Subordinadas ao lema Administração, Educação e Sociedade para o Desenvolvimento Sustentável de Moçambique: Desafios e Perspectivas”, a Extensão de Gurué da Universidade Católica de Moçambique (UCM), promoveu no passado dia 01 de Setembro do ano em curso, em Gurué, a nona edição das Jornadas Científicas.As mesmas foram realizadas totalmente online através da plataforma de vídeo conferência “ZOOM” e transmitida em directo na página Oficial da Universidade Católica de Moçambique como forma de todos poderem acompanhar de onde estivessem.

A ocasião, contou com uma palestra e Cinco (5) painéis, onde foram apresentadas e discutidas cerca de 25 comunicações.

Conforme o programa, iniciaram-se as IX Jornadas Científicas com a entoação do Hino nacional e de seguida com uma Oração proferida pelo Prof. Doutor Pe. Daniel Raúl, que centrou a sua oração no pedido de bênção para todos os presentes e almejando que as jornadas científicas produzissem frutos desejados.

Durante as notas de boas-vindas, o Director da Extensão, Aldo De Roberto Covane, saudou e agradeceu a disponibilidade de todos os presentes.

O Director, destacou o compromisso da Extensão de Gurué de continuar a trabalhar para a intensificação da investigação e pesquisa em prol do bem estar das comunidades.

Antes da palestra de abertura interveio o Vice-Reitor para Área Académica da Universidade Católica de Moçambique, Prof. Doutor Nelson Amade. Na sua intervenção reiterou que “pretendia que aquele evento constituísse um espaço aproximação de profissionais que trabalham na mesma área, bem como, uma oportunidade de actualização técnico-científica de debate aberto, de partilha de conhecimentos, experiências e reflexões”.

A palestra de abertura subordinada ao tema “O contributo da Educação para o Desenvolvimento Sustentável: desafios e possibilidades para Moçambiquefoi proferida pela Profa. Doutora Bianca Gerente, Directora da Faculdade de Gestão de Turismo e Informática e moderada pelo Prof. Doutor Pe. Daniel Raúl. No decorrer da palestra, a oradora abordou sobre a educação e sociedade, onde dizia que a educação proporciona uma melhor formação para os cidadãos, mais conscientes de seu papel social, mas também potencializa o desenvolvimento da sociedade como um todo. Por meio do acesso à informação e de seu estudo é que se tem alcançado progressos, inovações e melhorias para a humanidade.

“Diante desse papel fundamental da educação para o desenvolvimento, busca-se cada vez mais melhorar o acesso ao conhecimento, e que ele seja alcançado de forma qualificada, para que as pessoas consigam se desenvolver por si próprias e tenham condições de melhorar as suas vidas.”

Na fase de conclusão a Profa. Bianca defendeu, “As instituições de ensino devem priorizar e garantir a qualidade do processo educativo envolvendo os diferentes actores bem como implementadas estratégias a médio e longo prazo.”

As IX Jornadas Científicas terminaram com os discursos de encerramento do Director da Extensão de Gurué e do Vice Reitor para a Área Académica seguindo-se a bênção final pelo assistente espiritual da Extensão de Gurué.

Por: João Pinho – RP