A iniciativa inserida no âmbito da responsabilidade social levada a cabo pelo Departamento dos Serviços Sociais da Universidade Católica de Moçambique, teve lugar no passado sábado, 5 de Agosto do ano em curso no Distrito do Búzi, Província de Sofala. Dentre os materiais escolares, destaque para quantidades significativas de cadernos e esferográficas.

O evento que foi dirigido pelo Excelentíssimo Administrador do distrito do Búzi, João Saize, e contou com a presença da Coordenadora do Gabinete do MASMA (Movimento de Advocacia, Sensibilização e Mobilização de Recursos para à Alfabetização, Ernestina Braga Saize, representantes dos diversos sectores ao nível do distrito, incluindo os Chefes das localidades e os beneficiários.

O Administrador do Búzi, felicitou as crianças do Búzi e sensibilizou-lhes a não aderirem aos actos de violência e sempre pautarem pelo diálogo. Na mesma linha apelou as demais instituições a juntarem-se a iniciativa da Universidade Católica de Moçambique, para o bem-estar das crianças do Distrito do Búzi.

Na ocasião a Coordenadora do MASMA agradeceu a iniciativa levada a cabo pela UCM. Do lado da Universidade Católica, interveio a Assessora do Vice-Reitor para área dos Serviços Socias, Mestre Rosária da Conceição Elias, que durante a sua alocução agradeceu ao Governo Distrital pela recepção e explicou aos petizes presentes no local, o significado daquele evento, destacando a origem do Dia da Criança Africana. A responsável pelo Departamento dos serviços sociais na UCM, apelou aos petizes a fazerem valer o slogan “Crianças são flores que nunca murcham” através do respeito aos mais velhos e não só.

Durante o evento os petizes tiveram a oportunidade de participar de duas palestras onde foram abordadas diferentes temáticas, nomeadamente, Saúde oral, Uniões prematuras, Trabalho infantil e Violência. Temas estes apresentados pelo médico dentista local, a Coordenadora do MASMA e pelo Assessor do departamento jurídico da UCM, Mestre Alberto Macualo.

No distrito do Búzi, a Reitoria da Universidade Católica de Moçambique ofereceu para além de materiais escolares, um almoço para mais de 150 crianças de diferentes localidades do Distrito de Búzi, onde também não faltou diversão.

Para além da Assessora dos Serviços Sociais, a Mestre Rosária da Conceição e o Mestre Alberto Macualo, a equipe da Universidade Católica de Moçambique era constituída pelo Chefe do Gabine do Reitor, o Mestre José Bernardo Rafael, a Assessora para área das Finanças, Mestre Ângela Segundanhe, a Assessora para área de comunicação e protocolo, Dra. Paula Mugirima, o Contabilista, Dr. Edson Senete, a Senhora Helena Mendonça do pessoal de apoio, a Senhora Jorgina Maveneca da Recepção e o Senhor Domingos Massambo, motorista.

No final da actividade, as autoridades locais manifestaram o interesse de firmar uma parceria com a UCM, com vista a sensibilização das comunidades em matéria de uniões prematuras.

Por: Rogério Maduca – Assistente Técnico de Comunicação

Revisão: Paula Mugirima – Assessora para área de Comunicação e Protocolo