnologias da informação são uma ferramenta imprescindível para qualquer actividade no mundo moderno. Este curso pretende responder à demanda de profissionais que saibam dar respostas adaptadas às várias necessidades que em Moçambique existem e virão a existir nos próximos anos.
O curso responde às exigências de um currículo moderno, que fornece competências técnicas precisas para o uso das tecnologias da informação, com uma componente prática importante, os workshops incluídos na maior parte das disciplinas.
Perfil
O licenciado em Tecnologias da Informação na UCM é um profissional capaz de gerir tecnologias em três áreas principais: programação, administração de sistemas e de redes, e bases de dados. Os graduados deste programa são profissionais com capacidade de promover o uso de tecnologias de informação, preparados para responder e adaptar-se às necessidades tecnológicas de hoje e do futuro, do mundo no geral e de Moçambique em particular. A partir deste perfil geral, os estudantes poderão especializar-se em uma área específica a nível de mestrado.
Competências
O graduado em Tecnologias da Informação terá as seguintes competências:
- Em Programação:
- Compreender os fundamentos básicos de programação, estruturas de dados e algoritmos.
- Conhecer os fundamentos básicos sobre linguagens de programação imperativa e programação orientadas à objectos.
- Conhecer os fundamentos matemáticos que sustentam as tecnologias informáticas.
- Saber identificar, analisar, desenhar e implementar soluções para problemas relacionados com Tecnologias de Informação e comunicação.
- Saber gerir projectos e serviços na área de tecnologias de informação.
- Saber conceber, desenvolver e explorar sistemas, serviços e aplicações informáticas tanto centralizadas como distribuidas integrando hardware, software e redes.
- Em Administração de sistemas e redes:
- Saber desenhar, montar, dimensionar e gerir uma rede de TICs.
- Conhecer os principais conceitos teóricos subjacentes às principais tecnologias de acesso e core, sabendo exemplificar e discutir o uso dessas tecnologias em cenários de redes distintos.
- Saber elaborar e executar projectos e especificações de Cabeamento Estruturado.
- Seleccionar os serviços de rede mais apropriados para suportar uma dada aplicação.
- Identificar e discutir as diferenças e conceito sujacentes aos protocolos Ipv4 e Ipv6 e compreender os princípios e funcionalidades inerentes à mobilidade, concretizando para IPv4 e Ipv6.
- Saber gerir e configurar serviços de internet.
- Em Bases de Dados:
- Saber desenhar e implementar bases de dados.
- Especificar e dimensionar equipamentos para suportar Base de Dados.
- Avaliar Sistemas de Gestão de Base de Dados disponíveis com o objectivo de escolher o mais adequado.
- Saber gerir, administrar e fazer a manutenção de Sistemas de Base de Dados.
Transversais: - Saber comunicar-se na escrita e oralmente tanto na lingua Portuguesa como Inglesa.
- Conhecer a terminologia técnica Inglesa no campo da Informática moderna
- Entender as responsabilidades e desafios profissionais, éticos, legais, de segurança e sociais do uso das tecnologias de informação e comunicação.
- Ter espírito de liderança e de inovação, e capacidade de integrar-se numa equipa de trabalho.
Saídas Profissionais
- Os licenciados neste curso poderão enquadrar-se profissionalmente no sector público ou no sector privado assim como desenvolver a sua actividade profissional de forma liberal. Eis aqui algumas possibilidades:
- Administrador de sistemas e redes.
- Analista de sistemas de informação.
- Consultor de Informática.
- Docente.
- Gestor de Bases de Dados.
- Gestor de Sistemas Informáticos.
- Programador no desenvolvimento de aplicativos.
- Técnico informático.
- Técnico de Gestão de Redes.
- Técnico de Hardware.
- Técnico de Manutenção de Sistemas.
Plano Curricular
Para completar o curso de Licenciatura em Tecnologias da Informação, cada estudante deverá aprovar a todas as disciplinas ou módulos do plano curricular, que perfazem um total de 240 créditos académicos.
