No contexto de socializar a troca de experiência para a melhoria da formação da Enfermagem a nível superior em Moçambique, a Faculdade de Ciências de Saúde, da Universidade Católica de Moçambique, propôs uma formação de Investigação Aplicada na Enfermagem, com a duração de 9 dias. Esta teve lugar de 29 de março até o dia 6 de Abril do ano em curso, sendo que actividades foram ministradas por docentes do curso de Enfermagem, da Faculdade de Ciências de Saúde, da Universidade de Lúrio.

A formação contou com 30 participantes, dentre eles docentes da FCS, assistentes de enfermagem do Hospital Central da Beira, Direção Provincial da Saúde de Sofala e Direção da Saúde da cidade, tendo sido abordados 14 temas.

Os formadores foram o MSC Roilmer Rodrigues Lores (Docente da Universidade Lúrio), o MSP. Toni Massiaba (Docente) e o MSc. Leonardo Valeriano (Director de Enfermagem).

Durante a formação foram realizadas actividades práticas cuja essência era a de desenvolver casos clínicos tendo como base a componente teórica da formação que visa a investigação qualitativa com foco nos estudos de caso para área de Enfermagem. Foram formados grupos e orientadas as tarefas a desenvolver, sendo que as actividades tiveram seguimento por parte dos formadores.

Segundo os formadores, as sessões decorreram com boa qualidade destacando-se o intercâmbio de experiências vivenciadas por parte dos formandos e formadores, sendo considerado por todos que os objectivos da formação foram cumpridos na íntegra. Para encerrar o Director da Faculdade, Dr. Ramires Mlucasse elogiou o nível de científico presente ao longo da formação.

Matilde de Assunção Arnaça (Relações Públicas)

Fotografia: Samussone Bernardo