No passado dia 20 de Abril a Faculdade de Ciências Agronómicas acolheu a celebração da Páscoa Interuniversitária, evento que juntou membros da comunidade académica desta unidade orgânica e outras instituições de ensino.

A celebração da Páscoa Interuniversitária iniciou com uma missa presidida pelo Padre Brito Fernando, capelão da FCA e IED em Cuamba, que durante a homilia explicou que a celebração pascal é um momento fundamental para que o homem receba a vida, faça a transição para liberdade em Cristo Jesus.

Após a missa houve uma palestra cujo tema foi “Tempo livre para ser Homem e se cidadão autêntico na sociedade”, tema este que teve como oradora a Irmã Antónia Eliene Vasconcelos, da Congregação das Irmãs Franciscanas Bernardinas. Momento antes da palestra, o Director da Faculdade, Mestre Sueco Albino Cipriano agradeceu a todos pela presença.

Na sequência a Irmã Antónia Eliene Vasconcelos começou por partilhar reflexões sobre o ser homem e cidadão na sociedade, onde referiu que “todo ser humano tem origem numa família, o homem não vem do nada, a primeira identidade depende da origem da pessoa vem, da sua família. em segundo é o país, a sociedade aonde vivemos”, então! exercer a cidadania significa observar os direitos e obrigações, assim como reconhecer a humanidade através do respeito pela ética, moral e bem comum; enquanto homem saber sentir e viver a empatia.

No momento final, o auditório mostrou-se satisfeito pela experiência tida no evento e saiu convicto do papel indispensável que cada ser humano tem de fazer valer a humanidade e a cidadania, reconhecendo que uma força além das capacidades físicas humanas rege a humanidade, e esta forca é Deus.