Watch video

O evento que teve lugar no passado dia 26 de Outubro no Campus universitário da Faculdade de Ciências Agronómicas (FCA), esteve inserido nas celebrações do “Outubro Rosa”, tendo em vista a consciencialização da comunidade académica sobre a indispensável importância de cuidar da saúde.

Uma oração proferida pela Irma Rosária Domingos, antecedeu a abertura do evento, cujo o discurso foi proferido pelo Professor Doutor Nito Impissa, Director Adjunto Pedagógico, em representação do Director da Faculdade. Na sua intervenção, o Professor Impissa desejou a todos boas vindas e agradeceu pela presença, acrescentando ainda que questões ligadas a saúde, são da responsabilidade de cada ser humano. Na continuidade do seu discurso, o representante do Director da Faculdade, falou da sua expectativa em relação a palestra, que segundo o mesmo, os participantes sairiam do evento transformados ao ponto de dirigirem-se às unidades sanitárias para saberem do seu estado de saúde, garantindo assim o seu bem-estar.

Durante a palestra que decorreu sob o lema: “Juntos no combate contra o cancro do colo do útero e o cancro da mama”, a Enfermeira Laura Fermino, explicou que o cancro do colo do útero pode ser de origem congénita ou pode ser provocada pelo início precoce da actividade sexual ou ainda por factores relacionados a ITS’s. Segundo explicou a profissional de saúde, o grupo mais vulnerável é composto por pessoas HIV positivas. E que é necessário ter-se o cuidado com o início da actividade sexual, aconselhando que, depois de se atingir a maior idade deve-se optar sempre pelos métodos de prevenção, evitar múltiplos parceiros e realizar visitas ao médico sempre que tiver suspeitas de alteração a flora normal da vagina. Dentre os sintomas apresentados que podem denunciar a existência do cancro do colo do útero, destaque para o corrimento vaginal anormal, desconforto na parte pélvica, dor ao urinar e dor durante as relações sexuais. O tratamento feito é por Radioterapia e por Quimioterapia.

Outra doença apresentada durante a palestra, foi o cancro da mama, que teve como palestrante a também Enfermeira Carmelita Francisco. No decorrer da sua intervenção, a Enfermeira Carmelita explicou que o cancro da mama é uma doença maligna que ocorre principalmente nas mulheres, sendo que, o seu exame realiza-se ao terceiro dia de período, apalpando a região da mama com o braço levantado, para que se possa identificar a existência de algum nódulo ou não, em estado inicial.

A palestrante explicou ainda que o procedimento para tratar o cancro é a remoção da parte afectada através de uma cirurgia. Acrescentando que no estágio avançado os sintomas são: aparecimento de sangramento mamário ou líquidos estranhos, nesta faze o procedimento feito é a remoção de toda a mama afectada.

No final da palestra, o Professor Doutor Nito Impissa, encorajou a comunidade académica à aderir as unidades sanitárias, para preventivamente, mitigar essa enfermidade. Por meio de uma oração, dirigida pela Irmã Rosária Domingos, encerrou-se a actividade.

Por: Kelven Paulo Jorge Popinsky

Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo

Noticias Relacionadas