A Faculdade de Ciências de Saúde, da Universidade Católica de Moçambique, acolheu no passado dia 08 de abril do ano em curso, a cerimónia de Celebração Eucarística de Acção de Graças e Bênção das Mãos para 102 estudantes finalistas do curso de Enfermagem Superior.

Para celebrar a Cerimónia Eucarística, a Faculdade convidou o Arcebispo da Beira, Sua Exa. Reverendíssima Dom Claúdio Dalla Zuanna, acompanhado pelo Capelão da Região, Padre Maquita Coutinho.  Na celebração, testemunhou-se a Bênção das Mãos de cada finalista, como sinal que as mãos serão benzidas para cuidar, proteger, acautelar e auxiliar a todas as pessoas que alvo da atenção destes profissionais

De acordo com o programa, seguiu-se a entrega das velas acesas, que significam a luz no caminho dos enfermeiros. E a mesma foi feita pelos membros de Direção da Faculdade e a coordenadora do curso. Seguiu-se o Juramento de Florence Nightingale e por fim o Hino de Enfermagem.

O Representante do Magnífico Reitor da UCM, Prof. Dr. Nelson Amade, Vice-Reitor para a Área Académica, desejou aos estudantes finalistas do curso de licenciatura em Enfermagem, votos de uma boa vida profissional repleta de realizações e que tenham sempre presente no dia-a-dia de trabalho, os valores éticos e a responsabilidade no exercício desta nobre actividade, pois viver para servir requer um coração nobre e generoso.

Para encerrar a festa, os finalistas agradeceram à UCM-FCS pela dedicação na formação dos enfermeiros com a missão de melhorar a qualidade de saúde no país, agradeceram ainda pela disponibilidade que o celebrante teve em aceitar o convite.  Igualmente estiveram presentes na cerimónia o Vice-Reitor para área de Administração e Finanças, Prof. Dr. Armindo Tambo, membros de Direção da Região Um, docentes, encarregados dos finalistas, estudantes e funcionários.

Matilde de Assunção Arnaça (Relações-Públicas)

Imagem: Samussone Bernardo Samusone