Nos dias 25 a 26 de Março do corrente ano, realizou- se no Instituto de Educação a Distância (IED), uma formação de capacitação sobre o uso da plataforma Moodle, com objectivo de fazer uma actualização do uso e conhecimento do sistema na Plataforma Moodle e expôr aos participantes as suas novas ferramentas. A formação foi dada pelos técnicos do Departamento do ICT do IED, nomeadamente a Dra. Rumina Muchenga, Dra. Vilma Francisco e Dr. Amaral Castro.

Após a oração proferida pelo Dr. Fidel José, Coordenador do curso de Física, o Prof. Doutor Nelson Amade, Director do IED deu boas vindas e agradeceu a presença de todos, onde salientou que no processo de formação cada um dos intervenientes tem um papel primordial no Sistema Plataforma Moodle, onde o tutor deve visto como o regente da disciplina em função do núcleo dos estudantes. O director continuou dizendo que a partir do ano em curso será introduzida uma nova etapa no IED, com o uso de tablets no ensino e aprendizagem, no qual o estudante terá uma formação inicial em metodologias ligadas ao ensino à distância e de seguida de uma formação no uso de plataforma Moodle.

O Dr. Amaral Castro falou da necessidade dos participantes introduzirem na plataforma todos os recursos e materiais, tais como: ficheiros, pastas, livros, actividades e glossário pois estes são considerados como um recurso de uma disciplina, tendo demostrado a função dos separadores que quando utilizados de forma correta podem ajudar a melhorar a aparência de uma disciplina.

Concluída a apresentação do Dr Amaral Castro, seguiu-se a apresentação da Dra. Vilma Francisco que falou das ferramentas de comunicação usadas entre o tutor e o estudante. Explicou como usar as ferramentas, que servem de comunicação entre ambas as partes, mas que para isso é necessário que o estudante esteja cadastrado na disciplina. Além disso deu esclarecimentos sobre as ferramentas como: chat, fórum, os testes, o Moodle e a base de dados.

Participaram da formação os Coordenadores dos cursos de Geografia, nomeadamente o Dr. José Dombe, de História, Dra. Maria Teresa Salite, de Educação Física, Dr. Alberto Malequeta, de Desenho, Dr. Carlos Capote, de Matemática. Dr. Domingos Neto, de Física, Dr. Mela Ferrão, de Administração Pública, Dr. Hélder Lourenço, de Gestão Ambiental, Dra. Sara Romão. Estiverem também presentes o Coordenador e Assistente de cadeiras Gerais, Dr. Mauane Manuel e Dra, Patrícia Akungondo, e a Assistente do Curso de Geografia, Dra. Sidónia Albino.

Por: Ana Paula Mugirima- RP