Trata-se da XI e IX cerimónia de graduação da Faculdade de Engenharia e do Instituto de Educação a distância da Universidade Católica de Moçambique, que no passado dia 18 de junho de 2022, colocou a disposição do mercado de trabalho, 419 formados nos distintos cursos ministrados pela Universidade, nos graus de licenciatura e mestrado, num acto social e solene, no pavilhão da liga Muçulmana em Manica cidade de Chimoio. O evento, contou com a presença ao mais alto nível, de Sua excelência  Reverendíssima Dom João Carlos, Bispo do clero diocesano de Chimoio, Sua Excelência secretario de estado na província de Manica, prof. Doutor Edson Macuacua, Magnifico Reitor da Universidade Católica de Moçambique, Prof. Doutor Padre Filipe Sungo, Director provincial de Educação senhor Baptista, em representação da governadora da Província de Manica, Dra. Francisca Tomás, a vereadora da área dos assuntos sociais, Doutora Paula Pinto, em representação do presidente do conselho autárquico de Chimoio, Eng. João Ferreira,  Vice-Reitor da Unipúngué, prof. Doutor Lourenço Mateus Lindonde, em representação da Magnifica Reitora da Unipúngué, Vice – Reitor para área de administração e finanças da Universidade Católica de Moçambique, prof. Doutor Armindo Tambo, representantes de distintas instituições de Ensino Superior sediadas em Chimoio, membros de direcção da Faculdade de Engenharia e do Instituto de Educação  a distância da UCM.

Na ocasião o Magnifico Reitor da Universidade Católica de Moçambique, Prof. Doutor Padre Filipe Sungo, dirigindo-se aos presentes, reiterou que os graduados pela UCM, tiveram a oportunidade de apreender os valores como o sentido da fraternidade, solidariedade, reconhecimento e respeito pela dignidade da pessoa humana, honestidade, autodisciplina colocando a pessoa no centro da instrução num quadro de relações que compõem uma comunidade académica viva, interdependente vinculada a um destino comum, facto que consagra os graduados, de elevada preparação para enfrentar os desafios contemporâneos do país  e do mundo. Acrescentou

Já os graduados na sua mensagem, renovaram o espírito de compromisso em tudo fazer para não defraudar as expectativas dos seus encarregados, da Universidade e do país inteiro, na implementação do que aprenderam durante o tempo que estiveram na UCM.

Num outro desenvolvimento, já o secretario de estado, destacou o papel da universidade Católica no processo de ensino e aprendizagem e vincou a importância de ser graduado pela UCM, a qual disse, que ser graduado pela UCM é um orgulho e uma grande responsabilidade e para terminar, fez menção de 5 valores dos quais o amor, Justiça, Honestidade, Paz e a solidariedade que devem guiar o graduado pela Universidade Católica de Moçambique.

O momento final foi marcado pela foto de família e pela marcha dos graduados fazendo o percurso, pavilhão da Liga muçulmana á Faculdade de Engenharia sob orientação da banda militar.

Relações Públicas – Fíbion Sithole