Trata-se do Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE), que elegeu a Faculdade de Engenharia da Universidade Católica de Moçambique, para acolher o seminário de lançamento de livro intitulado “Desafios de Moçambique 2021” no passado dia 19 de maio de 2022.   Na ocasião coube a Directora da Faculdade de Engenharia, a Enga. Cornélia da Natividade Alberto Gafah, em nome do Magnifico Reitor da Universidade Católica de Moçambique prof. Doutor Padre Filipe Sungo, agradecer e enaltecer ao IESE por ter eleito a UCM, como local ideal para o seminário de lançamento do livro.

Para a moderação das apresentações coube ao Dr. RaJú Roldão Lauter, director adjunto pedagógico da Faculdade de Engenharia, que na ocasião fez uma breve apresentação dos apresentadores.

Trata-se de Yasfir Ibraimo, Michael Godet Sambo e Lúcio Posse, todos investigadores do Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE). Na ocasião o investigador Yasfir Ibraimo, fez a apresentação geral do livro, centrada nos principais desafios impostos pela pandemia da COVID-19 no país. Na sua apresentação o investigador considerou que a Pandemia da COVID-19, exacerbou as fragilidades económicas do país: Divida Publica, queda da produtividade, estruturas da produtividade e económica colapsados. Mencionou

Já o Investigador Michael Sambo, durante a sua apresentação focado na secessão económica do livro, considerou que moçambique teve muitas dificuldades para enfrentar os efeitos causados pela pandemia da COVID-19, dado a sua fragilidade económica e terminou a sua intervenção questionando “será que a COVID-19g gerou recessão económica?”

Num outro desenvolvimento, já o investigador Lúcio Posse, a sua intervenção centrou-se   nos comportamentos e atitudes adoptados pelos moçambicanos a partir da teoria da sociedade de riscos. Seguiu-se a esse momento, o espaço reservado ao debate e esclarecimento de questões.

O momento de autógrafos e fotos de família marcou o fim das actividades do dia.

Relações Públicas

Fíbion Sithole