Intitulado “Sebastião – O Primeiro Bispo da Beira, uma dádiva para Moçambique”, a cerimónia do seu lançamento teve lugar na última segunda-feira, 11 de Março, na Faculdade de Ciências de Saúde da Universidade Católica de Moçambique, após a cerimónia de abertura solene do Ano académico 2024.

A obra compilada pela Arquidiocese da Beira, é resultado do Simpósio organizado em 2017 pela UCM em sua memória, onde foram recolhidos testemunhos de pessoas que conheceram e trabalharam lado a lado com Dom Sebastião.

O livro foi apresentado por Samuel Simango, Docente universitário e analista político. Este disse durante a apresentação que a obra retrata de forma simples e pedagógica a história do Primeiro Bispo da Beira, suas acções e prioridades durante o seu serviço pastoral na então Diocese da Beira.

A preocupação do Primeiro Bispo da Beira pela educação e formação dos “indígenas” na então Diocese da Beira e Moçambique no geral, também é descrita no livro através das comunicações apresentadas durante o simpósio de 2017.

Para além da educação e saúde, o livro “Sebastião, o primeiro Bispo da Beira” leva aos amantes da história e da literatura, outras acções do prelado, como o caso do contributo da sua acção patoral para os movimentos de libertação em Moçambique; a sua participação no Concílio Vaticano II, entre outros aspectos.

Com mais de duzentas (200) páginas, o livro está dividido em três partes, dentre elas as notas biográficas, introdutórias e do encerramento. A sua publicação foi chancelada pela Editora Fundza.

Por: Rogério Maduca – Assistente Técnico de Comunicação

Revisão: Paula Mugirima – Assessora para área de Comunicação e Protocolo