No passado dia 2 de julho do ano em curso, decorreu na Sala Magna da Faculdade de Gestão de Turismo e Informática, o V Seminário de Pós-Graduação, com o tema: Produção Científica no Contexto da Pós-graduação: Desafios e Perspetivas das Instituições do Ensino Superior. E participaram deste seminário os Membros de Direcção e Corpo Docente da Faculdade, representantes da Direção Provincial de Educação, Instituto Superior Centro de Ensino á distancia (ISCED), Universidade Rovuma (UNIROVUMA), ISCTAC, ESEG e a comunidade académica.

O seminário teve inicio as 7h30 minutos, com a chegada dos participantes e de seguida fez-se a Oração de abertura. Adiante, o Director Adjunto Pedagógico da Faculdade, Dr. Domingos Rhongo apresentou a nota de boas vindas aos participantes, e deu-se então inicio a conferência principal com o tema: Produção Científica no Contexto da Pós-Graduação: Desafios e Perspectivas das Instituições De Ensino Superior, que foi apresentada pelo Investigador Albino Macuácua e moderadora pela Prof. Dra. Sófia Ahamad de Jany Vasco. Entretanto, O investigador Albino Macuácua na sua intervenção, reflectiu em torno da produção cientifica e afirmou queo objectivo da universidade é a produção do conhecimento científico, referenciou ainda que, Cabo Delgado precisa de investigadores para ajudar a resolver os problemas que assolam a província e acrescentou que, a solução não está só com os investigadores e a comunidade académica, mas também, com os membros da sociedade civil.

Além da conferência principal, o seminário contou com dois painéis, distribuídos em cinco áreas temáticas respetivamente: Direito e Administração Pública, Administração e Gestão de Negócios, Desenvolvimento Economico Regional e Local e Tecnologia de Informação e Comunicação.  Portanto, este seminário teve como objectivos, promover debates interdisciplinares sobre questões ligadas a investigação cientifica para o desenvolvimento socioeconómico e sustentável, assim como reflectir em torno dos desafios, possibilidades e contributo da investigação cientifica, através da divulgação dos resultados das pesquisas de estudantes de pós-graduação, criação parcerias e redes de investigação entre instituições de ensino e de investigação, estudantes, docentes e demais investigadores.

Em jeito de considerações finais, o Diretor-adjunto Pedagógico, Dr. Domingos Rhongo parabenizo e agradeceu aos estudantes pelos trabalhos apresentados e deixou ficar o apelo para o desenvolvimento dos mesmos ate a produção da Dissertação e, colocou um desafio a Faculdade no que diz respeito ao acompanhamento dos estudantes na investigação, acrescentando ainda sobre os cuidados a observar quanto aos plágios e a componente de qualidade.

Texto: Dr. Leonor Anajambala / Revisão textual: Dr. Arquimedes Caetano

Fotos: Tercílio Natal