Instituto de Educação a Distância, Faculdade de Economia e Gestão e Faculdade de Ciência de Saúde Realizou no passado dia 14 de Maio de 2022 no pavilhão da Escola Nossa Senhora de Fátima a cerimónia da Páscoa interuniversitária, um evento que tinha como objectivo juntar as Instituições do Ensino Superior para celebrar a páscoa, e criar interação entre elas.  A mesma contou com a participação das Universidades Zambeze, Uniac, Unisced, UniLicungo, UniPiaget, e a Universidade Católica de Moçambique.

Na ocasião, o Magnífico Reitor da UCM Prof. Doutor Pe. Filipe Sungo, na qualidade de anfitrião da cerimónia, no seu discurso de notas de boas vindas, disse ser necessário que os académicos não se mergulhassem apenas no espirito do mundo dos estudos sem, no entanto, olharem para a situação que os rodeia na comunidade, chamando atenção para a necessidade de um trabalho árduo rumo a uma paz efectiva. Os objectivos da Universidade, segundo ele, é a educação. Acrescentou ainda que um ser educado para a paz está consequentemente preparado para materializar e defender está mesma paz.

No debate em torno do tema “Universidade e Paz em Moçambique: Desafios, Limitações e Perspectivas” apresentado pelo Vice-Reitor da Uniac, Prof. Doutor Júlio Taimira, prevaleceu a ideia, segundo a qual as universidades são lugares onde se cruzam muitas vidas, e que estas devem promover solidariedade na construção de uma sociedade de paz e fomentar responsabilidade com o outro, tolerância e o respeito às diferenças. E no final da cerimonia os participantes enalteceram a iniciativa da UCM em promover encontros entre as instituições do ensino superior, e desafiaram as Universidades a criar mais momentos de debates de modo a encontrar formas de solucionar os vários problemas que apoquentam a sociedade.

Por:

Virgínia Maconha –RP- IED