A Universidade Católica de Moçambique, realizou na passada sexta-feira, dia 29/07/2022, a Cerimónia de Graduação de Licenciados, Mestres e Doutores, da Extensão da UCM em Maputo e Instituto de Educação à Distância – Centro de Recursos de Maputo. Foi a 1ª (primeira) cerimónia de graduação da Extensão de Maputo e a 2ª (segunda) do Instituto de Educação à Distância (IED), com 293 estudantes graduados, nas mais diversas áreas do saber.

O evento contou com a presença do Vice-Reitor para a área de Administração e Finanças, Prof. Doutor Armindo Tambo, em representação ao Magnífico Reitor da UCM, Prof. Doutor Padre Filipe Sungo. Sua Excelência Reverendíssima Arcebispo, da Arquidiocese de Maputo, Dom Francisco Chimoio. O Excelentíssimo Senhor Presidente do Conselho Autárquico da cidade de Maputo, Dr. Eneas Comiche. Sua Excelência Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Doutor Daniel Nivagara. O Excelentíssimo Representante do Embaixador da Alemanha, Senhor Rüdiger Zettel. Sua Excelência Prof. Doutor Brazão Mazula. Docentes e Coordenadores dos Cursos e membros da Direcção.

A cerimónia iniciou com a Celebração Eucarística, presidida pela sua Excelência Reverendíssima Arcebispo da Arquidiocese de Maputo, Dom Francisco Chimoio. Na sua homilia, teceu algumas palavras “amados filhos, amadas filhas, mais importante do que deixar a casa impecável para recebé-lo, é abrir a porta do coração para receber Jesus. Deus é amor, e nós devemos também amar-nos uns aos outros, como Jesus nos amou.”

O presídio foi composto pelo Vice-Reitor para a área de Administração e Finanças, Prof. Doutor Armindo Tambo; Sua Excelência Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Doutor Daniel Nivagara; o Excelentíssimo Senhor Presidente do Conselho Autárquico da cidade de Maputo, Dr. Eneas Comiche; o Representante do Reverendíssimo Arcebispo da Arquidiocese de Maputo, Reverendo Padre Francisco Fumo.

Na ocasião, o momento da ortoga dos graus foi presidida pelo Vice-Reitor para área de Administração e Finanças, Prof. Doutor Armindo Tambo. Em seu discurso saudou o presídio, os graduandos e os demais convidados. “Permitam-me, que use da palavra em nome do Magnífico Reitor da Universidade Católica de Moçambique, Prof. Doutor Padre Filipe Sungo, para desejar as boas-vindas a todos os presentes, com especial atenção aos nossos graduandos, motivo pelo qual estamos hoje reunidos nesta Cerimónia de Graduação. Queremos reiterar o compromisso da UCM em levar a formação e a investigação científica em prol do desenvolvimento sustentável de Moçambique, em particular, e do mundo em geral. Continuaremos a pautar-nos por uma formação de excelência que permita integrar um conjunto de saberes e valências, tendo como alicerces o ensino, a investigação, inovação tecnológica e a extensão universitária. Para tal, contamos com a colaboração inestimável dos nossos parceiros nacionais e internacionais, pais e encarregados de educação e demais intervenientes do processo formativo.”

No momento seguinte, o Excelentíssimo Senhor Presidente do Conselho Autárquico da cidade de Maputo, Dr. Eneas Comiche, no seu discurso, saudou o presídio e os distintos convidados. Parabenizou os graduandos e endereçou palavras de apreço para os recém-licenciados, encorajando as mulheres pela elevação ao grau académico. “Sereis o testemunho de qualidade da formação ministrada pela Universidade Católica de Moçambique, a ser confrontada com as expectativas do mercado de trabalho e da sociedade em geral.”

Dando seguimento, Sua Excelência Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Doutor Daniel Nivagara, teceu algumas considerações felicitando a Direcção da UCM e toda comunidade académica, pelo trabalho que tem prestado de elevar o ensino superior e pelo empenho que tem demostrado na formação de capital humano e social. Também reiterou: “prezados graduandos, a cerimónia que hoje tem lugar, representa a consagração do percurso académico de cada um de vós, representa também o fim de um determinado ciclo de formação, mas de modo algum representa o fim da aprendizagem, da intelectualidade e do amor a sabedoria. Gostaríamos, através desta cerimónia, exortar a todos os graduandos da UCM, a serem mais proactivos, e inovadores no seu quotidiano laboral, ajudando as comunidades nas quais estão inseridos, a tirarem maiores proveitos possíveis do conhecimento científico, tecnológico e da inovação.”

Os graduandos, na sua mensagem, agradeceram aos seus docentes e coordenadores, pela partilha do conhecimento e dedicação prestada ao longo da jornada. Asseguraram que os conhecimentos adquiridos, as experiências e valores, serão levados não só para a vida profissional, mas no geral. O momento final foi marcado pela foto de família, do presídio e os graduandos. Em representação ao Reverendíssimo Arcebispo da Arquidiocese de Maputo, o Reverendo Padre Francisco Fumo dirigiu a bênção final. E deu-se por encerrada a cerimónia de graduação, quando eram 12 horas e 10 minutos.

Relações Públicas : Dinea Vanila Matias