A cerimónia do lançamento da primeira pedra para a edificação do Centro de saúde São Lucas, na Zona das Palmeiras, cidade da Beira, teve lugar nesta sexta-feira, 22 de Março e foi dirigida pelo Magnífico Reitor da Universidade Católica de Moçambique, Prof. Doutor Padre Filipe Sungo.

No seu discurso, o Magnífico Reitor explicou que aquela cerimónia não era apenas o início de um novo empreendimento, mas a concretização de um dos objectivos delineados no plano estratégico 2023 – 2027, onde se reconhece que a expansão e modernização das infraestruturas institucionais são elementos essenciais para garantir a qualidade da formação oferecida por uma instituição de ensino. Acrescentando que a construção da maternidade é parte do compromisso com a excelência académica, a inovação o bem-estar da comunidade, a extensão universitária e a responsabilidade social, por isso é verdadeiramente único e especial, pois é um marco importante na história da UCM, não apenas pelo facto de ser uma nova estrutura, mas pelo facto de a maternidade ser um lugar sagrado de cuidado e proteção.

Sendo uma unidade sanitária ligada a Universidade, o dirigente da UCM disse que a mesma não só oferecerá novos serviços aos estudantes e docentes, mas elevará a qualidade formativa e dos serviços prestados. Lembrando que a responsabilidade desta instituição do ensino superior vai além do ensino tradicional, por isso a necessidade de buscar soluções para os desafios enfrentados pela comunidade, sublinhou o Magnífico Reitor.

No final do seu discurso, o Professor Doutor Padre Filipe Sungo, agradeceu os Médicos com África (CUAMM), pela parceria na materialização do projecto que irá contribuir significativamente na formação dos médicos e enfermeiros da Faculdade de Ciências de saúde.

Intervindo na ocasião, o Representante da CUAMM, referiu que a construção de uma maternidade representa uma obra muito importante porque neste lugar há um início da vida, é uma obra que dará possibilidade às mulheres da Beira de dar à luz de forma segura e com qualidade, sendo neste caso uma razão que motivou a organização no apoio a obra.

O Arquitecto da obra, David Melar, descreveu de forma breve a estrutura do edifício, desde a sala de preparação para o parto, a sala do parto e pós-parto. São espaços concebidas para responder a necessidade de se ter um parto humanizado, por isso também será possível encontrar alguns espaços verdes para lazer.

Participaram da cerimónia do lançamento da primeira pedra, os Vice-Reitores da UCM, nomeadamente o Professor Doutor Armindo Tambo e Professor Doutor Nelson Amade, membros de direção da Faculdade de Ciências de Saíde e Faculdade de Economia e Gestão, o Capelão da Região 1, Reverendo Padre Bonifácio Conde, membros da CUAMM, colaboradores do Centro de saúde São Lucas, entre outros.

A execução da obra está a cargo da Império construções, na sua intervenção o representante do empreiteiro agradeceu a Universidade Católica pela confiança.

A duração da obra tem a previsão de 6 meses, e com a sua conclusão poderá melhorar as condições de vida das gestantes e parturientes das comunidades circunvizinhas.

Por: Rogério Maduca – Assistente Técnico de Comunicação