O Magnifico Reitor da Universidade Católica de Moçambique Professor Doutor Padre Filipe Sungo, efectuou, no passado dia 17 de Maio,  uma visita de cortesia a Academia Militar Marechal Samora Machel, na cidade de Nampula.

O Magnifico Reitor esteve acompanhado do Prof. Dr. Bonifácio da Piedade, Presidente da Região 3 e  Director da Faculdade de Educação e Comunicação e, o Prof. Dr. Zacarias Zinocacassa, Director da Faculdade de Direito.

A comitiva do Magnifico Reitor foi recebida pelo Comandante da Academia Militar Prof. Dr. Francisco Mataruca e a sua equipe, onde começou por saudar e desejar as boas vindas. No acto do encontro o Magnifico Reitor da UCM agradeceu a recepção calorosa de toda a equipe presente tendo enfatizado o apreço pela Academia Militar. Ainda, nas notas de agradecimento, frisou que a visita teve como objectivo revitalizar as boas relações existentes entre as duas instituições para que, continuamente, possam caminhar de juntas no ensino, pesquisa e extensão universitária.

O Comandante da Academia Militar, Prof. Mataruca, tomando a palavra apresentou um briefing do comando Militar sobre o historial, a missão, visão e valores, cursos ministrados, instalações, o organigrama e por fim os desafios. Igualmente o Magnifico Reitor apresentou o historial da Universidade, a sua missão, visão e valores, o número dos estudantes e funcionários e os desafios, e, de seguida passou a palavra aos Directores.

O Prof. Bonifácio da Piedade frisou que a Faculdade de Educação e Comunicação está interessada em formalizar as relações nas áreas de docência, no processo de acompanhamento das teses de doutoramento, na área da investigação, na participação e publicação de artigos científicos e na área de lecionação de alguns cursos de Mestrado em Direito.

O Comandante da academia mostrou os mesmos interesses tendo afirmado que estão prontos para atender qualquer eventualidade, sendo que irão criar as equipas de serviço no sentido de responder as expectativas da UCM e juntos formalizarem as relações existentes.

Tendo sido feito o diálogo, que durou uma hora, seguiu-se ao momento de visita às instalações da Academia Militar a destacar, salas de aulas teóricas e práticas. E no final do encontro o Magnifico Reitor da UCM agradeceu a todos e apreciou os jovens da Academia Militar pela disciplina e formação de qualidade que tem tido. Igualmente, o Comandante agradeceu a UCM por aceitar colaborar na defesa nacional, tendo afirmado, para o efeito que existem varias formas de defender a Nação.

Por. Berlinda Eugénio R.P

Fotografias. Vânia Benesse Assitente R.P