Grau académico:
Licenciatura
Título Profissional:
Arquitecto
Duração:
4 Anos
Perfil
Conteúdo não disponível - Em Manutenção
Competências
Conteúdo não disponível - Em Manutenção
Saídas Profissionais
Conteúdo não disponível - Em Manutenção
Plano Curricular
Conteúdo não disponível - Em Manutenção
Grau académico:
Licenciatura
Título Profissional:
Licenciado em Gestão Portuária
Duração
4 Anos
O transporte marítimo e as actividades portuárias têm vindo a registar alterações significativas, tanto na estrutura produtiva como no enquadramento económico que lhes estão associados, em resultado da progressiva internacionalização e da intensa concorrência a que têm vindo a ser sujeitos.
Neste contexto, impõe-se a necessidade de aumentar e optimizar as capacidades técnicas ligadas à gestão das actividades e à gestão das empresas que, directa ou indirectamente, actuam nestas áreas.
O curso de Licenciatura em Gestão Portuária tem como objectivo preparar o aluno para o entendimento e domínio das três principais vertentes do sistema portuário, que são:
- As operações de mar, com conhecimentos dos modais, dos agentes, da infra-estrutura, da economia marítima e dos custos;
- As operações terrestres, com conhecimentos dos terminais portuários, da segurança e capacitação da mão-de-obra, da gestão de fluxos dos modais terrestres, dos trade-offs logísticos e da tecnologia da informação;
- O produto, com conhecimentos da tipologia das cargas (granel sólido e líquido, contentores e carga geral), do comércio exterior (exportação e importação), do agenciamento, e dos trâmites legais inerentes a estas actividades, entre outros.
Pretende-se, assim, através deste curso de Licenciatura em Gestão Portuária de elevado nível, contribuir para o desenvolvimento do sector Portuário, para o incremento do comércio e para a inserção plena e competitiva do País no seio dos parceiros de negócio, nacionais e internacionais.
Perfil
O Graduado em Gestão Portuária recebe, na sua formação, conhecimento global sobre o funcionamento e organização dos portos e estará apto para actuar na gestão de organizações portuárias e em empresas relacionadas com a Logística Portuária. O profissional de Gestão Portuária estará habilitado a identificar os desafios de natureza económica que condicionam e determinam a moderna gestão portuária.
Competêncais
O Graduado em Gestão Portuária deve ter as seguintes competências específicas:
- Conhecer e pôr em prática modelos adequados de Logística Portuária.
- Controlar as infra-estruturas e os custos das operações portuárias.
- Dominar as técnicas de planeamento e gestão estratégica portuária.
- Gerar informações necessárias para o desenvolvimento do Marketing Portuário.
- Monitorar as práticas de Gestão Ambiental Portuária.
- Monitorar as práticas da legislação portuária e aduaneira pertinentes e o seu relacionamento com o comércio exterior.
- Saber elaborar e gerir projectos de desenvolvimento portuário.
- Saber negociar e gerir conflitos laborais e comerciais.
- Saber utilizar as formulações estatísticas na análise de fenómenos económicos.
- Ter capacidade de analisar o comportamento do mercado dos transportes marítimos e do movimento das cargas entre portos domésticos e internacionais.
- Ter capacidade de gerir actividades de armazenagem, distribuição e stocks de cargas.
- Ter profundo domínio dos sistemas de tecnologia de informação e da logística portuária.
Saídas Profissionais
- Gestor de actividades modais.
- Gestor de Empresas Transitárias.
- Gestor de Operações Portuárias.
- Gestor de portos secos.
- Supervisor de Logística Portuária.
- Supervisor de Operações de Terminais Portuários.
Plano Curricular
Para completar o currículum académico do primeiro ciclo de 4 anos (Licenciatura), somando 240 créditos.
Grau académico:
Mestrado
Título Profissional:
Mestre em Gestão e Administração de Negócios
Duração:
1 Ano e Meio
O curso de Mestrado em Gestão e Administração de Negócios (MBA) tem como objectivo desenvolver e reforçar as competências dos gestores de Moçambique e produzir analistas de negócios e administradores, tanto no sector público, como privado, altamente qualificados.
