Celebra-se hoje, 10 de Novembro, o Dia Mundial da Ciência para Paz e Desenvolvimento, efeméride criada pela UNESCO em 2001, com objectivos de enaltecer o papel da Ciência na Promoção do Desenvolvimento e Bem-estar da população, e inspirar o gosto pela Ciência na gerações mais novas.

Ao nível da Província de Sofala, este evento foi marcado pela abertura da Semana de Ciência no dia 8 de Novembro, no Pavilhão da Universidade Licungo – Extensão da Beira, evento organizado pelo Serviço Provincial de Assuntos sociais nesta parcela do país, cuja cerimónia foi dirigida pelo director deste sector, o Dr. Luís Meno.

A Universidade Católica de Moçambique fez-se representar por uma equipe de expositores, onde faziam parte a Coordenadora do departamento de Extensão Universitária da Faculdade de Ciências de Saúde – FCS, Coordenadores dos cursos de Enfermagem e Psicologia clínica, incluindo estudantes dos referidos cursos.

Para além da Feira de Exposição de alguns materiais didáticos usados nos cursos da FCS, a Universidade Católica de Moçambique foi responsável por um dos painéis, cujo tema central foi “Crescimento económico”. Painel este devidamente moderado pelo Vice-Reitor para área Académica da UCM, Professor Doutor Nelson Amade, numa sessão em que estiveram três oradores, nomeadamente, Atal Rex, que apresentou a questão relacionada com a “Perceção dos pequenos agricultores acerca da agricultura sustentável no Parque Nacional de Gorongosa”, a Mestre Micaela Roberto Amade, esta que abordou sobre a “Conscientização sobre segurança cibernética”, e o Engo Person Abrante que apresentou o último tema do painel, onde foi destacada a “Urgência do uso de tecnologia móvel para melhorar os níveis de cuidados de saúde em Moçambique”.

Durante a moderação do painel, o Professor Doutor Nelson Amade, fez questão de recordar que no âmbito da promoção do desenvolvimento e bem-estar, a Universidade Católica de Moçambique promove entre os dias 22, 23 e 24 do mês em curso, o seu VI Congresso Internacional.

De referir que a Feira promovida por ocasião da abertura da semana Mundial da ciência pela Paz e Desenvolvimento, contou com a participação de estudantes de do ensino secundário geral, técnico profissional e superior.

Por: Rogério Maduca – Assistente Técnico de Comunicação

Revisão: Paula Mugirima – Assessora para área de Comunicação e Protocolo