No âmbito da disseminação do Direito Internacional Humanitário, nos dias 19 e 20 de Maio do ano em curso, na Sala Magna Nossa Senhora de África, da Faculdade de Direito da UCM, o Comité Internacional da Cruz Vermelha em Moçambique (CICV), promoveu uma formação de formadores em matéria de Direito Internacional Humanitário (DIH), onde fizeram parte os docentes (a tempo inteiro e parcial) e investigadores da Faculdade de Direito da UCM. Esta formação faz parte de um pacote de engajamento para os círculos académicos (docentes e investigadores), que envolverá programas específicos de formações ou palestras para estudantes finalistas, julgamentos simulados (moot courts), convites para eventos regionais ou globais de DIH, ofertas de publicações e assessoria gratuita na elaboração de comentário a drafts de legislação ou regulamentos de DIH ou Direitos Humanos.

O objectivo do CICV de formar docentes é de que depois da formação, eles encontrem nas publicações oferecidas à UCM, um material adicional para aprofundar o seu conhecimento em DIH.

Após a formação, os docentes manifestaram a sua satisfação por terem aprimorado o conhecimento na área de Direitos Humanos, tendo em conta o actual cenário vivenciado no nosso país, que por vezes mostra graves violações dos direitos fundamentas dos cidadãos.

O Director da Faculdade, Prof. Doutor Zacarias Zinocacassa, por sua vez, agradeceu ao Chefe Adjunto do Comité Internacional da Cruz Vermelha em Moçambique, Prof. Doutor James Matthews, por ter escolhido a nossa instituição para apoiar e colaborar na disseminação do Direito Internacional Humanitário. Por isso, reiterou a abertura da Faculdade em receber o apoio do CICV, esperando que a formação culmine com a formalização dum memorando que gira a parceria institucional, com vista a criar uma colaboração nas áreas de investigação, extensão e publicações conjuntas na área do Direito Internacional Humanitário.

Por: Felizberto Rafael – RP – FADIR