A Sala Magna da Faculdade de Gestão de Turismo e Informática, acolheu no passado dia 16 de Junho de 2023, a formação sobre Liderança e Gestão de Pessoas, ministrada pela Professora Bianca Gerente, Directora da Faculdade.

A formação tinha como objetivo, melhorar a saúde mental no trabalho e bem-estar psíquico para o autoconhecimento. Ciente de que a saúde mental no trabalho constitui no âmbito da moderna gestão de pessoas, uma inovação para estimular a capacidade e talentos que agreguem valores no exercício das tarefas profissionais dentro de um ambiente colaborativo e de cooperação.

Por outro lado, a liderança e gestão, de pessoas no ambiente organizacional é uma ferramenta preponderante, pois influencia positivamente na construção de uma cultura de autonomia e autoconfiança na gestão das equipes de trabalho e tarefa, com vista ao sucesso organizacional, segundo explicou a Directora da Faculdade.

Ademais, as divergências são positivas no ambiente de trabalho, mas não podem transformar-se em conflitos interpessoais. ʺÉ necessário que se crie um ambiente de team building para evitar conflitos laborais e construir relacionamentos profissionais saudáveis sem competitividade e protagonismos individuais nas tarefasʺ aconselhou a facilitadora.

Durante a formação, houve um momento para realização de algumas dinâmicas com vista estabelecer uma reflexão em relação ao desempenho individual das funções no quotidiano, enquanto coordenadores e ou gestores. Os participantes falaram sobre a relevância da iniciativa, pois no seu entender contribui na estabilidade emocional, evitando o esgotamento profissional.

No final da formação, o Diretor Pedagógico agradeceu a facilitadora e colegas participantes, destacando a necessidade de conhecer os termos de referência dos qualificadores profissionais para gestão dos departamentos, o que torna possível e agrega valores às tarefas, aprimorando a liderança.

Texto: Alberto Loiola – Coordenador da Extensão Universitária FGTI

Fotos: Leonor Anajambala- Relações Públicas