No âmbito da parceria e colaboração entre a Extensão de Gurué da Universidade Católica de Moçambique (UCM) e a Diocese de Gurué, decorreu no passado dia 19 de Abril de 2022, no Salão do Centro Polivalente Leão Dehon, o lançamento do livro “Dom Francisco Lerma Martinez Em redor do Namúli, Vida e obra no coração dos Macuas”. Trata-se de uma obra com 125 páginas, escrita por treze (13) autores nacionais e estrangeiros, dentre eles familiares, notáveis companheiros de estudo e missão, e antigos alunos e colaboradores na sua obra. De referir a obra é uma ocasião propicia para refletir sobre o sulco marcado pelo grande missionário espanhol, mas moçambicano de coração, que do Niassa a Inhambane, de Maputo ao Gurué, soube interpretar da melhor maneira os valores profundos do Evangelho e da Cultura Tradicional Moçambicana, nomeadamente a Cultura Macua, através da inculturação.

O evento contou com a abertura do Bispo da Diocese de Gurué, Dom Inácio Lucas, que que abençoou e proferiu as notas de boas vindas a todos e manifestou os seus agradecimentos aos autores e promotores do livro sobre o Dom Francisco Lerma Martínez.

De seguida foi passada a palavra ao apresentador da Obra, Professor Aguiar Mazula, que agradeceu o convite para substituir o Professor Catedrático Brazão Mazula, que é um dos autores do livro.  Após a apresentação do livro seguiu-se para o momento de Testemunho da diocese de Gurué, que foi feito pelo Prof. Doutor Pe. Daniel Raúl, onde foi apresentado aquilo que foi a vida e obra de Dom Francisco Lerma Martínez, durante os nove anos como bispo da diocese de Gurué.

Dando continuidade com o programa interveio o Prof Doutor Pe. Rafael Sapato, representante do Coordenador Científico da Obra, Prof. Doutor Celestino Victor Mussomar, que teceu algumas considerações. Por último houve a intervenção do representante da Administradora do distrito de Gurué, Dr. Fernando Horácio, Director do SDEJT, que mostrou disponibilidade para a divulgação da obra nas escolas e bibliotecas à nível do distrito. Depois da oração final proferida pelo bispo da diocese de Gurué, passou-se para o memento de autógrafos do livro, que foi feito pelo Prof. Doutor Rafael Sapato, um dos autores da obra. Por: João Pinho – RP