Watch video

A referida Aula Aberta, teve lugar no passado dia 20 de Julho de 2023, na Sala Magna da Faculdade de Ciências de Saúde da Universidade Católica de Moçambique na Beira e foi ministrada pelo especialista cirurgião de fístula, Dr. Igor Vaz, com a participação do Esposo da Sua Excelência Secretaria de Estado em Sofala, Senhor Alberto Zeca, Comunidade académica da UCM, alguns enfermeiros e médicos do Hospital Central da Beira e representantes de organizações da sociedade civil.

O evento iniciou com à apresentação da Biografia do orador pelo próprio orador, onde descreveu as experiências vividas no seu trabalho.

Na interação com os estudantes dos cursos de medicina geral e enfermagem que participavam da aula aberta, o Dr. Igor Vaz questionou-lhes sobre o conceito da fístula, e dentre várias respostas o cirurgião definiu a fístula obstétrica, acrescentando que o tratamento deste problema devolve a dignidade de uma mulher.

De acordo com o médico, os líderes comunitários, professores, entre outros actores, possuem um papel muito importante na prevenção da ocorrência da fístula obstétrica, através da sensibilização contra uniões prematuras.

Outro tema abordado durante a aula aberta, é o cancro da próstata, segundo o Dr. Igor, dentre os diferentes tipos de cancros, este é o segundo mais frequente no mundo. Na sequência falou sobre as causas do cancro da próstata e as estratégias para sua prevenção. Houve ainda espaço para esclarecimento de dúvidas dos participantes.

No final do evento, o Director da Faculdade de Ciências de Saúde, Dr. Ramires Alfredo Mlucasse, agradeceu ao médico por ter escolhido a Universidade Católica de Moçambique, em especial a Faculdade de Ciências de Saúde para ministrar sua aula aberta no âmbito da campanha sobre a Fístula, manifestando o interesse de voltar a receber o orador para mais eventos semelhantes.

De referir que o Dr. Igor Vaz é um conceituado médico de nacionalidade Moçambicana, formado pela Universidade Eduardo Mondlane e Especialista em urologia.

Por: Matilde de Assunção Arnaça e Samisson Bernardo

Revisão: Departamento de comunicação e protocolo

Noticias Relacionadas