A Faculdade de Direito da UCM, acolheu a 21 de Abril, na sala Magna o lançamento dos livros: “Principal Legislação sobre a Descentralização em Moçambique” e “Principal Legislação Financeira e Avisos do Banco de Moçambique” do autor Edson da Graça Francisco Macuácua.

O evento contou com a presença de 30 convidados, entre estes representantes do governo, magistrados, entidades académicas e estudantes. Coube ao Dr. Aboochama Vontade, docente da Unidade Orgânica, a apresentação do programa, sendo que em seguida o Director da Faculdade, Prof. Doutor Zacarias Filipe Zinocacassa, teceu as notas de boas vindas, tendo elogiado o autor pela persistência e vontade contínua pela investigação e partilha de propostas de soluções para as inquietações da sociedade.

A Dra. Clara Macovela fez uma brilhante apresentação do autor das obras, manifestando a honra pela escolha da Faculdade de Direito para mais um lançamento. Seguiu-se a intervenção do Director Comercial da Alcance Editores, Dr. Sérgio Pereira, tendo este agradecido à Direção da Faculdade de Direito pela abertura e organização para que o evento se efectivasse, manifestando o seu agrado por mais um trabalho a ser partilhado, na esperança de que a parceria com a Faculdade se solidifique.

A apresentação da primeira obra ficou a cargo do Prof. Doutor Hamilton de Carvalho, Director Adjunto Pedagógico. A segunda obra foi apresentada Doutor Hélder Armando, Director do Banco de Moçambique. Ambos souberam descrever de forma exaustiva o conteúdo das obras, despertando a curiosidade e interesse dos presentes nos temas abordados. Entre um e outro momento, teve lugar um espaço cultural, abrilhantado pelos estudantes em representação ao núcleo Ottukula Maitho.

O momento mais alto deu-se com a intervenção do autor, que manifestou a sua gratidão, satisfação e honra, saudou os presentes tendo destacado a comunidade académica da UCM por tudo que aprendeu enquanto estudante pois “parte da sua sensibilidade académica que hoje desperta em mim resulta da minha passagem pela UCM-Faculdade de Direito”.

Sobre as obras, agradeceu e considerou as apresentações autênticas pela forma como foram feitas e sobretudo pela empatia e afecto que os apresentadores partilharam na interação com estas. O autor referiu que, com as obras, pretende-se “contribuir para o exercício consciente e activo da cidadania com conhecimento e apropriação das diferentes leis que regulam os vários domínios da vida social. Ao terminar, agradeceu à Dra. Clara pela generosidade na descrição da sua vida académica e como autor das obras, pelo carinho que tem sido característica da UCM, em particular a sua Faculdade de Direito e assumiu o compromisso e promessa ao Magnífico Reitor da UCM Prof. Doutor Pe. Filipe Sungo, em partilhar as conclusões da sua tese de Doutoramento.

Na parte final, o autor ofereceu à Faculdade as obras e seguiu-se a sessão de autógrafos e fotos com os participantes.

Por: Mazia Nhenge- Coordenadora de Relações Públicas – FADIR