O Instituto de Educação à Distância da UCM, desenvolveu no passado dia  10 a 13 de Maio do corrente ano, em parceria com a Fundação Fé e Cooperação, o Profjecto deFormação em Matemática de 37 Professores do Ensino Primário da Escola Primária Completa da Manga Mascarenhas e Escola Comunitária Santos Inocentes, sitas na cidade da Beira, Província de Sofala.

O projecto foi desenhado pelo Centro de Investigação Científica e Extensão Universitária do IED, coordenado por Dr. Mafoio Bacar em parceria com a Fundação Fé e Cooperação, coordenada pela Dra. Mariana Barbosa, Técnica Dinamizadora de Educação, foi implementado na Escola Comunitária Santos Inocentes, no Bairro da Manga.

Fizeram parte dessa formação Coordenador do Centro de Investigação Científica e Extensão Universitária do IED, Dr. Mafoio Bacar, Gestora de Projecto Somos Moçambique II, Dra. Marta Monteiro, Técnica Dinamizadora de Educação Somos Moçambique II, Dra. Mariana Barbosa, Coordenador do Curso de Ensino de Matemática do IED, Dr. Toni Alfaiate, Assistente de Relações Públicas do IED, Lucas Mubango, Docentes da FCS da UCM, contratados para lecionarem as aulas de Matemática, Drs. Tureva Vurande e Pedro Mateus.

A cerimónia de abertura, foi proferida pelo Dr. Mafoio Bacar perante 37 formandos constituídos por professores do ensino primário da Escola Primária Completa Manga Mascarenhas e Escola Comunitária Santos Inocentes. Durante a sua intervenção, referiu-se ao projecto como parte constituinte do Ensino, Investigação Científica e Extensão Universitária que são pilares da Universidade, que convergem à disseminação de conhecimentos às comunidades, na forma de propostas de soluções aplicáveis aos diversos problemas nelas constatados. Finalizou afirmando que “a qualidade de educação deve ser observada a partir do nível básico, sobretudo nas classes iniciais. Para que isso se concretize, deve-se apostar na formação adequada e continuada dos professores do ensino básico, pois é a partir deste nível de que dependem os ensinos subsequentes”.