O Núcleo Vamosa da Faculdade de Educação e Comunicação, da Universidade Catolica de Mocambique, em Nampula, participou do II Simpósio alusivo ao encerramento do projecto NUFFIC, parceiro da UCM em matérias de formação em Saúde Sexual e Reprodutiva, Género, HIV e SIDA, nos dias 18 e 19 de Março do ano em curso, no Auditório da Faculdade.

O objectivo central foi o de impulsionar a actividade de pesquisa e promoção da Saúde Sexual Reprodutiva e a partilha das suas descobertas pelos estudantes, com o respectivo enriquecimento da disciplina de Habilidades de Vida.

Foram discutidos assuntos relacionados à comunicação e campanhas de advocacia, as lições aprendidas, desafios e prespectivas; avaliação das actividades do projecto entre os núcleos e coordenadores sobre o tema central assédio sexual e género; e a importância do envolvimento da comunidade em programas de extensão universitária.

Importa referir que devido à pandemia do COVID-19, e para permitir a participação do maior número possível de docentes e estudantes, foi também usada a metodologia online na plataforma Zoom. Todas as regras de prevenção desde o distanciamento social foram estabelecidas, de modo a evitar a propagação do corona vírus

Estiveram envolvidos no encontro os membros dos núcleos de Saúde Sexual e Reprodutiva de todas Unidades Orgânicas, conselheiros, estudantes, docentes e outros profissionais.

Por. Berlinda Eugénio Paulino e Vânia Bênesse

Imagens. Vânia Bênesse