A cerimónia da graduação dos cerca de 183 estudantes da Universidade Católica em Maputo, teve lugar no dia 28 de Julho no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano.

O evento foi antecedido por uma celebração eucarística presidida pelo Arcebispo de Maputo, Sua Excelência Reverendíssima Dom João Carlos, onde concelebraram o Magnifico Reitor da UCM, Professor Doutor Padre Filipe Sungo, o Capelão Mor, Professor Doutor Padre Arcanjo Sitimela, o Director da Extensão de Maputo, Professor Doutor Padre Virgílio Arimateia, o Encarregado de Negócios da Nunciatura Apostólica, Monsenhor Paul Abdul, entre outros sacerdotes.

Durante a homilia, Dom João Carlos explicou aos graduandos, que a melhor bênção que levavam naquela cerimónia não era apenas o diploma, mas a certeza de que Deus lhes ama e acompanha, por isso tirou-lhes da casa da ignorância e da falta de conhecimento para a luz da sabedoria, acrescentando o momento é de acção de graças.

Partindo da liturgia do dia, o Prelado alertou sobre o a existência de um coração de pedra, este que surge quando a pessoa desiste de amar, quando se fecha em si mesmo, quando deixamos de buscar a verdade. E dentro da Universidade, acrescentou o Arcebispo, a doença do coração de pedra pode se implantar, quando não se permite que ocorra um diálogo permanente entre a Fé e a Razão.

Já na recta final da sua alocução, o presidente da celebração recordou aos diplomandos que durante o período formativo, foi possível aprender à assumir as exigências da vida, descobrindo as energias positivas dos obstáculos, transformando as crises em oportunidades, o que também possibilitou na criação de um coração humano aberto as sensibilidades dos que sofrem, esperando por isso que estes tenham sido treinados o suficiente para serem capazes de tomar decisões em resposta as causas da dignidade humana.

Após a celebração eucarística, seguiu-se o momento de outorga dos graus nos níveis de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, aos estudantes da Extensão de Maputo e do Instituto de Educação a Distância da UCM, cerimónia dirigida pelo Magnífico Reitor, Prof. Dr. Pe. Filipe Sungo e contou com a participação de várias individualidades, dentre eles o Prof. Dr. Edson da Graça, Vice-Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, os demais representantes do governo local, docentes, parceiros entre outros convidados.

No seu discurso, o Magnífico Reitor da UCM referiu que aquela cerimónia de graduação testemunha o compromisso crescente da Universidade Católica de Moçambique em servir melhor a sociedade moçambicana, onde através do saber científico e valores humanísticos torna-se um agente dinamizador da mudança na vida das comunidades.

O Dirigente da Universidade Católica, citando São João Paulo II na sua Constituição Apostólica Ex Corde Ecclesiae, manifestou o interesse de continuar a pautar por uma formação de excelência, que permita integrar um conjunto de saber de valências, tendo como alicerce o ensino, a investigação, inovação tecnológica e a extensão universitária. Assumindo como missão específica a formação profissional, intelectual, ética, espiritual, respeitando a diversidade de cada um.

Intervindo na ocasião, o Vice-ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Edson da Graça, destacou a expansão da UCM no país, como uma oportunidade para o acesso ao ensino superior para os moçambicanos, contribuindo assim para maior inclusão, equidade e unidade nacional. Ainda de acordo com o dirigente, a Universidade Católica tem desempenhado um papel significante no desenvolvimento do capital humano e na construção de uma sociedade cada vez melhor.

Em representação do Secretário de Estado da Cidade de Maputo, o Dr. Armando Muthemba, encorajou os recém-graduados à aprofundarem suas pesquisas em busca de soluções para os desafios que a sociedade enfrenta.

Por sua vez, os recém-graduados agradeceram a todos que estiveram envolvidos no seu processo formativo, com destaque para os docentes pela partilha do conhecimento, deixando promessas da sua aplicação na vida profissional e no seu quotidiano. por isso prometeram levar

Refira-se que esta foi a 2ª cerimónia de graduação da Extensão de Maputo e a 3ª do IED – Centro de Recursos de Maputo.

Por: Dinea Vanila Matias

Revisão: Departamento de Comunicação e Protocolo