Instituto de Educação a Distância (IED)

O Instituto de Educação a Distância (IED) da Universidade Católica de Moçambique remonta ao ano de 2003 e foi criado a pedido das Associações ESAM e ESMABAMA com o objectivo de formar os seus professores em componentes Psicopedagógicas.

O IED é vocacionado para a formação de professores em exercício bem como de todo o público que, ainda que pertencente a outras áreas de actividade, esteja interessado em tirar uma licenciatura nas áreas que oferecemos. Tem como visão, tornar-se num centro de formação e desenvolvimento de competências, profissionais atraves da educação a distância. A metodologia do ensino à distância patente nestes cursos consta de uma metodologia de educação em que o professor e o aluno estão distantes um do outro, contrariamente ao que acontece nos modelos tradicionais de ensino presencial. Com efeito, neste método, os momentos presenciais são de curta duração, representando apenas 20% do tempo global da aprendizagem.

Este modelo de abordagem de ensino tem-se revelado muito vantajoso para os seus estudantes, uma vez que lhes permite aprofundar os seus conhecimentos académicos, continuando com as suas funções nos seus locais de trabalho. Assim, o IED teve e tem como preocupação principal chegar às áreas mais remotas do território nacional onde os profissionais de educação, bem como de outras áreas de actividade, se encontram muito longe dos centros de ensino superior e para quem esta metodologia é a única alternativa.

No presente

Actualmente, o IED conta com 16 centros de recursos nomeadamente: Beira, Muanza,Buzi, Gorongosa, Marromeu ,Maputo, Chimoio, Tete, Quelimane, Milange, Gurúe, Nampula,Nacala, Cuamba, pemba e Mocímboa da Praia, e importa referir que para além dos centros de recurso foram criados 4 polos onde: O centro de Beira, Muanza,Buzi, Gorongosa, Marromeu e Maputo corresponde ao polo – 1 , Chimoio e Tete polo-2, Quelimane, Milange e Gurúe polo -3 e Nampula, Nacala, Cuamba, Pemba e Mocímbua da Praia polo – 4.

O ponto onde o IED tem um centro de recurso ou ponto focal, o qual é gerido por um Coordenador. Localmente, o coordenador de centro de recurso é directamente coadjuvado por delegados de curso. Qualquer dos dois, é também docente.

Assim, o organigrama é o seguinte: a Direcção (Director do IED, Directores Adjuntos Pedagógicos dos polos, Director Adjunto Pedagógico Online, Administrador para receitas, Administrador para despesas e Capelão), Coordenadores, Docentes/Colaboradores e Pessoal de Apoio.

Visão

O IED tem como visão, tornar-se num centro de formação e desenvolvimento de competências, profissionais através da educação a distância.

Missão

Dentre várias prioridades, o Instituto de Educação a Distância da Universidade Católica de Moçambique, compromete-se a:

  1. Apoiar na formação inicial e continua, de professores tornando-os qualificados e comprometidos com novas metodologias de ensino e aprendizagem;
  2. Apoiar os estudantes particularmente das zonas rurais para que tenham acesso a educação, humana de qualidade acessivel através de educação aberta e a distância;
  3. Assessorar e prestar serviços de consultoria, a outras instituições em material de EAD.

Ao todo, o IED oferece 12 cursos de nível de licenciatura, maioritariamente em “Ensino”, distribuídos pelos diferentes centros de recurso: Português, História, Geografía, Matemática, Física, Química, Biologia, Desenho, Informática. Em 2011 entraram em vigor duas novas licenciaturas, não necessariamente para ensino: Administração Pública (AP), Gestão Ambiental e Educação Física e Desporto (EFD).

English EN Italian IT Portuguese PT