A Faculdade de Ciências de Saúde da Universidade Católica de Moçambique, localizada na cidade da Beira, acolheu na sexta-feira, 10 de Março do ano em curso, a cerimónia de abertura oficial do ano académico 2023. O evento antecedido por uma celebração eucarística, foi dirigido pelo Arcebispo da Beira e Magno Chanceler da UCM, Dom Cláudio Dalla Zuanna, onde na ocasião criticou a desvalorização da educação, tendo em conta que este sector é um elemento gerador e diretor dos demais sectores, acrescentando que a Universidade Católica deve promover uma cultura de serviço para com o bem comum, o que está alicerçado a visão que esta instituição deve privilegiar, o de ser uma agência cognitiva, procurando sempre promover as culturas e sua humanização.

Na continuidade do seu discurso, o Magno Chanceler, sublinhou ainda que a universidade deve ter uma voz activa e inovadora, fazendo o uso dos saberes e conhecimentos como uma plataforma de diálogo e de compreensão das diversas literacias e culturas, num mundo cada vez mais globalizado e complexo, com conflitos internacionais cada vez mais agudizados.

Dom Cláudio Dalla Zuanna, recordou que o papel da Universidade não se circunscreve apenas dentro dos muros académicos, sendo por isso necessário estar em conexão com os reais problemas vivenciados na sociedade, insistindo ainda naquela que é a marca identitária da Universidade Católica de Moçambique, “a promoção de uma formação integral”, o que implica na formação de cidadãos que saibam assumir uma postura de compromisso e responsabilidade perante os desafios colocados pelas comunidades.

Dirigindo-se especialmente aos novos ingressos, o Magno Chanceler, desejou-lhes boas vindas e garantiu que a instituição terá a responsabilidade de criar condições que permitirão o desenvolvimento de potencialidades para o crescimento pessoal e profissional.

Tomando a palavra, o Magnifico Reitor da Universidade Católica de Moçambique, Professor Doutor Padre Filipe Sungo, partilhou que a instituição que dirige, sempre focou a sua missão ao serviço dos outros, graças a todos que fazem parte dela, dando como exemplo concreto as ações humanitárias levadas a cabo pelos estudantes da UCM na região norte, que ajudam as vítimas dos ataques terroristas. Estes actos, segundo o Magnífico Reitor, incitam a sonhar mais alto, pois os actos de fraternidade promovidos pelos estudantes, levam a crer que o futuro de Moçambique está em boas mãos.

E porque o país tem sido assolado por eventos climáticos devastadores, como é o caso da ocorrência de ciclones, o Magnífico Reitor, recordou que as mudanças climáticas são provocadas pelos homens, por isso que estes são todos chamados a desacelerar as alterações climáticas.

O dirigente desta instituição do ensino superior ligada a igreja Católica, recordou aos estudantes, sobre a essência da vida Universitária, que implica o ser resiliente e busca incessante.

De acordo com o Vice-Reitor para Área de Administração e Finanças, Professor Doutor Armindo Tambo, a Universidade Católica de Moçambique conta para este de 2023 com mais de 30 mil estudantes, destes 12 mil são do novo ingresso, na sua maioria inscritos na Faculdade de Ciências de Saúde e o Instituto de Educação á Distância.

A abertura oficial do ano Académico 2023, da Universidade Católica de Moçambique, contou ainda com um momento cultural, animado pela cantora Marta Vilanculos, que com sua voz envolveu os estudantes na animação do momento.

Para além dos membros de direcção, directores e directores pedagógicos das unidades básicas da região um, docentes, corpo técnico e estudantes, participaram das cerimónias da abertura do ano académico da UCM, dirigentes de diversas instituições do ensino superior baseadas na Beira e representantes do governo provincial e municipal.

De referir que a mesma cerimónia foi acompanhada por vários estudantes das demais unidades orgânicas, através da plataforma digital.

Rogério Maduca – Assistente técnico de Comunicação

Revisão: Paula Mugirima – Assessora do Vice-Reitor para Área de Administração e Finanças  – Comunicação e Protocolo