Watch video

A Faculdade de Gestão de Recursos Florestais e Faunísticos participou das comemorações alusivas ao Dia Internacional de Florestas assinalado a 21 de Março, sob o lema “Conserve as Florestas, Plantando Mais Árvores”, organizadas pelo Serviço Provincial de Ambiente de Niassa.

As florestas constituem um valioso recurso natural renovável gerador de múltiplos bens e serviços de maior importância para o ambiente, economia e na melhoria da qualidade de vida das populações. Apelidadas de “pulmão do mundo”, as árvores ocupam cerca de 30% da superfície da Terra, sendo responsáveis pela produção de oxigénio através da fotossíntese.

Em reconhecimento por esse valioso contributo ecológico, a Assembleia Geral das Nações Unidas determinou, em 2012, que o dia 21 de Março de cada ano seja comemorado em todo Mundo como “o Dia Internacional das Florestas”, com vista a sensibilizar os habitantes do planeta terra sobre a importância da floresta na manutenção da vida terrestre.

Para o ano de 2021, foram promovidas acções visando despertar o interesse das comunidades na conservação e utilização sustentável dos recursos florestais, aumentando assim a consciência de como as florestas são fundamentais para a conservação e manutenção da vida no mundo. Deste modo, foram levadas a cabo actividades de plantio de árvores, observando todas as medidas de prevenção da Covid-19, estas decorreram no campus da Universidade Rovuma – Extensão de Niassa, com a participação da classe empresarial do ramo florestal, parceiros de cooperação, líderes comunitários, bem como representantes da Sociedade Civil.

Questionado sobre o papel da Academia na conservação e utilização sustentável dos recursos florestais, o Director da Faculdade de Gestão de Recursos Florestais e Faunísticos, Prof. Dr. Felipe André Angst, comentou que “a Faculdade tem uma responsabilidade acrescida junto da comunidade académica, no sentido de conscientizar, conservar e plantar árvores”. Acrescentou ainda que, a data desperta para a necessidade urgente de travar a degradação e a perda florestal que pode comprometer o futuro sustentável da vida no planeta.

Nome e Apelido do “Jornalista: Dra. Tapsiny Nunes Manuel- Relações Públicas

Imagens: (Tapsiny Nunes Manuel).

Noticias Relacionadas