O núcleo Umpepe da Faculdade de Gestão de Recursos Florestais e Faunísticos da Universidade Católica de Moçambique em Lichinga, junto do Departamento Saúde Sexual e Reprodutiva, Género e HIV, e Departamento de servições sociais, realizou no passado dia 04 e 08 de Agosto, palestra de Assedio sexual no local de trabalho e Prevenção e Combate do HIV/SIDA, temas estes que foram propostos pelos coordenadores da Empresa Green Resoure no âmbito do memorando cooperação existente entre as duas instituições.

O assédio sexual pode acontecer em qualquer local de trabalho, numa fábrica, num escritório, numa loja ou numa escola, o assédio pode ser feito por um chefe, um colega de trabalho, ou mesmo um cliente, um operário doutra companhia ou um vendedor e se o comportamento causa um ambiente hostil ou interrompe a carreira do trabalhador é considerado assédio sexual ilegal, como a violência baseada no género, é uma questão de direitos humanos. Quando o assédio sexual ocorre, ele é visto como uma violação de mulheres (e homens) de direitos humanos. Para combater isso significa explorar as causas de práticas discriminatórias e entender seus muitos contextos regionais, culturais e sociais diferentes. E Quanto a prevenção e combate ao HIV/SIDA em concordância com os princípios, normas e valores que orientam a sua política, a UCM insiste na consciencialização da comunidade, envolvendo-a na responsabilidade de criar um ambiente solidário relativamente o conjunto de práticas de análise e controle dos riscos que, desenvolvidas de forma continuada, num espírito de melhoria contínua, têm vista ao combate a propagação do HIV/SIDA.

Fizeram parte da actividade, o Conselho Henriques Mbuana da FAGREFF, o Agente da Pastoral Dr. Rajabo Sicueia, o Coordenador do Departamento de Saúde Sexual e Reprodutiva, Género e HIV, Dr. Dércio Constantino, Leonor- presidente do núcleo, estudantes membro do Núcleo Pastoral Universitária.

Forma de Tratamento da “Jornalista’’: (Relações Públicas)

Nome e Apelido da “Jornalista’’: (dra. Mazia Alficha Nhenge)

Imagens: (Mazia Alficha Nhenge)