O Magnífico Reitor da Universidade Católica de Moçambique, Professor Doutor Padre Filipe Sungo, recebeu ontem (24), Sua Excelência Embaixador da Alemanha em Moçambique, Senhor Ronald Münch. Na sua chegada a comitiva que acompanhava o diplomata alemão, nomeadamente, o Encarregado de negócios na Embaixada, Michael Feiner e a Chefe de cooperação, Senhora Christine de Barros Said, reuniu-se com o Magnífico Reitor, onde também participaram os Vice-reitores, Prof. Doutor Armindo Tambo e Prof. Doutor Nelson Amade.

Durante o encontro o dirigente da UCM fez saber que a visita do Embaixador representa não apenas um elo diplomático, mas também um compromisso mútuo com o fortalecimento das relações entre os dois países (Moçambique e Alemanha) e instituições de ensino.

Receber a visita da Embaixada Alemã é uma prova do reconhecimento internacional do compromisso que a Universidade Católica de Moçambique tem com a excelência acadêmica, acrescentou o Magnífico Reitor. Pois a Alemanha é uma nação conhecida por sua excelência em pesquisa, inovação e educação, sendo por isso um modelo inspirador para muitas nações ao redor do mundo.

Na mesma ocasião, a UCM manifestou o interesse de fortalecer o laço com instituições acadêmicas alemãs, buscando colaborações e intercâmbios que enriqueçam a experiência educacional dos estudantes e promovam a pesquisa conjunta.

Após o encontro de cortesia, seguiu-se à Faculdade de Ciências de Saúde, onde foram recebidos pelos membros de direção da referida Unidade orgânica, o Professor Doutor Ramires, Director, Professora Doutora Kajal Chhaganlal, Directora Pedagógica, Mestre Eunice Isabel Gove, Administradora, entre outros. Nesta faculdade escalaram alguns sectores, com destaque para laboratórios de anatomia e o Centro de saúde São Lucas, onde a delegação alemã ficou a saber que aquela unidade sanitária terá uma maternidade.

No âmbito das relações existentes entre a UCM e República Federal da Alemanha, vários projectos já foram patrocinados pelas instituições alemãs, com destaque para Dioceses e a Ludwig Maximilian University of Munich (Universidade Luís Maximiliano de Munique), esta última coopera há mais de 15 anos.

Refira-se que actualmente a Universidade Católica de Moçambique possui aproximadamente 200 acordos de parceria com dezenas de universidades e outras instituições em todo o mundo, sendo um total de 11 acordos com instituições da Alemanha.

Por: Rogério Maduca – Assistente Técnico de Comunicação

Fotos: Samson Bernardo