O apelo consta da mensagem do Magnífico Reitor da Universidade Católica de Moçambique (UCM), Professor Doutor Padre Filipe Sungo, escrita por ocasião da Páscoa de 2024 e dirigida à comunidade académica e benfeitores da instituição.

A Semana Santa é um período de imenso valor no calendário cristão, lê-se na mensagem, acrescentando que esta época nos convida a celebrar o pilar central da nossa fé: Jesus Cristo, cujo sacrifício e ressurreição constituem o alicerce do cristianismo.

Numa altura em que o mundo cristão e particularmente os católicos se prepara para celebrar a Páscoa, o Professor Doutor Padre Filipe Sungo, considera ser um momento oportuno para união em reflexões sobre o verdadeiro significado do evento, incluindo o reforço de laços que unem a comunidade académica.

O dirigente da UCM refere ainda que a Páscoa representa um convite à intronspecção, agradecimento pelas graças recebidas, e à contemplação do potencial de crescimento e metamorfose inerente a cada novo despertar.

O Magnífico do Reitor conclui sua mensagem com votos de que a Páscoa seja um momento de celebração e reflexão sobre o tipo de mundo que almejamos e sobre como podemos juntos, juntos moldar essa visão em uma realidade tangível, um mundo cheio de justiça, honestidade, fraternidade, reconciliação, tranquilidade, respeito e dignidade para todos.

Por: Rogério Maduca – Assistente Técnico de Comunicação

MENSAGEM NA INTEGRA

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE

GABINETE DO REITOR

MENSAGEM DE UMA FELIZ PÁSCOA!

Prezados Dirigentes, Professores, Corpo Técnico Administrativo, Estudantes, Colaboradores e Benfeitores da Universidade Católica de Moçambique (UCM),

É com profundo respeito e humildade que me dirijo a vós nesta ocasião significativa, para expressar os meus sinceros cumprimentos durante a Semana Santa, um período de imenso valor no calendário cristão.

Esta época convida-nos a celebrar o pilar central da nossa fé: Jesus Cristo, cujo sacrifício e ressurreição constituem o alicerce do cristianismo. A sua entrega e triunfo sobre a morte representam os valores fundamentais que nos orientam e inspiram.

À medida que nos preparamos para a celebração da Páscoa, é oportuno que nos unamos em reflexão sobre o seu verdadeiro significado e reforcemos os laços que nos unem enquanto comunidade académica.

A Páscoa emerge como um tempo de renovação e esperança, simbolizando a vitória da vida sobre a morte, do optimismo sobre o desalento, e da luz sobre as sombras. Representa um convite à introspecção, agradecimento pelas graças recebidas, e à contemplação do potencial de crescimento e metamorfose inerente a cada novo despertar.

Neste período pascal, encorajamos todos a uma introspecção, buscando no íntimo a serenidade, o contentamento e a inspiração que fluem do amor incondicional divino.

Que esta Páscoa seja um momento de celebração e reflexão sobre o tipo de mundo que almejamos e sobre como podemos, juntos, moldar essa visão em uma realidade tangível. Aspiramos a um mundo imbuído de justiça, honestidade, fraternidade, reconciliação, tranquilidade, respeito e dignidade para todos.

Que o espírito da Páscoa nos inspire renovação.

Beira, 29 de Março de 2024

O Reitor da Universidade Católica de Moçambique