A Faculdade de Ciências de Saúde (FCS) da Universidade Católica de Moçambique (UCM) realizou no passado dia 07 de Dezembro um Natal Solidário para as crianças do Centro de Acolhimento ADESMO (Associação para o desenvolvimento e Segurança Social de Moçambique) sita no bairro da manga, arredores da cidade da Beira.

Acompanhados pela Directora da Faculdade, Dra. Mónica Inroga Samaja, a comunidade académica da FCS foi recebida pelo responsável do centro, Senhor Peranhe Jorge, membros de apoio ao Centro e pelas crianças internas do Centro. Na sua intervenção o senhor Senhor Peranhe Jorge desejou as boas vindas e explicou que o centro acolhe 50 crianças dos 5 aos 17 anos de idade.

Por outro lado, Dra. Mónica Samaja em poucas palavras agradeceu pela recepção calorosa das crianças e fez referência ao âmbito que surge a visita da UCM ao Centro, que se enquadra no leque de programa da Pastoral Universitária e Acão Social, que envolve uma seria de actividades.

Em seguida, a Directora da Faculdade procedeu a entrega de 60 Camisetes e chapéus de natal, 50 lençóis, 50 redes mosquiteiras, um fardo de roupas diversas, calçados, produtos alimentares, medicamentos básicos e quite de higiene (pasta dentífrica, pomada e sabonete) para as crianças e 15 colchões oferecido pela Congregação das Irmãs Ursulinas.

Em forma de agradecimento, as crianças fizeram leitura de mensagens de agradecimentos e encorajamento a mais iniciativas do género e o responsável do Centro agradeceu a UCM pelas ofertas e pelo carinho oferecido ao centro e que iniciativas como essas apareçam sempre.

Para terminar o dia, foi servido um almoço confecionado pela Faculdade. Depois da refeição, as crianças animaram a festa com alguns números de danças e cânticos, onde a comunidade universitária teve a oportunidade de dançar, cantar e brincar com as crianças, as mesmas manifestaram a sua alegria, satisfação e gratidão `a FCS por ter escolhido ADESMO para comemorar o Natal.

Matilde de Assunção Arnaça (Relações Públicas)

Saugineta Cuinhane (Assistente Social)