Decorreu no dia 18 de junho, uma Feira de Simulação Empresarial organizada pela Faculdade de Gestão de Recursos Florestais e Faunísticos, no âmbito da disciplina de Projecto de Simulação Empresarial II, leccionada no 4º ano do Curso de Licenciatura em Contabilidade e Auditoria.

O evento tinha como objectivo para além da componente avaliativa dos estudantes, proporcionar aos mesmos conhecimentos básicos incentivando o empreendedorismo tendo em conta a necessidade do mercado de trabalho.

Estiveram representadas pelos estudantes quatro (4) empresas simuladas, nomeadamente: NUTRIVERDE (empresa dedicada a comercialização de legumes e vegetais); GADEC (empresa especializada no fornecimento de serviço de parqueamento de viaturas); LIMPAS, LDA. (empresa dedicada a prestação de serviços de limpeza à escritórios e residências) e PANDO XINDANDA (empresa vocacionada na comercialização de mobiliário diverso).

De igual modo, os estudantes do curso de Licenciatura em Direito e os do curso de Gestão de Recursos Florestais e Faunísticos apresentaram um Julgamento Fictício e a exposição de cativeiro animal respectivamente. Em relação as actividades extracurriculares, os membros do Núcleo UMPEPE aproveitaram o momento para apresentar algumas actividades que são desenvolvidas por eles, sobre Saúde Sexual Reprodutiva, Género e HIV.

Por outro lado, fizeram parte da exposição empresas convidadas como o caso de serviço distrital de saúde, a TMCEL; a Autoridade Tributária – Delegação Provincial do Niassa; o Serviço Provincial de Actividades Económicas do Niassa; o Banco ABSA; a Palma Companhia de Seguros; a Global Health Moçambique, bem como alguns empreendedores locais, e toda comunidade académica da FAGREFF.

O evento foi dirigido pelo Director da FAGREFF, Doutor Viegas Wirssone Nhenge, que na sua intervenção de abertura, apresentou o estágio actual do sector empresarial na província do Niassa, recorrendo-se dos resultados do último Censo disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Imagens: (Tapsiny Nunes Manuel & Clementino Marcelino)