O programa incentiva o desenvolvimento de competências empresariais e de prática de gestão, abordando os desafios de uma economia regional e global, a partir de uma perspectiva internacional.
O curso incorpora a teoria e a prática das funções da empresa (contabilidade, finanças, gestão e comercialização), bem como temas mais especializados, com foco empresarial e interface das políticas públicas.
Perfil
O Mestre em Gestão e Administração de Negócios da Universidade Católica de Moçambique posiciona-se como um profissional capaz de desempenhar funções nas mais diversas áreas, de uma entidade pública ou privada.
Os amplos conhecimentos de gestão e administração de empresas, adquiridos durante o curso, permitem ao graduado ter uma elevada capacidade de análise, segurança na tomada de decisões em ambientes incertos, flexibilidade para a mudança estratégica e desenvolvimento de competências directivas.
O programa destina-se a preparar os estudantes para assumir um papel preponderante na criação, gestão e direcção de empresas privadas, organizações governamentais e não governamentais.
Competências
Após terminar o MBA, o graduado terá as seguintes competências:
- Conceber e desenvolver os seus próprios empreendimentos com sucesso;
- Saber analisar os problemas de marketing e aplicar os conceitos do marketing mix;
- Saber aplicar as teorias gerenciais nas organizações públicas e privadas;
- Saber aplicar fundamentos económicos e de gestão no processo de tomada de decisões;
- Saber clarificar e quantificar os elementos de incerteza que podem existir no processo de tomada de decisões;
- Saber formular estratégias de marketing e desenvolver programas de marketing;
- Saber interpretar e analisar os documentos financeiros da organização e usá-los para tomar decisões financeiras sustentáveis;
- Saber tomar decisões estratégicas a todos os níveis funcionais da organização;
- Ter conhecimentos dos desafios complexos que envolvem a gestão de pessoas.
Saídas Profissionais
Os mestres em Gestão e Administração de Negócios poderão trabalhar no sector público e/ou privado, assim como usar os conhecimentos adquiridos para se tornar um empreendedor de sucesso.
A pessoa que adquire o grau de mestre em MBA depara-se com as seguintes saídas profissionais:
- Analista de projectos;
- Assessor de Administração de qualquer área funcional;
- Assessor financeiro;
- Assistente de direcção, administrativo;
- Consultor de gestão, de marketing e de recursos humanos;
- Director de marketing, de recursos humanos e financeiro;
- Director geral;
- Gestor de logística;
- Gestor de operações;
- Planificador.
Plano Curricular
Para completar o curso e obter o grau de mestrado em Gestão e Administração de Negócios o estudante deverá concluir com todas as disciplinas curriculares de modo a obter um total de 90 créditos.Grau académico:
Mestrado
Título Profissional:
Mestre
Duração:
2 Anos
Perfil
Conteúdo não disponível - Em manutenção
Competêncais
Conteúdo não disponível - Em manutenção
Saídas Profissionais
Conteúdo não disponível - Em manutenção
Plano Curricular
Conteúdo não disponível - Em manutenção
Grau académico:
Mestrado
Título Profissional:
Mestre em Contabilidade e Auditoria
Duração:
1 Ano e Meio
Perfil
Conteúdo não disponível. Queira voltar a visitar-nos em breve!
Competências
Conteúdo não disponível. Queira voltar a visitar-nos em breve!Conteúdo não disponível. Queira voltar a visitar-nos em breve!
Plano Curricular
Conteúdo não disponível. Queira voltar a visitar-nos em breve!
Grau académico:
Mestrado
Título Profissional:
Mestre em Gestão de Recursos Humanos
Duração:
2 Anos
O curso de Mestrado em Gestão de Recursos Humanos rege-se pela Lei nº 27/2009, de 29 de Setembro, sobre o Ensino Superior, publicada no Boletim da República Iº Série, Número 38; pelos Estatutos da Universidade Católica de Moçambique e pelo Regulamento em vigor na UCM.
