Pretende-se com a referida capacitação melhorar a qualidade da formação do corpo docente, o que envolve no seu processo formativo matérias ligadas a psicopedagogia no Ensino Superior e a atualização dos conhecimentos e competências científicas e pedagógicas do mesmo.

Faculdade de Gestão de Recursos Florestais e Faunísticos – FAGREFF

Na Faculdade de Gestão de Recursos Florestais e Faunísticos – FAGREFF, esta actividade decorreu nos dias 15 e 16 do mês em curso, onde os docentes tiveram uma capacitação conjunta com a Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Lúrio – FCA, uma actividade que decorreu nos dias 15 e 16 do mês em curso nas instalações da FAGREFF, um processo que teve como facilitador o Professor Doutor Almeida Gomundanhe, Docente da Universidade Rovuma.

Uma oração proferida pelo Assistente Espiritual da Faculdade, Reverendo Padre Rogério Muchir, antecedeu o discurso do Director da FAGREFF, Mestre Viegas Wirssone Nhenge, onde apresentou as notas de boas vindas aos participantes e na sequência o seu homólogo o Director da FCA, Professor Doutor Paulo Guilherme enalteceu a presença do facilitador, e lançou um apelo aos docentes das duas faculdades de modo que estes possam caminhar juntos, visto que as duas instituições são da área de Agroflorestal e Faunística.

Temas como, elaboração dos planos analíticos; avaliação no ensino superior e a pesquisa no ensino superior, fizeram parte da grelha formativa, processo este que também foi marcado por momentos de debates, exercícios e simulação de aula em torno dos temas arrolados, e sugestões para a melhoria das actividades dentro da sala de aula.

Falando das competências do profissional docente universitário, o facilitador arrolou vários aspectos relacionadas com esta característica, a destacar:

• O docente universitário deve ter competência em determinada área de conhecimento, isto é, deve ter domínio da área do conhecimento onde opera e possui experiência no campo de trabalho;

• O docente organiza o acervo e as condições de aprendizagem e o estudante faz o uso do acervo procurando informações e levá-las ao debate;

• O docente deve saber que as novas abordagens de aprendizagem colocam o estudante no centro das atenções, ele é orientador, motivador, mediador da aprendizagem do estudante e deve ser dotado de conhecimentos e competências para intervir no caso das dificuldades dos estudantes, e que não deixasse morrer os artigos elaborados pelos estudantes como avaliação de uma determinada cadeira/modulo.

No final da capacitação psicopedagógica, o Director da FAGREFF, Mestre Viegas Wirssone Nhenge agradeceu a todos e exortou os participantes a colocarem em prática os conhecimentos adquiridos, acrescentando que a próxima capacitação terá com a componente híbrida. Por sua a vez o Director da FCA, o Prof. Dr. Paulo Guilherme agradeceu a Direcção da FAGREFF, e acrescentou que na academia não devem existir ilhas.

Extensão de Nacala

Outra capacitação, teve lugar na Extensão da UCM em Nacala, entre os dias 7,8 e 9 de Fevereiro, envolvendo docentes desta Unidade Orgânica.

Para esta actividade a Extensão de Nacala contou com os Professores Gaspar Tocoloa e Hermenegilda Correia, como facilitadores e durante as sessões foram arrolados temos como a Planificação no processo de ensino e aprendizagem, Aprendizagem auto-regulada, Supervisão e arguência dos trabalhos de fim de curso.

Para dar início a formação foi proferida uma oração pelo Reverendo Padre Avelino Arlindo Muaneque, seguido das notas de boas-vindas apresentadas pelo Director da Extensão, Professor Horácio Camunga. Para alem dos docentes em regime integral e parcial, a capacitação contou com a participação de membros da Direção.

Mazia Nhenge e Justino Elias (FAGREFF)

Joana Raquel J. Pereca e Isaías Zucula (EXTENSÃO DE NACALA)

Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo