A cerimónia teve lugar no passado dia 16 de Fevereiro, nas instalações da Faculdade de Gestão de Turismo e Informática da UCM e foi dirigida pela Directora da Faculdade, Professora Doutora Bianca Gerente, com a participação do Edil de Pemba, Dr. Satar Abdul Gani, o representante da Directora dos serviços provinciais de acção social, Dr. John Ernesto, o Coordenador geral da Fundação E-35 em Moçambique, Dr. Stefano Cigarini, representantes do sector da educação, Directores dos estabelecimentos do ensino pré-escolar e colaboradores da FGTI.

A formação de educadores da primeira infância decorreu entre os meses de Setembro e Novembro de 2023 nas instalações da faculdade e os beneficiários são provenientes de 10 estabelecimentos de ensino pré-escolar, e no dia 16 do mês em curso receberam os certificados, marcando assim a conclusão do curso. Esta é uma iniciativa da Fundação E-35 no projecto EDUCARE EM EQUIPE, em parceria com a Universidade Católica de Moçambique (UCM) e a Università Degli Studi di Modena e Reggio Emilia (UNIMORE).

Através desta formação pretende-se melhorar o ensino pré-escolar em vários níveis e abordagens como por exemplo, a inclusão na aprendizagem e inserção social, num olhar especial às crianças com necessidades educativas especiais.

Na sua intervenção durante o evento, o Presidente do Município de Pemba, louvou a iniciativa da implementação do curso de educadores de primeira infância e encorajou os graduados, pois segundo referiu, estes exercem uma profissão nobre e delicada que é moldar a mente de crianças desde a tão tenra idade.

Já com os certificados em mãos, manifestaram através de uma mensagem sua satisfação por terem frequentado o curso onde também adquiriram conhecimentos que contribuem positivamente no processo de ensino e aprendizagem das crianças.

Na recta final da cerimónia foi lançada a 2ª edição do Curso de Educadores de Primeira Infância, que arranca nos próximos meses.

Por: Leonor Anajambala – Relações públicas FGTI

Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo