O evento inserido nas celebrações do Dia Internacional da Mulher, teve lugar na sala Santa Mónica da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Moçambique, na passada quarta-feira, 8 de Março.

No dia dedicado as mulheres, as funcionarias da FADIR ou simplesmente “Fadirinas”, reuniram-se e debateram sobre o “Papel da Mulher Antigamente versus o Papel da Mulher nos Dias de Hoje”. Durante o debate, as participantes recordaram que desde os tempos remotos, a sociedade instituiu papeis distintos para os homens e mulheres. Acrescentando que antigamente as mulheres eram mais passivas, tinham como papel principal cuidar dos afazeres domésticos, enquanto que os homens eram os provedores, aqueles que levavam o sustento para casa.

Ainda de acordo com as “Fadirinas”, a situação acima descrita, toma um novo rumo, devido ao dinamismo e a globalização, pois actualmente assiste-se um cenário diferente. Hoje, as mulheres desempenham as mesmas tarefas que os homens desempenham, ao ponto de se tornarem chefes de famílias e ocupam cargos de chefia no mercado de trabalho, uma posição que no passado era privilegiada aos homens.

Na continuidade do debate alusivo ao Dia Internacional da Mulher, as mulheres da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Moçambique, foram unânimes em dizer que cada uma delas carrega consigo uma mistura de características das mulheres do passado e das mulheres modernas. E no final do evento, concluíram que a mudança em relação ao pepel do homem ou da mulher, é benigna, ressaltando que quer os homens ou as mulheres não devem se esquecer do seu papel independentemente da sua classe social ou académica.

A celebração do dia 8 de Março na FADIR, terminou com um momento de confraternização. De recordar que o Dia Internacional da Mulher, é uma efeméride oficializada pela Organização das Nações Unidas em 1975, uma ocasião que simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens.

Vilma M. Geraldo – Assistente de Relações Públicas

Revisão: Departamento de Comunicação e protocolo