Os Recursos Humanos são hoje considerados o activo mais valioso das empresas. Neste contexto, a posição competitiva das empresas passa, em boa parte, pela capacidade dos seus gestores atraírem e manterem as competências estratégicas necessárias e de formarem uma equipa de colaboradores empenhados e comprometidos com o trabalho e a missão da empresa.
As competências exigidas para o reforço da posição competitiva das empresas num quadro de mercado aberto são diversificadas e mutáveis. Nesta perspectiva, para dar resposta há novas solicitações, a Universidade Católica de Moçambique desenhou o Mestrado em Gestão de Recursos Humanos, consciente de que a formação superior dos recursos humanos requer uma sofisticação crescente das técnicas e das metodologias de gestão.
O curso de Mestrado em Gestão de Recursos Humanos tem a duração de quatro (4) semestres correspondendo a acumulação de 120 créditos. Na UCM, uma unidade de crédito académico corresponde a vinte e cinco (25) horas de trabalho do estudante, que inclui frequência às aulas teóricas e práticas, estudo individual e de grupo, realização de provas, trabalho de tutoria, entre outros. A distribuição de créditos por unidade curricular obedece o critério de proporcionalidade entre o número de créditos e o volume do trabalho na unidade curricular.
Perfil
No contexto da adequação ao perfil descrito às unidades curriculares, o curso tem por finalidade proporcionar aos mestres em Gestão de Recursos Humanos conteúdos que podem ser aprimorados com a auto-aprendizagem ao longo da vida:
- O conhecimento e domínio de técnicas de resolução de problemas de gestão de recursos humanos, em situações novas e não familiares, e contribuindo para que, enquanto gestores de recursos humanos, se tornem agentes de mudança e de reforço do desempenho e do bem-estar organizacional, por um lado, e bem-estar dos recursos humanos, por outro lado.
- Conhecimento das literacias formais e não formais e análise crítica das questões de gestão de recursos humanos nos contextos organizacionais em que ocorrem.
- Integração de conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as responsabilidades éticas e sociais que resultem ou condicionem essas soluções e esses juízos.
- Domínio de estratégias no campo do relacionamento interpessoal, no âmbito do trabalho em equipa, motivação e na resolução e gestão de conflitos.
- O domínio e o desenvolvimento de competências éticas/deontológicas e de pesquisa em temáticas ligadas a gestão de recursos humanos, aliada a capacidade de comunicar seus conhecimentos, raciocínios, e as suas conclusões, de uma forma clara e sem ambiguidades
Competências
O graduado mestre em Gestão de Recursos Humanos, para solucionar problemas concretos de gestão dos processos, políticas e práticas dos recursos humanos, deve desenvolver as seguintes capacidades:
- Responder aos problemas concretos da gestão dos processos, políticas e práticas que envolvem as pessoas nas organizações de forma dinâmica, criativa e proactiva aplicando com mestria os instrumentos e técnicas de gestão de recursos humanos, de desenvolvimento organizacional e de facilitação dos processos de mudança.
- Planear, organizar e implementar políticas e práticas sobre qualquer vertente de gestão de recursos humanos e, avaliar a sua eficácia e, cumulativamente, identificar, analisar, interpretar os factores ambientais e avaliar o seu impacto na gestão de recursos humanos.
- Conceber, gerir de forma integrada projectos aplicáveis a um todo coerente e consistente com as políticas de gestão dos recursos humanos das organizações, contribuindo para a que tenham colaboradores motivados, competentes e comprometidos com as suas missões.
- Agir e ter um comportamento ético, autonomia intelectual e capacidade crítica para articular teorias, métodos e práticas sociais e organizacionais, ou seja, analisar, interpretar e criticar comportamentos individuais ou de grupos em contexto de trabalho e avaliar as suas implicações para os indivíduos e para a organização bem como compreender na generalidade a realidade da gestão de recursos humanos.
- Propor, promover e desenvolver autonomamente, de forma rigorosa, sistemática e completa, investigações sobre temáticas de gestão de recursos humanos com o fim de melhorar o desempenho profissional e a qualidade de vida do capital humano dentro das organizações.
