Watch video

No âmbito do cumprimento do plano de actividades do sector pedagógico em torno da capacitação do corpo docente, realizou-se no passado dia 13 de Abril de 2022, uma acção de capacitação do corpo docente das Unidades Orgânicas.

A abertura foi proferida pelo Director Adjunto Pedagógico da FAGREFF, Dr. Stiven Manuel, onde foram apresentados os membros de Direcção, os docentes a tempo inteiro e CTA’s presentes no evento.

O primeiro tema de debate foi apresentado pelo Dr. Edmundo Xavier, que falou em torno das “Estratégias Pedagógicas para o Ensino Híbrido”, onde sugeriu algumas orientações sobre o processo de ensino híbrido, sendo uma delas a planificação atempada e cuidadosa das aulas. Referiu ainda, que é importante que o estudante seja inovador. O segundo orador, Padre Rogério Muchir, Capelão da FAGREFF, abordou o conceito da Ética no Ensino Superior, sugerindo que há uma necessidade de se criar uma sociedade mais humana, onde é valorizada a dignidade humana e denunciado qualquer acto contrário a esta dignidade. O orador referiu ainda que é fundamental que o Docente conheça o Código de Conduta da instituição e o ponha em prática. Apresentou também os valores e contravalores que regem a vida em sociedade com principal enfoque para a vida académica.

Após a explanação do Pe. Muchir, seguiu-se a apresentação dos Procedimentos Académicos da UCM, onde o Dr. Stiven Manuel, orador deste tema, falou dos procedimentos de ensino e aprendizagem online, planificação do serviço docente, do uso das plataformas digitais que facilitam o processo de ensino e aprendizagem ao nível da UCM, realçou que os docentes devem ser íntegros no cumprimento das normas e regulamentos, salientando que a qualificação docente ainda é um desafio.

Quanto aos Procedimentos Administrativos, a Dra. Delfina Maria Das neves, Administradora da Faculdade, falou dos procedimentos de contratação de docentes, da necessidade de flexibilização da actividade docente no que se refere a partilha antecipada dos testes, falou ainda dos deveres e direitos dos docentes, sem se esquecer dos deveres da entidade patronal, o processo de pagamento por hora e categoria profissional. Participaram da capacitação, docentes a tempo inteiro e tempo parcial.

Relações Públicas

Jornalista: Dra. Tapsiny Nunes Manuel

Imagens: Tapsiny Nunes Manuel

Galeria

Noticias Relacionadas