A Universidade Católica de Moçambique (UCM), graduou no passado dia 22 de Julho em Nampula, cerca de 646 técnicos superiores, sendo 16 Doutores, 42 Mestres e 588 Licenciados das Faculdades de Educação e Comunicação; Direito e do Instituto de Educação a Distância.

A cerimónia de outorga de graus, decorreu no Pavilhão de desportos do Clube Ferroviário de Nampula, antecedida de uma celebração eucarística, presidida por Sua Excelência Reverendíssima Dom Inácio Saúre, Arcebispo de Nampula. Durante a homilia, recordou que a cerimónia de graduação é uma ocasião para agradecer a Deus, fonte de toda a ciência e de todo o verdadeiro saber.

Após a missa seguiu-se o segundo momento da cerimónia, onde o Vice-Reitor para área de Administração e Finanças da UCM, Professor Doutor Armindo Tambo, referiu que a colocação no mercado de emprego dos graduados, acontece após uma preparação com vista a enfrentar os desafios contemporâneos do país e do mundo, e é uma das formas que a UCM encontra para reiterar o seu compromisso de levar a formação e a investigação científica em prol do desenvolvimento sustentável de Moçambique em particular e do mundo em geral.

O Vice-reitor para área de Administração e Finanças, salientou ainda que a UCM tem pautado por uma formação de excelência que permita integrar um conjunto de saberes e valências, tendo como alicerces o ensino, investigação e a extensão universitária.

Por sua vez o Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues, felicitou a Universidade Católica de Moçambique pela cerimónia, e desafiou o corpo docente e estudantes a assumirem o protagonismo na pesquisa de assuntos com relevância e pertinência para sociedade.

O governante, reiterou o compromisso de acarinhar as instituições de ensino superior, estimulando a formação de homens e mulheres no “saber fazer, ser e estar” contribuindo assim na promoção do desenvolvimento sustentável e inclusivo. Aos graduados, Manuel Rodrigues apelou a pautarem pela ética, sabedoria, respeito e justiça, valorizando a imagem e o compromisso de fazer da UCM uma instituição de ensino superior de excelência.

Por. Berlinda Eugénio e Iran Baptista

Revisão: Departamento de Comunicação e protocolo