Saídas Profissionais
Todas as organizações funcionam com e necessitam de pessoas. E se partimos do pressuposto de que não existe nenhuma organização sem pessoas, pode-se afirmar seguramente que, o mestre em Gestão Recursos Humanos tem um vasto leque de saídas profissionais, podendo exercer a sua actividade profissional em qualquer instituição, empresa ou organização governamental ou não governamental, nas áreas de:
- Gestão de Pessoal;
- Gestão de Relações Laborais;
- Assessoria de Administração;
- Gestão de Recrutamento e Seleção;
- Gestão de Carreiras; Gestão de Desempenho;
- Mediação de Conflitos Laborais;
- Gestão Estratégica de Mudança;
- Formação Profissional e Avaliação de Desempenho.
Plano Curricular
Para completar a parte académica do 2º Ciclo de quatro (4) semestres o estudante deve acumular 120 créditos académicos, dos quais 60 créditos se referem os 10 módulos e os restantes 60 créditos podem ser acumulados tendo em conta a Dissertação para elaboração do Trabalho de Fim de Curso do Mestrado Académico.
Grau académico:
Mestrado
Título Profissional:
Mestre em Sistemas de Informação Geográfica e Monitoria dos Recursos Naturais
Duração:
2 Anos
O curso de Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica e Monitoria dos Recursos Naturais (SIGeMRN) rege-se pela Lei nº27/2009 de Setembro, sobre o Ensino Superior, publicado no Boletim da Republica I Série, Número 38 e pelo Estatuto da Universidade Católica de Moçambique.
O curso visa dar resposta as necessidades de formação avançada de profissionais qualificados numa área científica e tecnológica considerada de relevância estratégica para a prossecução das políticas de desenvolvimento em curso em Moçambique.
Especialmente concebido para ir ao encontro das exigências das empresas e das instituições públicas e privadas, o programa visa:
- Fornecer o enquadramento necessário para o conhecimento dos aspectos técnicos, científicos e organizacionais relacionados com o uso dos SIG;
- Garantir a apropriação de técnicas de modelação e análise espacial (com particular ênfase para os conhecimentos ligados a concepção e implementação de projectos SIG e Monitoria dos Recursos Naturais);
- Assegurar as competências necessárias para a integração de profissionais qualificados em diversos domínios de intervenção considerados prioritários ao desenvolvimento.
Perfil
O Mestre em SIG e MRN é um profissional especializado, com capacidades para liderar e orientar a concepção dos SIG adaptados a Avaliação e Monitoria dos Recursos Naturais em diferentes contextos Empresariais e Institucionais.
Competências
Tendo em conta as exigências do mercado no âmbito do saber fazer e do saber ser, no final do curso, o mestre:
- Aplica as técnicas de modelação e análise espacial
- Domina os métodos e técnicas para a monitoria dos recursos naturais aplicando os SIG
- Elabora planos e projectos para a gestão e monitoria dos recursos naturais
- Trabalha de forma dinâmica e em equipa
- Sabe estabelecer as relações entre a tecnologia, dados, métodos, e organização no uso de SIG;
- Cria e gerir bases de dados geoespaciais;
- Conhece a natureza dos SIG e dos componentes chaves;
- Sabe apresentar as principais questões relacionadas com o desenho, criação e funcionamento de SIG;
- Domina a modelação e análise tridimensional dos dados geográficos.
Saídas Profissionais
Mestrado em SIG e MRN tem um vasto leque de saídas profissionais, podendo exercer suas actividades nos seguintes contextos laborais:
- Especialista em análises e gestão de informação
- Gestor de SIG
- Técnico de gestão de dados de natureza demográfica, social e ambiental
- Avaliação e Gestão dos Recursos Naturais
- Gestor de programas de Monitoria e Gestão Ambiental
- Planificador Territorial
- Analista de informação geográfica
- Carreira académica e de investigação
Plano Curricular
Para completar o curso de Mestrado em Sistemas de Informação Geografica e Monitoria dos Recursos Naturais, cada estudante deverá aprovar a todas as disciplinas ou módulos do plano curricular, que perfazem um total de 120 créditos académicos.
