Através de um Workshop Regional, no dia 23 de Abril de 2024, no distrito de Búzi, província de Sofala, a Faculdade de Ciências Agronómicas da Universidade Católica de Moçambique lançou o projeto AgriFLOODS. Um projecto que pretende melhorar o monitoramento das culturas e minimizar os impactos de desastres naturais, como inundações, secas e ciclones, face aos desafios das mudanças climáticas.

A escolha do distrito de Buzi como região piloto para o projeto AgriFLOODS é estratégica, considerando sua vulnerabilidade a desastres naturais e sua importância para a área agrícola. O foco do projecto em fornecer soluções digitais para o maneio de culturas beneficiará não apenas os agricultores da região, mas também servirá de modelo para outras áreas enfrentando desafios semelhantes. Um dos principais objectivos do projeto AgriFLOODS é a recolha de dados de campo, incluindo informações sobre os limites dos campos de cultivo e de culturas agrícolas. Esses dados serão cruciais para mapear os limites dos campos de cultivo e os tipos de culturas na região, fornecendo informações valiosas para um melhor planeamento agrícola e avaliação do impacto de desastres naturais.

Durante o workshop, Ali Atumane, um docente-investigador da Universidade Católica de Moçambique, destacou o impacto potencial do projecto na agricultura da região. Ele enfatizou que as soluções digitais do projecto revolucionarão o monitoramento e o maneio de culturas, levando, em última instância, a práticas agrícolas apropriadas e maior resiliência a desastres naturais. José Bofana, outro docente-investigador da Universidade Católica de Moçambique, apresentou uma visão geral detalhada do projecto AgriFLOODS, delineando seus objetivos e resultados esperados. Ele enfatizou a importância da colaboração entre as partes interessadas, incluindo agricultores, investigadores e autoridades governamentais, para garantir o sucesso do projecto. Durante o workshop, os participantes tiveram a oportunidade de trabalhar em grupos para discutir sobre as principais culturas prioritárias para a região, seu calendário sazonal, desafios enfrentados pelos agricultores, bem como possíveis soluções para superar esses desafios.

Os participantes destacaram a importância do projecto para a comunidade local e manifestaram o seu compromisso com o sucesso do projecto em referência.

O lançamento do projeto AgriFLOODS foi um momento crucial nos esforços para melhorar a resiliência agrícola no distrito de Búzi e além.

Participaram do evento representantes do governo local, agricultores e docentes da Universidade Católica de Moçambique.

Refira-se que o AgriFLOODS é financiado pelo Fundo Nacional de Investigação (FNI) de Moçambique, será implementado de 2024 a 2025.

Por: Kelven Paulo

Revisão: Departamento de Comuncação e Protocolo