A Faculdade de Ciências Agronómicas (FCA) da Universidade Católica de Moçambique, abriu no passado dia 31 de Julho do ano em curso a primeira edição do programa de Doutoramento em Agronomia, resultante da parceria entre UCM e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) de Portugal.

Durante a aula inaugural que contou com a presença dos membros de direção, o coordenador do programa e estudantes, o Eng. Sueco Albino Cipriano, deu boas vindas aos participantes, acrescentando que a FCA é um local onde se pode aproveitar todos os recursos para pesquisa e partilha de conhecimentos.

Presente na cerimónia, o Director da faculdade de Educação e Comunicação – FEC, Professor Dr. Felipe Angst, explicou que o curso de Doutoramento em Agronomia é especifico e prático, por isso deve ser levado com muita seriedade, pois é de grande valia a implementação deste programa na Província e de forma particular no distrito de Cuamba.

O dirigente da FEC, encorajou os doutorandos a emprenharem na produção de artigos científicos para posterior publicação em revistas, incentivou ainda a participar em seminários, workshops, congressos, fóruns, seja a nível nacional ou internacional.

A primeira unidade curricular foi a de Globalização, Filosofia e Cultura Moçambicana, ministrada pelo Professor Doutor Padre Arcanjo Sitimela.

O curso de doutoramento em Agronomia lançado na FCA visa dotar os profissionais das ciências agrárias de capacidades que lhes permitam desenvolver competências de investigação em áreas integrantes de seus domínios profissionais, tendo como base as seguintes linhas de investigação: Melhoramento Vegetal, Culturas Agro-industriais Avançadas; Protecção e Clínica Fitossanitária; Fertilidade de Solo, Gestão Ambiental de Efluentes e Resíduos. Através deste programa formativo espera-se que sejam encontradas soluções avançadas para os problemas reais vividos na agricultura em Moçambique e não só.

Importa referir que além do Doutoramento em Agronómica, a Faculdade de Ciências Agronómicas abriu no presente ano o curso de Licenciatura em Extensão Agrária.

Por: Kelven Paulo Jorge

Revisão: Departamento de Comunicação e protocolo