No dia 23 de Abril, a Universidade Católica de Moçambique graduou 412 estudantes nos graus de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, das Faculdades de Educação e Comunicação, de Direito e do Instituto de Educação a Distância, em diversas áreas do saber.

A cerimónia teve lugar no Pavilhão de Desportos do Clube Ferroviário de Nampula e foi antecedida por uma Celebração Eucarística presidida por Dom Inácio Saúre, Arcebispo da Arquidiocese de Nampula. Na sua homília, durante a celebração da missa, Dom Inácio afirmou que “um graduado da UCM deve vencer e convencer com competência e qualidade no mercado de trabalho e evitar envolver-se em esquemas que não dignificam o Homem e nem a instituição formadora”, apelando desta feita, aos recéns graduados a trabalharem respeitando a ética e moral, para além da formação profissional.

No acto da cerimónia de outorga de graus, o Magnífico Reitor da UCM, Professor Doutor Padre Filipe Sungo, desejou aos graduandos que na vida profissional e social, saibam aplicar os conhecimentos para solucionar os problemas que o país enfrenta.

Por seu turno, o Governador de Nampula, Manuel Rodrigues, partilhou 3 pilares que considera importantes e que devem ser do domínio dos graduados para a melhoria da qualidade de vida do cidadão comum: “conhecimento, honestidade e justiça são os pilares em que se devem cingir na vossa vida profissional”.

Os graduados asseguraram que os conhecimentos, as habilidades e competências adquiridas ao longo do curso, serão aplicados nas suas comunidades e instituições e tudo farão para que produzam bons frutos.

Estiveram presentes na cerimónia, para além do Arcebispo de Nampula, Dom Inácio Saúre, o Magnífico Reitor da UCM Professor Doutor Padre Filipe Sungo, o Governador de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto, o Director dos Serviços Provinciais de Assuntos Sociais, Nguma John Geraldo e Reitores das Universidades sedeadas em Nampula.

Por. Berlinda Eugénio Paulino – Relações Públicas da FEC

Imagens. Iran Baptista