Para o efeito, a Pastoral Universitária da Universidade Católica de Moçambique, promoveu entre os dias 30 e 31 de Janeiro de 2024, a formação de Capelães e Assistentes Espirituais de todas as Unidades Orgânicas, evento que decorreu na sala Madre Teresa de Calcutá da Faculdade de Educação e Comunicação.

“Anunciar o Evangelho com uma visão poliédrica no contexto universitário”, foi a temática que norteou a formação, tema este inspirado na proposta do Dicastério para a Cultura e a Educação, e teve como palestrantes a Sua Excelência Reverendíssima Dom Ernesto Maguengue, Bispo de Inhambane e Referente para a Comissão de Educação na Conferência Episcopal de Moçambique e o Professor Doutor Padre Arcanjo Linda Sitimela, Capelão Mor da Universidade Católica de Moçambique.

Uma celebração eucarística presidida pelo Bispo de Inhambane, na capela da Faculdade, deu inicio a formação que teve como objectivo a promoção do diálogo entre a Razão, Fé e a Cultura, que constituem missão da Universidade Católica e procurou buscar mecanismos de inserção harmoniosa da Pastoral Universitária neste diálogo, num mundo em constante mudança, preservando a sua identidade, os valores fundamentais e a sua missão.

Entrevistado o Reverendo Padre António Martinho Canera, Capelão da UCM em Nampula, sobre a pertinência dessa formação, este referiu que a UCM, enquanto espaço de confluência, onde cada pessoa, cada estudante traz o seu mundo dentro de si, é uma instituição aberta ao pluralismo que consiste no respeito e acolhimento de todos sem distinção, pois, é este acolhimento que as pessoas encontram na Universidade que confere a catolicidade da nossa Universidade Católica. Sublinhou, fazendo referência às abordagens feitas na formação que, sendo que anunciar o Evangelho é continuar a obra de Jesus Cristo no mundo, que veio salvar a humanidade, não se pode fazer uma pastoral universitária sem fazer simultaneamente a hermenêutica de Cristo e sem fazer a hermenêutica da situação, ou seja, a partir dos sinais dos tempos (ver, julgar e agir). Portanto, a pastoral universitária assenta-se na mística dos olhos abertos: abertura à conjuntura plural que caracteriza a nossa Universidade.

Disse ainda que é neste contexto pluralista que a UCM procura adaptar-se às mudanças actuais, aceitando realidade tal como ela é, mas sem, no entanto, comprometer seus valores fundamentais, privilegiando tanto o diálogo intercultural e inter-religioso como a abertura aos outros. E isso supõe, disse ele, uma abertura e promoção do diálogo franco e sincero entre o pensamento cristão e as ciências modernas. Supõe igualmente criatividade, aproximação e encontro com todos e com uma linguagem familiar.

Falando dos riscos e oportunidades que a actual mutação antropológica e revolução digital oferecem a pastoral universitária, o Capelão disse que as tecnologias digitais alargam os limites da disponibilidade da informação e melhoram a produtividade humana na medida em que proporcionam o acesso a mais informação e serviços a um curto espaço de tempo e custo reduzido e tornando as actividades humanas mais eficientes. Na linha dos riscos falou dos assédios online, pirataria informática, manipulação da informação e imagem bem como a perda da letra manual visto que tudo é digital.

Já na recta final do evento, houve uma surpresa dos participantes ao Capelão Mor da UCM, pelos seus 25 nos de sacerdócio, e reagindo ao acto o Professor Doutor Padre Arcanjo Sitimela agradeceu pelo gesto e explicou que para caminhar-se até aos 25 nos deve-se ter fidelidade a Deus e continuar a viver e a servir juntos como irmãos.

Por: Vânia Bênesse e Genice Dias

Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo