A iniciativa lançada esta quarta-feira, 14 de Fevereiro, pelo Capelão do Centro Regional 1, Reverendo Padre Bonifácio Conde, durante a missa de Cinzas, insere-se nas actividades que irão marcar o tempo quaresmal deste ano nesta região da Universidade Católica de Moçambique.

Durante a homilia da celebração que marca o início do período quaresmal, o presidente da missa explicou o significado da quaresma, lembrando que este tempo litúrgico tem origem bíblica dando exemplos concretos do que aconteceu no passado, com destaque para os quarenta dias de jejum que Cristo passou no deserto, onde foi tentado.

Sobre a imposição das cinzas, o Capelão também recordou que esta remota de uma tradição bíblica, em que os homens se cobriam de cinzas em algumas cerimónias e em situações em que este pecava também se cobria de cinzas para mostrar a sua insignificância diante de Deus.

As cinzas também representam o pó da terra, do qual o homem foi formado, disse o Padre Bonifácio, é um tempo de penitência, por isso devemos com ajuda de Deus caminhar com Ele em direção a Páscoa. Também é tempo de compreender o significado das palavras de Jesus, “Não é só do pão que vive o homem”, isto é, entender que não é só do pão que o homem se alimenta, mas também da através da palavra de Deus.

Sendo ainda um tempo em que somos chamados à conversão, através da esmola, jejum, renúncia, o Capelão do Centro Regional 1 anunciou que os membros da comunidade universitária são chamados a participar da campanha de arrecadação de bens e produtos não perecíveis que posteriormente serão canalizados à pessoas carenciadas.

Na missa desta quarta-feira, que teve lugar na Faculdade de Economia e Gestão, participaram membros de Direção das unidades orgânicas existentes na Beira, e os demais funcionários de diferentes sectores.

Por: Rogério Maduca Joaquim – Assistente Técnico de Comunicação e Samson Bernado – Assistente de RP na FCS