Grau académico:
Mestrado
Título Profissional:
Mestre em Economia
Duração:
1 ano e meio
Perfil
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Competências
Saídas Profissionais
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Plano Curricular
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Grau académico:
Mestrado
Título Profissional:
Mestre em Planeamento e Desenvolvimento Regional
Duração:
2 Anos
O curso de Mestrado em Planeamento E Desenvolvimento Regional rege-se pela Lei nº27/2009 de Setembro, sobre o Ensino Superior, publicado no Boletim da Republica I Série, Número 38 e pelo Estatuto da Universidade Católica de Moçambique.
O curso visa dar resposta as necessidades de formação avançada de profissionais qualificados numa área científica e tecnológica considerada de relevância estratégica para a prossecução das políticas de desenvolvimento em curso em Moçambique.
Especialmente concebido para ir ao encontro das exigências das empresas e das instituições públicas e privadas, o programa visa:
- Fornecer o enquadramento necessário para o conhecimento dos aspectos técnicos, científicos e organizacionais relacionados com o Planeamento e Desenvolvimento das Regiões e Distritos;
- Assegurar as competências necessárias para a integração de profissionais qualificados em diversos domínios de intervenção considerados prioritários ao desenvolvimento.
Perfil
O curso de Mestrado em Planeamento e Desenvolvimento Regional com Enfoque no Distrito dirige-se aos profissionais portadores de uma licenciatura (em Economia, Gestão, Agricultura, Gestão de Informação, Estatísticas, Geologia, Turismo, Planeamento Regional, Ciências do Meio Ambiente e outras áreas de Planificação) que queiram continuar a aprofundar os seus estudos e que pretendam, na sua carreira profissional, desenvolver actividades cuja responsabilidade seja de Planificação do Desenvolvimento Regional, nomeadamente a Planificação Socio-económica e de Recursos Naturais.
Ao completarem o programa do curso, os estudantes deverão estar aptos a aplicar os seus conhecimentos em áreas que abrangem os seguintes campos profissionais: administração pública, ordenamento territorial, ambiente, gestão de recursos naturais, desenvolvimento sustentánvel, entre outros.
Competências
Tendo em conta as exigências do mercado no âmbito do saber fazer e do saber ser, no final do curso, o mestre:
- Domina os métodos e técnicas para a monitoria dos recursos naturais aplicando os SIG
- Conhece políticas e normas usadas no âmbito de planeamento aos níveis nacional e internacional;
- Domina sistemas de informação geográfica orientados ao ordenamento territorial;
- Domina políticas sobre conservação de recursos naturais;
- Conhece a natureza dos SIG e dos componentes chaves;
- Usa de Sistemas Informação Geográfica, Detecção Remota, Receptor de GPS para fins de mapeamento.
Saídas Profissionais
O Mestrado em Planeamento e Desenvolvimento regional tem um vasto leque de saídas profissionais, podendo exercer suas actividades nos seguintes contextos laborais:
- Planificadores em desenvolvimento comunitário
- Técnico de conservação e parques nacionais
- Técnico de desenvolvimento turístico, de lazer e industrial
- Técnico em Planeamento Regional e Urbano
- Técnico de gestão de dados de natureza demográfica, social e ambiental
- Avaliação e Gestão dos Recursos Naturais
- Gestor de programas de Monitoria e Gestão Ambiental
- Planificador Territorial
- Carreira académica e de investigação
- Consultores independentes na área de planeamento
- Gestor ambiental
Plano Curricular
O Plano Curricular do Curso de Mestrado em Planeamento e Desenvolvimento Regional tem a duração de três semestres consecutivos (tempo inteiro) e integra um conjunto de unidades curriculares de natureza obrigatória.
O Curso tem 12 unidades curriculares: cinco no primeiro semestre, cinco no segundo semestre e duas no terceiro semestre.